Facebook Marketplace: 5 dicas para tirar o máximo partido

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Facebook Marketplace: 5 dicas para tirar o máximo partido

O Facebook tornou-se numa força online omnipresente, com milhões de utilizadores ativos a cada momento. Em 2016, esta rede social expandiu-se para o comércio eletrónico com a plataforma Facebook Marketplace que, em 2021, contava já com mais mil milhões de visitas mensais. Descubra o potencial desta plataforma para pequenas e médias empresas, e confirme se vale a pena anunciar no Facebook Marketplace.

O que é o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace é uma funcionalidade do Facebook que permite colocar produtos à venda, como um shopping online. Nesta plataforma, pessoas e negócios podem expor os seus produtos aos utilizadores do Facebook, de forma tão simples quanto fazer uma publicação no próprio feed.

Para começar a vender no Facebook Marketplace, basta fazer login na rede social e aceder ao ícone de loja Marketplace. De seguida, só terá de colocar o nome do produto que vai vender, o descritivo e outras informações associadas, e adicionar imagens do produto. Depois de clicar em publicar, o produto já poderá ser visualizado pelos utilizadores do Facebook. O Facebook Marketplace permite ainda que os utilizadores pesquisem produtos, recorrendo a palavras-chave e filtros por categoria, preço ou localização.

Quais as vantagens do Facebook Marketplace?

Desde o ano do seu lançamento, o Facebook Marketplace tem vindo a crescer, tornando-se um canal alternativo de vendas para empresas, com várias vantagens.

1. Rapidez e praticidade

A principal vantagem do Facebook Marketplace é que já conta com milhões de utilizadores ligados à rede social e, portanto, o acesso é muito facilitado – quer do lado do vendedor, quer do lado do comprador.

2. Alcance

O Facebook é a maior rede social do mundo, com 2,93 mil milhões de utilizadores que têm um perfil no Facebook. Estes números tornam o Facebook Marketplace um excelente mercado para os negócios atingirem um público mais amplo, angariarem novos clientes e aumentarem as vendas.

3. Negócios locais

O Facebook Marketplace dá prioridade a negócios locais. O próprio algoritmo da rede social privilegia a exibição de conteúdo a utilizadores que estejam próximos, o que é especialmente vantajoso para pequenas empresas que têm, assim, uma forma de divulgar os produtos às pessoas certas.

4. Serviço gratuito

Não existe qualquer custo para divulgar produtos no Facebook Marketplace, nem qualquer comissão associada. Assim, mesmo que tenha um orçamento limitado, anunciar no Facebook Marketplace pode ser uma boa forma de começar.

5. Interação facilitada

Os vendedores e os compradores comunicam entre si através do Messenger, o que torna as interações mais fáceis e práticas. O atendimento, negociação de preço, esclarecimento de dúvidas ou apoio pós-venda são realizados na plataforma.

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Quais as desvantagens do Facebook Marketplace?

Anunciar no Facebook Marketplace também tem os seus desafios, que é importante conhecer antes de começar a utilizar esta plataforma.

1. Prazos de entrega previamente definidos

Depois de concluir uma venda no Facebook Marketplace, terá obrigatoriamente de enviar a encomenda em até três dias úteis, e o comprador terá de a receber no prazo de 7 dias. Caso contrário, a reputação do vendedor poderá ser comprometida.

2. Necessidade de dar respostas rápidas

Ao divulgar os seus produtos no Facebook Marketplace, receberá contactos de pessoas interessadas, quer no momento da compra, quer enquanto aguardam a receção da encomenda. Isto requer que a empresa tenha tempo para dar respostas prontas e eficazes, e que as forneça num tom e estilo de comunicação que cative e fidelize os clientes.

3. Recursos limitados

Apesar de não existirem quaisquer custos para divulgar produtos no Facebook Marketplace, os recursos desta plataforma acabam por ser bastante limitados. Por exemplo, não há integração de formas de pagamento, pelo que esse momento terá de ser acordado de forma manual e individual com cada cliente.

4. Pouco destaque para as marcas

Quando os potencias compradores navegam no Facebook Marketplace, as principais informações têm a ver apenas com o produto. As informações sobre a marca são secundárias, acessíveis apenas quando o utilizador avança para a finalização da compra. Assim, o nome das marcas acaba por ganhar pouco destaque.

5 dicas essenciais para anunciar no Facebook Marketplace

Depois de analisar os prós e os contras da utilização do Facebook Marketplace, é importante ter em conta alguns aspetos para poder tirar o máximo partido.

1. Escolha um nome do produto em função da pesquisa do utilizador

O nome do produto deve ser simples e, preferencialmente, deve ser a palavra que os utilizadores pesquisam para o encontrar. Tente colocar-se no lugar do utilizador e imagine o que ele provavelmente pesquisará para encontrar o produto que vai colocar à venda.

Além disso, forneça todas as informações que possam aumentar a confiança do comprador, como as condições do produto, tempo de utilização, motivo da venda, garantias, certificados ou manuais.

2. Tire boas fotografias

Aposte também em boas fotografias dos produtos. No mundo digital, são as imagens que chamam a atenção dos utilizadores, e eles gostam (e precisam!) de ver o que vão comprar. Assim, apresente o produto de vários ângulos para que o potencial cliente o possa conhecer bem.

3. Anuncie o produto em grupos específicos

Uma boa forma de aumentar o alcance dos seus produtos é publicá-los em grupos específicos que permitam essa divulgação. Assim, procure grupos relacionados com os produtos que está a vender, ou grupos especialmente dedicados a compras e vendas. Quando são muito ativos, os produtos, geralmente, recebem atenção imediata.

4. Renove as publicações

Por fim, uma dica importante com impacto direto no alcance. Caso um produto não tenha sido vendido após 7 dias, renove a publicação. Isto fará com que os seus produtos regressem ao topo dos resultados. Basta aceder ao ícone de 3 pontos na miniatura da listagem de produtos, e selecionar a opção de renovar a lista.

5. Aumente o alcance com outras plataformas

Por fim, é boa prática expandir para outros marketplaces mais avançados, como o OLX Business, a maior comunidade de classificados em Portugal. Dezenas de milhares de negócios divulgam os seus produtos e serviços nesta plataforma, beneficiando de uma visibilidade nacional a mais 7 milhões de utilizadores mensais. São números impossíveis de ignorar para qualquer negócio que queira crescer de forma sustentável.

Se ainda não conhece todas as potencialidades do OLX Business, basta pedir para ser contactado por um dos nossos consultores, sem compromisso, para receber uma proposta adaptada às necessidades do seu negócio.