A Black Friday 2020, que arranca a 27 de novembro, é um acontecimento internacional. Sabia que 60% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com estas datas?
Nos últimos anos, o impacto para os comerciantes tem sido significativo. Em média, as marcas que fazem parte do evento registam um aumento de 60% nas vendas durante este período em comparação com um fim de semana normal.
Embora o e-commerce esteja em alta nesta Black Friday, o contexto atual de pandemia exige especial atenção na preparação deste fim-de-semana. Estas são as 6 dicas mais importantes para a Black Friday 2020.
1# Reforce a presença digital
O aumento do tráfego na sua web não vai necessariamente esperar pela Black Friday. Por isso, comece já a preparar a sua presença online com:
- Um espaço (página, separador) com as informações dedicadas ao evento – como esclarecimentos sobre promoções, políticas de entregas e devoluções, FAQ, atendimento ao cliente.
- Um perfil e anúncios no OLX, o maior Marketplace nacional com mais de 80.000 consumidores diários.
- Uma excelente experiência de checkout, com vários métodos de pagamento e adaptada a mobile. Sabia que, ao vender no OLX, pode fazer envios sem sair de casa, à cobrança?
- Anúncios nas redes sociais e campanha de email marketing para dar a conhecer as suas ofertas.
- Serviço de atendimento ao cliente: é natural que os pedidos, perguntas e interações com os clientes aumentem nesta altura. Confira antecipadamente se os canais e processos estão prontos para dar resposta.
O OLX é o maior shopping online do país, com cerca de 80.000 utilizadores mensais. Por isso, é o Marketplace ideal para chegar a uma grande variedade de consumidores à procura dos melhores descontos na Black Friday 2020.
Comece por criar um perfil OLX . Uma equipa de gestores vai ajudá-lo a criar a sua página personalizada e a criar os primeiros anúncios.
OLX Pro: tire partido do maior marketplace português
2# Crie promoções direcionadas à Black Friday
Sabia que o consumidor médio aloca um orçamento de 281 euros à Black Friday e espera encontrar um desconto entre 25 e 50%? A profundidade de desconto que é realmente necessária para levar a uma compra é muitas vezes sobrestimada pelos comerciantes – para quase 40% dos consumidores, um desconto de 25% é suficiente para comprar.
O desafio é gerar vendas rentáveis e na Black Friday 2020 é importante criar promoções direcionadas e evitar descontos transversais a todas as categorias e perfis de cliente que acabam por erodir a margem.
Para atuar nesta vertente considere:
- Criar perfis de clientes com base nos dados históricos de consumo. Aproveitar os dados de vendas para definir segmentos específicos com maior probabilidade de responder às promoções da Black Friday.
- Privilegiar promoções em artigos chave que serão muito notados pelos clientes.
- Alocar descontos em função do comportamento do consumidor (por exemplo, ao abandonar o carrinho ou ao subscrever a newsletter).
3# Ajuste o preço ao stock disponível
Para muitos comerciantes, a Black Friday 2020 é uma oportunidade de escoar stock. Nesse caso, o preço dos artigos pode depender da quantidade disponível e da sua antiguidade. Em produtos perecíveis, a proximidade da data de validade é outro fator a ter em conta.
Para as lojas online nesta situação, estes são os passos mais importantes:
- Garantir exatidão dos dados de stocks. Para implementar esta estratégia para a Black Friday 2020 é necessário ter confiança nos dados de stock. A alternativa será fazer um inventário prévio.
- Selecionar os artigos a colocar em promoção o mais cedo possível. Durante a Black Friday, os fornecedores operam acima da capacidade e para prevenir ruturas é conveniente colocar as encomendas com várias semanas de antecedência.
- Selecionar o preço Black Friday 2020. Defina os preços para os artigos a escoar, comparando com o PVP da concorrência. Assim garante um preço competitivo com os principais concorrentes em artigos com as mesmas características.
- Preparar a campanha de comunicação. É importante ser claro na comunicação deste tipo de promoção: indicar o ano de lançamento, o estado do produto (se não for novo), a data de validade e restantes informações para garantir que o consumidor faz a escolha certa.
4# Defina a política de devoluções e entregas
Sabia que as entregas gratuitas são o principal incentivo às compras online para 9 em 10 clientes? Durante a Black Friday, muitos e-sellers oferecem entregas gratuitas, ainda que só a partir de um certo valor. Se optar por esta abordagem, a decisão deve estar refletida no preço praticado e ser claramente comunicada, principalmente se a política de envios gratuitos na Black Friday 2020 for distinta da que pratica no resto do ano. O mesmo se aplica às devoluções.
Passo-a-passo para implementar:
- Defina a sua política de envios gratuitos e de devoluções. É aplicável a todos os artigos ou apenas a alguns? Abrange apenas compras acima de um certo valor ou até uma distância limitada?
- Comunique claramente na loja online e na página do artigo. Especialmente quando é diferente da política standard da loja, é importante destacar que as condições se aplicam durante a duração da campanha.
- Ajuste o PVP em função da política selecionada. Saiba qual é o valor que a concorrência pratica para produtos semelhantes e selecione um preço competitivo.
5# Crie um sentido de urgência na sua Black Friday 2020
Parte do sucesso da Black Friday passa pelas promoções limitadas no tempo: apenas durante o fim-de-semana, um dos dias ou até algumas horas. O sentido de urgência que se cria à volta das promoções é essencial para criar o “medo” de perder a oportunidade.
Para criar um sentido de urgência na sua Black Friday 2020:
- Crie campanhas com uma duração limitada, de preferência durante algumas horas;
- Crie alertas no site: cronómetros em contagem decrescente, mensagens com o stock disponível, alertas de cada vez que alguém faz uma compra – relembre os visitantes de que o tempo está a passar e que as suas campanhas de Black Friday não duram para sempre;
- Defina a estratégia de redes sociais e email marketing em função da passagem do tempo – o que vai comunicar quando já só faltarem 3 horas para acabar a campanha? E quando faltar 1 hora? E na hora a seguir ao fecho da campanha?
6# Crie uma excelente experiência pós-venda
Este ano, a experiência pós-venda será um fator (ainda mais) diferenciador. Com tantas marcas presentes online, os clientes vão ter tendência a ver no processo pós-venda algo que distingue as empresas focadas na sua experiência global.
Prepara algo que o destaque. Pode ser algo tão simples quanto enviar um e-mail de agradecimento, ou uma opção de maior complexidade como um programa de fidelização com descontos em compras adicionais e conteúdos de valor acrescentado.
Na Black Friday 2020, o OLX é o parceiro para os negócios que querem vender online, da forma mais rápida e simples. Ainda vai a tempo de preparar tudo: basta começar por criar o seu perfil OLX.