9 serviços de logística que não sabia que existiam

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9 serviços de logística que não sabia que existiam

Para a gestão de cada empresa é essencial poder contar com os melhores e mais inovadores serviços de logística. Conheça os principais e como podem ajudar a simplificar a sua atividade e a fazer crescer o negócio.

O que são serviços de logística?

Os serviços de logística contemplam uma série de etapas, que podem ir desde a recolha, ao armazenamento e à distribuição ou devolução de produtos.

No processo de escolher o parceiro ideal para os serviços de logística de que precisa, deve optar por aquele que lhe oferecer uma melhor eficiência, visando sempre ajudar o seu negócio a reduzir custos desnecessários. Fique a conhecer alguns dos principais serviços de logística no mercado.

9 serviços de logística que ainda não conhecia

Os fornecedores de serviços de logística apoiam os gestores de empresas a suprir uma parte muito importante da sua cadeia de valor. Conheça os principais serviços para perceber quais os que melhor se adaptam ao seu negócio.

1. Processamento de pedidos

O processamento de pedidos é uma etapa fundamental na rotina de um processo logístico. É especialmente importante se tiver uma loja online, com vários sistemas envolvidos, ou sempre que existir um grande volume de pedidos.

O processamento de pedidos parece simples, porém, divide-se em várias pequenas etapas, como o levantamento de informações sobre o artigo. Pode ainda envolver a transmissão das informações aos responsáveis pela distribuição, e, por fim, o envio da informação de tracking ao cliente. Trata do fluxo de informações entre o cliente e a empresa e é essencial para uma boa experiência de compra. É também um dos serviços logísticos que pode subcontratar a parceiros especializados.

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2. Gestão de stocks

Para os negócios que vivem do envio de mercadorias é crucial controlar este fluxo. É importante saber a quantidade de mercadoria disponível em stock, que produtos estão a sair, quais os que estão a acabar. Os serviços logísticos mais sofisticados permitem ainda saber os que estão a sair mais e menos e quando pode ser necessário repor o stock.

Desta forma, poderá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. Por exemplo, pode assegurar um controlo mais efetivo sobre o stock e minimizar o risco de perder vendas, ou de ter demasiados artigos sem destino.

3. Picking

O processo de picking é muito importante na cadeia de abastecimento. Neste caso, o serviço abrange a retirada do produto do armazém e o embalamento para a expedição.

Contar com um parceiro especializado permite uma melhor organização e otimização da entrega de encomendas. Por outro lado, o correto embalamento das encomendas irá evitar reclamações futuras por danos na altura da entrega.

4. Entregas porta-a-porta

Talvez o mais comum e conhecido de todos, uma vez que é finalmente nesta etapa que colocamos uma cara na pessoa que nos faz chegar a nossa encomenda. O processo de entregas porta-a-porta permite maior conforto e conveniência na gestão do tempo para o cliente final, que pode escolher exatamente o local e, em alguns casos, em que dia a encomenda vai ser entregue.

São vários os players no mercado que fazem este tipo de serviço logístico, podendo o cliente inclusivamente saber o estado da encomenda e acompanhar a sua localização até ao momento da entrega. A principal vantagem é, também, assegurar que a encomenda chega em boas condições ao seu destino final.

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5. Transporte internacional

Como o próprio nome indica, aqui falamos de fornecedores que asseguram a expedição de encomendas além-fronteiras. Isto implica criar rotas de distribuição e horários, e estar a par da legislação local.

Este transporte internacional pode ser feito por estrada, mar e ar, permitindo que qualquer empresa possa expandir a sua atividade por mais países e escalar o seu negócio.

6. Logística de produção

A logística de produção, também conhecida como logística industrial, compreende todo o processo de gestão e otimização dos processos de armazenagem e a movimentação de materiais dentro da fábrica. Ou seja, abrange todos os processos de movimentação entre pontos produtivos e de armazenamento.

O objetivo da logística de produção é ajudar a reduzir o tempo de fabrico de um produto, mas também simplificar a gestão da produção. Desta forma, garante que a produção tem sempre tudo o que precisa para fazer o seu trabalho. Este serviço, tal como os restantes aqui apresentados pode ser subcontratado para garantir uma maior produtividade.

7. Logística inversa

A logística inversa foca-se na gestão de devoluções de produtos desde o ponto de venda ao fabricante, tendo como objetivo a reparação do produto, reciclagem ou eliminação. Este é um processo altamente valioso para canais de e-commerce e que ajuda a manter a competitividade das empresas nesta área.

Neste processo, é o cliente que comprou os artigos online que faz a sua própria devolução. A partir daí, o fornecedor logístico trata de todo o fluxo de material e informação, libertando a marca para outras tarefas. Para além de permitir gerir melhor gerir os stocks, também minimiza o impacto ambiental dos artigos devolvidos.

8. Logística 4.0

É impossível ignorar o impacto que as novas tecnologias têm na otimização dos serviços de logística. A logística 4.0 tem esse mesmo propósito: procurar formas inovadoras de tornar mais eficiente o processo de logística.

A digitalização, a robotização e a automação estão na base da logística 4.0, com impactos positivos nos centros de distribuição e nas cadeias de abastecimento. Tornam todo o processo logístico mais inteligente e autónomo, com dados ao longo da cadeia em tempo real.

9. Gestão de frotas

Por fim, a gestão de frota – automóvel, marítima ou aérea – é de grande importância num processo logístico de sucesso. Assegurar uma gestão de frotas otimizada é um caminho, não só para reduzir custos, como para minimizar impactos negativos no meio ambiente.

As empresas de gestão de frotas garantem que as rotas diárias estão otimizadas, que a frota de veículos não está desatualizada e realizam uma monitorização constante dos veículos, ajudando a reduzir tempo e dinheiro nas deslocações.

Agora que já conhece melhor os serviços de logística disponíveis, é importante perceber qual se adapta melhor à realidade do seu negócio. Escolha o parceiro de logística certo e apoie-se também no OLX Business para fazer crescer a sua operação!

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