Criar uma loja online é um passo importante: é a primeira impressão que o seu negócio deixa nos clientes e será determinante para os resultados que alcançar. Confira os principais erros que a maioria das marcas comete ao criar uma loja online e como os evitar.
1. Criar uma loja online sem opiniões dos clientes
Num mundo orientado para o ecommerce, onde os clientes não podem experimentar fisicamente os produtos antes de comprar, cada vez mais consumidores dependem das avaliações.
Segundo estudos recentes, 91% das pessoas leem os comentários antes de comprar e 84% confiam tanto quanto numa recomendação pessoal. O cliente médio está disposto a gastar 31% a mais num e-seller com boas avaliações.
Os clientes gostam de ver muitos comentários. Uma única crítica com algumas palavras positivas forma uma opinião, algumas dezenas que dizem a mesma coisa geram um consenso.
Quanto mais avaliações, melhor: os consumidores procuram ver pelo menos 40 avaliações para justificar a confiança numa avaliação.
2. Dificuldade em encontrar os produtos na loja online
Se tem uma oferta de produtos vasta, os clientes podem ter dificuldade em encontrar o que procuram. Para o evitar, é essencial encontrar formas de facilitar a pesquisa.
Usar filtros é uma maneira fácil de o fazer. A maioria dos site builders que permitem a criação de lojas online (Shopify, Jumpseller) disponibilizam esta funcionalidade. Basta associar ‘tags’ ou keywords a cada produto e depois acrescentar a barra de pesquisa ao seu site.
Se vai criar uma loja online com filtros, inclua a possibilidade de filtrar por categoria (desporto, casa) ou outros filtros específicos como Aniversário, Ano Novo ou Natal.
Por outro lado, deve permitir que os utilizadores ordenem os produtos (por exemplo: do mais barato para o mais caro) e ver produtos relacionados com as diferentes categorias de produtos.
3. Métodos de pagamento confusos
Para muitas empresas, a seleção dos métodos de pagamento online é uma das últimas etapas de criar uma loja online. Só depois de toda a loja construída é que tentam integrar uma solução de pagamentos. Esta abordagem é um erro, dado que as opções de pagamento são uma das principais preocupações dos utilizadores.
No momento de criar uma loja online, procure responder às seguintes questões:
- Quais são os métodos de pagamento mais utilizados pelos seus clientes?
- A plataforma em que está a criar uma loja online permite esses métodos de pagamento?
- Os métodos de pagamento selecionados também funcionam em mobile?
5 formas de simplificar os pagamentos online dos seus clientes
4. Criar uma loja online com um processo de checkout complexo
Uma grande parte dos abandonos de checkout são uma consequência natural da forma como navegamos online: muitos utilizadores estão “só a ver”, comparam preços, guardam itens para depois, exploram opções. Estes abandonos fazem parte da navegação natural e justificam cerca de 60% do total de carrinhos perdidos.
No entanto, existem outros motivos que levam as pessoas a interromper o processo de checkout: para 21% dos compradores, o cancelamento deve-se a um processo de checkout muito longo ou complicado.
Sabia que, em média, o checkout exige o preenchimento de 12 inputs em formulários? Este problema é especialmente significativo para quem compra pela primeira vez, mais suscetível a sair do checkout quando o processo se revela demasiado complexo.
5. Dificuldades logísticas
Ao criar uma loja online, considere expandir as opções de envio para atender mais clientes e não perder vendas. Para fazer a loja crescer, integre opções como:
- Entrega gratuita na 1ª encomenda, a partir de um certo valor ou numa área geográfica próxima;
- Entrega rápida, em menos de 1 hora ou no mesmo dia;
- Recolha em pontos parceiros (como os CTT).
Sabia que, ao registar-se no OLX, tem acesso à parceria com os CTT que lhe permite vender sem sair de casa? Assim, concentra-se no seu negócio e não se preocupa com a gestão dos envios.
6. Criar uma loja online sem pensar nas descrições dos produtos
Uma descrição do produto completa e uma foto apelativa são essenciais ao criar uma loja online. Os clientes precisam de saber exatamente o que compram: não têm oportunidade de ver e tocar no produto antes de o comprar. Uma boa descrição de produto é a base da relação de confiança.
Evite o erro típico de inserir informações mínimas na descrição do produto, ou de as deixar em branco. Procure adicionar informações úteis e que comunicam valor e as vantagens para o cliente. Mantenha a informação concisa, organize a informação em pontos essenciais e garanta que introduz a palavra-chave (keyword) mais importante para aquele produto.
Se o fizer, estará também a aumentar a visibilidade dos seus produtos em termos de pesquisa orgânica. Uma das funções mais importantes do texto em qualquer loja online é o SEO ou Search Engine Optimization (otimização para motor de busca). Para que possa ser descoberto com mais facilidade nas pesquisas do Google e direcionar tráfego para a sua loja, as descrições de produto (e as keywords que lá coloca) são determinantes.
7. Ignorar a concorrência
Um dos principais apelos do comércio eletrónico é que é transparente – é fácil comparar preços, avaliar opiniões e tomar uma decisão. O reverso da medalha é que a concorrência é elevada e que a maioria dos consumidores está disposto a trocar de fornecedor para poupar.
Num mercado competitivo e transparente, auscultar a concorrência é um processo simples que deveria ser a base da definição de preços, seleção de produtos e estruturação da loja online.
Existem várias ferramentas online que acompanham os preços da concorrência e que o alertam quando os preços mudam e o seu preço deixa de ser competitivo.
O que não quer dizer que deve reagir a todos os preços da concorrência. Outro erro comum ao criar uma loja online é tentar ter um preço sempre competitivo em todos os produtos, a todos os momentos, face a todos os concorrentes. A procura de crescimento à custa de margens leva a que a longo prazo todos os e-sellers reduzam preços e potencialmente se tornem insustentáveis.
Está a pensar criar uma loja online? Evite estes 7 erros típicos: ausência de opiniões de clientes, métodos de pagamento confusos, checkout complexo, falta de opções logísticas, descurar as descrições dos produtos e ignorar a concorrência.
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