Simplifica pagamentos, agiliza a comunicação e torna a transferência de dados muito mais fácil. A tecnologia NFC traz mais valias para empresas de todos os tamanhos e nos mais variados setores de atividade. Descubra o que significa, quais as vantagens e como aplicar na sua empresa.
O que é NFC?
NFC é a sigla para “Near Field Communication”, e designa uma tecnologia de proximidade que permite a troca de dados. Assim, é possível que dois dispositivos troquem informação entre si, sem necessidade de qualquer outra ligação para além do facto de estarem fisicamente próximos um do outro.
A utilização é muito simples: basta aproximar o dispositivo depois de ativar a função, e a ação é realizada em segundos. Por dispositivo entende-se qualquer equipamento que suporte a instalação de um chip NFC, como telemóveis, tablets, smartwatches, cartões de transporte, cartões de crédito, entre outros. Atualmente, a maior parte dos telemóveis mais recentes já vêm equipados com esta tecnologia, pelo que, nesses casos, ativar a função é tão fácil quanto um simples toque.
A distância física máxima entre os dois dispositivos é, em regra, de 10 cm, para que não sejam efetuadas ligações acidentais. Uma vez iniciada, a ligação pode ser mantida quando os dispositivos se afastam, deixando, todavia, de ser efetuada por NFC e passando a ser estabelecida por Bluetooth ou Wi-Fi.
Esta tecnologia pode ser utilizada para diversas finalidades, como, por exemplo, fazer pagamentos. Encontra-se já amplamente implementada em situações do dia a dia, como nos chips afixados em peças de roupa para evitar roubos, nos detetores à entrada das lojas ou em pagamentos via cartão contactless. Os especialistas acreditam que, com o tempo, será possível usar o NFC para um conjunto cada vez mais abrangente de atividades, como abrir a porta de casa, pagar o café, validar o bilhete do metro ou descarregar uma música a partir de um cartaz publicitário.
Quais são as principais vantagens do NFC?
A tecnologia NFC apresenta vários benefícios que estão na origem da sua crescente popularidade e utilização. Estas são as principais.
- Facilidade de utilização: basta aproximar um telemóvel para aceder aos conteúdos. A utilização não podia ser mais simples.
- Praticidade: não é necessário transportar uma carteira física ou dinheiro para fazer pagamentos.
- Velocidade: as transferências de dados são efetuadas em segundos, de forma ágil e sem burocracias.
- Compatibilidade: os parâmetros são iguais em qualquer dispositivo ou país.
- Segurança: o facto de operar a uma curta distância evita ativações acidentais.
- Eficiente: o NFC implica um menor consumo de energia comparativamente a outras tecnologias que executam as mesmas ações.
As vantagens são múltiplas e decisivas, colocando esta tecnologia em plena rota de ascensão.
Qual o potencial do NFC para empresas?
O NFC abre portas a várias possibilidades de integração empresarial, sobretudo no comércio, mas apresenta um potencial transversal a qualquer indústria.
1. Pagamento por aproximação
A tecnologia NFC pode ser utilizada em transações financeiras. Aliás, os serviços Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay já permitem que os utilizadores paguem contas através do telemóvel, ao invés do cartão ou dinheiro – sem terem de facultar dados à loja e sem terem de recorrer a palavras-passe. A tendência é que esta possibilidade se alargue a um número cada vez maior de empresas e serviços.
2. Recompensa por utilização
As marcas também podem incentivar a utilização da tecnologia NFC oferecendo pontos ao cliente. Em contrapartida, o consumidor pode acumular os pontos à medida que for utilizando o NFC e depois trocá-los por produtos, descontos e outras ofertas.
3. Gestão de equipas
A tecnologia NFC pode ser utilizada em crachás ou pulseiras para identificar a chegada e a saída de um funcionário, para contabilizar horas extraordinárias ou para conceder acesso a uma área específica do setor ou do edifício.
4. Networking
Este sistema também permite partilhar um cartão de visita, um site ou imagens. Trata-se de um gesto que marcará mais a diferença do que a oferta tradicional de um cartão de visita físico ou uma partilha por Bluetooth, já comuns em networking.
5. Acesso automático ao Wi-Fi
Acabam os dias em que os seus clientes perguntam permanentemente qual a password do Wi-Fi. Através da tecnologia NFC, basta aproximar o telemóvel a uma área comum e é possível aceder à internet sem necessidade de password – as pessoas no exterior continuarão a não ter acesso.
6. Publicidade
São praticamente infinitas as aplicações da tecnologia NFC sobre a publicidade e comunicação da sua marca. Pode, por exemplo, disponibilizar uma informação promocional num mupi exterior, acessível ao utilizador via NFC.
7. Informação turística
A tecnologia NFC pode ser utilizada para fornecer informação detalhada sobre obras expostas em museus, indicações de deslocação a um ponto turístico, ou sugestões de atividades com ofertas associadas.
8. Informação de produto
Poderá também fornecer aos seus clientes informações mais pormenorizadas sobre os seus produtos, como a indicação de materiais de fabrico, lista de ingredientes, composição nutricional, entre outras.
9. Check-in automático
Especificamente para a indústria hoteleira, o NFC pode revelar-se um bom aliado para proporcionar aos clientes uma experiência facilitada de check-in, eliminando-se o risco de perda ou falsificação dos cartões magnéticos.
A tecnologia NFC é segura?
Sim, a tecnologia NFC apresenta um nível de segurança eficaz contra os riscos normalmente associados às transações financeiras. Em primeiro lugar, e conforme já referido, as operações apenas acontecem quando os dispositivos estão a poucos centímetros um do outro, o que dificulta a intercetação abusiva do sinal.
Além disso, os pagamentos são encriptados, o que significa que os dados não podem ser acedidos por terceiros, mesmo se o hacker estiver posicionado a menos de 10 centímetros do sinal. E como os pagamentos são feitos pelo telemóvel, acrescem ainda as camadas de proteção, como a necessidade de inserção de senhas, leitura biométrica ou reconhecimento facial.
Para além de tudo isto, só é possível estabelecer a ligação a um dispositivo de cada vez, o que evita o risco de o seu cliente realizar outro pagamento que não o seu próprio. O limite de gastos imposto pela tecnologia NFC também ajuda a tornar o processo mais seguro. Se uma transação ultrapassar um determinado valor, é necessário introduzir uma palavra-passe.
A tecnologia NFC abre inúmeras para qualquer empresa, mas não foi a única inovação a mudar o panorama nacional nos últimos anos. O OLX Business é o parceiro das marcas que querem digitalizar os seus negócios, colocando ao dispor uma plataforma onde poderá criar a sua loja online e começar a vender os seus produtos, sem comissões e sem restrições geográficas. Crie já hoje o seu perfil gratuito.