A evolução do mercado de trabalho

Dicas para uma estratégia de recrutamento eficaz
01.

EVOLUÇÃO DAS OFERTAS DE EMPREGO

Analise a sazonalidade do mercado de recrutamento através do número de ofertas de emprego publicadas no OLX. Descubra quais são os meses mais competitivos e quantas vagas de emprego existem face ao ano anterior.

Loading..
https://business.olx.pt/a-evolucao-do-mercado-de-trabalho/
02.

PRINCIPAIS SETORES COM MAIOR OFERTA DE EMPREGO

Descubra quais são as profissões com maior procura no mercado de trabalho e como estas evoluem mensalmente. O maior número de vagas de emprego é também indicador dos setores com maior escassez de funcionários.

Loading..
https://business.olx.pt/a-evolucao-do-mercado-de-trabalho/
03.

INTERESSE DOS CANDIDATOS

Com as flutuações do mercado, observámos que o nível de atividade e interesse dos candidatos se mantém numa tendência positiva estável. Verificámos um aumento no número de candidaturas para trabalhos de maior popularidade, como o de motorista, empregado de hotel, ou profissional logístico.

Loading..
https://business.olx.pt/a-evolucao-do-mercado-de-trabalho/
04.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

A maioria das ofertas de emprego são publicadas no OLX por empregadores a operar em grandes áreas urbanas e industriais. Lisboa lidera a lista, seguida de Porto, Setúbal, Braga e Faro, não só no número de ofertas de emprego como no número de candidaturas. Também reparámos que uma oferta de emprego recebe em média 7 candidaturas, embora o rácio flutue de região para região.

05.

SALÁRIO MÉDIO

O salário médio é uma das métricas mais importantes para os recursos humanos. O salário médio no OLX aumentou 6% no ano passado. Os maiores aumentos do salário médio verificaram-se nos setores dos cósmeticos (15%), alfaiate (21%), e tecnologias de informações e telecomunicações (10%). Contudo, estas não são as profissões mais bem pagas da lista.

06.

EFICIÊNCIA DO RECRUTAMENTO

Descobre em que setores as vagas de trabalho são ocupadas mais rapidamente e qual é o tempo médio necessário  no processo de recrutamento. Este indicador é calculado desde o momento em que uma oferta de emprego é publicada na plataforma até ao momento em que o empregador declara que encontrou o candidato certo. Contudo, a duração do recrutamento depende de vários outros fatores, tais como o número de candidatos necessários (um empregador pode contratar várias pessoas com uma única oferta de trabalho), a complexidade do processo de recrutamento, as caraterísticas de cada setor, a estratégia de recrutamento, o tempo de resposta do empregador, etc.