Como gerir trabalho freelancer: 8 dicas práticas

Home » Como gerir trabalho freelancer: 8 dicas práticas
Como gerir trabalho freelancer

Ser freelancer nem sempre é fácil. Ou larga o trabalho que tem para se assumir como trabalhador por conta própria, ou conjuga as duas coisas. Em qualquer um dos casos, é preciso rigor, gerir prazos e jogo de cintura com os clientes. Deixamos-lhe algumas dicas práticas para que possa gerir o trabalho freelancer de forma simples e organizada.

1. Defina a sua ideia de negócio

A primeira coisa a fazer é perceber qual é a sua ideia de negócio e que tipo de serviços irá prestar enquanto freelancer. Seja consultoria, produção fotográfica ou vídeo, design, copywriting, programação, ou venda de outro qualquer produto ou serviço, o importante é forcar-se naquilo que sabe fazer bem e a partir daí definir o seu público-alvo e estratégias de ataque.

Desta forma, terá uma visão mais clara sobre aquilo que pode fazer como freelancer. Pense: o que é que sabe fazer bem e que pode ajudar outras pessoas? A resposta a esta questão pode ser o seu futuro negócio.

2. Freelancer a full-time ou part-time?

Outro dos fatores a ponderar é se vai lançar-se no mundo dos negócios a tempo inteiro ou parcial. Ser freelancer pode trazer riscos acrescidos, especialmente no início, pois a quantidade de trabalho pode não ser suficiente para que possa sustentar-se.

Assim, começar a fazer freelancing pontual mantendo o vínculo laboral full-time com a sua entidade empregadora acaba por ser uma segurança, pois garante que no final do mês continua a contar com um ordenado estável. Além disso, fica com mais tempo para trabalhar sobre a sua ideia de negócio sem a pressão de ter de angariar clientes para vender.

3. Estabeleça o número de horas a trabalhar por dia

É fácil trabalhar “só mais um bocadinho” para terminar aquela tarefa. Quando se der conta, já está à frente do computador há várias horas sem parar e não consegue desligar. Este é um dos principais desafios do trabalho freelancer e deve ser abordado com bastante rigor.

Assim, defina quantas horas diárias vai dedicar ao trabalho freelancer – especialmente se mantiver o seu trabalho a full-time noutra empesa é importante fazer a distinção dos turnos – e defina a parte do dia em que se vai dedicar a este trabalho. Assim, vai ser mais fácil planear o seu dia de trabalho e as horas de descanso.

4. Defina quanto pretende ganhar

Ao início pode não ser fácil estabelecer metas de faturação, mas deve ter uma ideia de quanto pretende receber pelo seu trabalho. Desta forma, terá uma visão mais clara de onde está e do que precisa de fazer para atingir essa meta. Esta é também uma forma de motivação para se lançar por conta própria, pois ao receber pelo esforço do seu trabalho está a valorizar-se.

5. Não misture o trabalho freelancer com o emprego atual

Além da definição do número de horas e das alturas do dia para o seu trabalho freelancer, é muito importante garantir que consegue “separar as águas”. Garanta que o trabalho extra não vai interferir com as suas obrigações laborais a full-time.

Lembre-se de que ser freelancer é sempre um risco e nunca se sabe se vai resultar ou não. Assim, deve garantir que nada interfere com o seu vínculo laboral atual e que consegue assegurar o seu trabalho sem distrações ou limitações.

6. Utilize uma app de gestão de projetos

Para melhor gerir o trabalho freelancer, nada como utilizar uma plataforma de gestão de projetos. Dependendo do tipo de trabalho, há várias aplicações que pode utilizar e que irão ajudá-lo a organizar as suas tarefas. Trello, Asana, Monday, HubSpot, Miro são algumas plataformas nas quais pode gerir projetos de forma prática e eficiente.

7. Defina um cronograma e as prioridades

O estabelecimento de horários de trabalho e a utilização das ferramentas certas são pontos importantes, mas não se esqueça de gerir bem o seu tempo. Crie um cronograma de tarefas e defina aquelas que são prioritárias. Partilhe os prazos com os seus clientes para garantir que todos estão alinhados e em perfeita sintonia.

8. Crie a sua rede de contactos e alimente-a

Para trabalhar como freelancer deve estar sempre à procura de novo clientes. Deve ir criando uma base de clientes, marcando presença em eventos da sua área de atuação ou em fóruns, e ir mantendo contacto com eles para que não se esqueçam de si e recomendem o seu trabalho a outros potenciais clientes.

Aposte também na sua marca pessoal. Crie um website onde mostre o seu portfólio, ou um blogue, redes sociais e outros materiais de divulgação que considere necessários. Alimente estas plataformas com conteúdo relevante sobre o seu trabalho e sobre as necessidades reais dos seus clientes para chamar ainda mais a atenção para as soluções que tem.

Como vê gerir o seu trabalho freelancer não tem de ser um bicho de sete cabeças, mas implica disciplina e algumas boas práticas. Este tipo de trabalho pode ser potenciado através do OLX Business, que coloca à sua disposição a maior comunidade de classificados em Portugal para expor os seus produtos e serviços a mais de 7 milhões de utilizadores mensais. Torne-se um utilizador Business e dê um novo impulso ao seu negócio.