E se pudesse dedicar-se totalmente a criar na cozinha, sem preocupações com o atendimento ao público? E estar concentrado apenas na qualidade dos ingredientes, na apresentação dos produtos, e em desenhar novas receitas? Este é, em resumo, o apelo do conceito ghost kitchen, que já conquistou chefs internacionais. Descubra em que consiste esta ideia e como implementar no seu negócio.
O que é uma ghost kitchen?
Uma ghost kitchen é uma cozinha profissional criada de raiz para a preparação de refeições para entrega. Ou seja, não tem montra, mesas ou balcão – e necessita de uma equipa muito inferior à de um restaurante tradicional.
As ghost kitchens podem funcionar em restaurantes já existentes ou como instalações autónomas. E podem servir uma marca ou várias, o que expande o potencial de crescimento destes negócios.
O conceito entrou em modo de crescimento acelerado durante a pandemia, e foi uma das poucas áreas da restauração que cresceu durante o confinamento. Foi durante este período que conquistou chefs de renome internacional e chegou ao grande público de forma mais pronunciada.
Quais as vantagens de uma ghost kitchen?
Com os clientes a adaptarem-se à tendência de forma rápida, é provável que as ghost kitchens estejam para ficar. Estas são as principais vantagens para empreendedores:
- Maior possibilidade de expansão: as ghost kitchens oferecem aos empreendedores a possibilidade de trabalhar para várias marcas ou restaurantes, com processos industrializados e mais eficientes, com maior economia de escala e possibilidade de expansão.
- Menos custos de renda: como as ghost kitchens não servem clientes no local, podem estar localizadas fora do centro das cidades, onde o custo da renda é inferior. Também precisam de menos espaço, pois toda a área de serviço ao cliente é eliminada.
- Equipa mais reduzida: as ghost kitchens permitem operar com um menor número de colaboradores, pois não necessitam da equipa de apoio ao público. Todos os elementos da equipa estão dedicados à produção na cozinha.
- Aparência indistinguível em apps de entrega: em aplicações como Uber Eats ou Glovo, a aparência das ghost kitchens é igual à de um restaurante tradicional. Para o utilizador da app, é indistinguível e não há forma de saber que a opção que está a ver não é um restaurante físico.
- Menores custos para arrancar: os custos de arrancar com um ghost kitchen são inferiores aos de um restaurante tradicional, pois não é necessário realizar o investimento inicial num espaço preparado para receber clientes. Temas como a decoração do espaço ficam de fora do orçamento.
- Maior flexibilidade: com uma ghost kitchen, as marcas têm maior flexibilidade para adaptar o menu e volume de produção consoante as necessidades reais do mercado.
No entanto, existem algumas desvantagens importantes a considerar antes de decidir avançar com uma ghost kitchen.
Quais as desvantagens de uma ghost kitchen?
Estas são as principais desvantagens de criar uma ghost kitchen:
- Dependência de apps de entregas. A maioria das ghost kitchens está dependente de serviços de entregas ao domicílio, o que tira parte do controlo das mãos do empreendedor. Esta dependência pode levar a uma maior pressão sobre os preços.
- Maior custo de entregas. A comissão dos serviços de entrega significa um aumento desta rúbrica de custos.
- Menor interação com os clientes. Com uma ghost kitchen haverá muito menos interação com os clientes, o que pode ter impacto na recolha de feedback e implementação de melhorias.
- Menor notoriedade. Uma presença física no centro da cidade ajuda, e muito, a desenvolver a imagem do restaurante. Com uma ghost kitchen, a notoriedade da marca tem de ser desenvolvida através das redes sociais e outras formas de marketing digital.
- Dificuldade no transporte da comida. Nem todos os tipos de alimentos aguentam o transporte, podendo prejudicar o sabor, composição e apresentação das refeições. As ghost kitchens não são a melhor opção para negócios com estas limitações.
Com estas vantagens e desvantagens em conta, vale a pena criar uma ghost kitchen?
Em resumo: vale a pena apostar numa ghost kitchen?
Existem vantagens e desvantagens óbvias em abrir uma ghost kitchen. Por um lado, permitem que os donos de restaurantes aumentem os lucros, reduzam custos com mão de obra e despesas com rendas. E são um caminho para aumentar o volume de receitas através de pedidos online. Além disso, poder trabalhar para várias marcas virtuais numa única ghost kitchen ajuda a expandir o negócio.
No entanto, a adoção deste conceito significa uma maior dependência dos serviços de entrega, com impacto nos preços, branding, e criação de menus.
Apesar dos prós e contras, os números indicam um crescimento acelerado neste setor. De acordo com estatísticas recentes, espera-se que o universo das entregas continue a crescer a um ritmo de 15% ao ano. Só a Uber Eats conta já com mais de 4.000 ghost kitchens registadas desde 2017.
Tendências como fast-casual, kits de refeições e entregas rápidas apontam uma única direção: crescimento. Os consumidores procuram alimentos mais rápidos e saudáveis com melhores propostas de valor, e o potencial da indústria é enorme.
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