10 dicas de eficiência energética para empresas

Home » 10 dicas de eficiência energética para empresas
v10 dicas de eficiência energética para empresas

As empresas pagam um preço alto pela energia e, muitas vezes, desperdiçam recursos importantes. Tome nota destas 10 dicas de eficiência energética para empresas e comece já a notar a diferença.

10 dicas de eficiência energética para empresas

A diminuição do consumo de energia em empresas pode fazer uma grande diferença nestes resultados. É certo que cada negócio tem as suas próprias necessidades, e o que pode ser indicado para um pode não ser para outro.

1. Troque os equipamentos ultrapassados

Os equipamentos antigos com pouca manutenção são dos principais responsáveis pelo do consumo energético. A substituição por aparelhos novos tende a ser compensada com a poupança de energia. Na escolha, prefira os que apresentam uma classificação energética mais favorável, e garanta que os equipamentos antigos têm um destino ambientalmente responsável.

Um bom exemplo é a troca de lâmpadas incandescentes, que mais consomem energia, pelas lâmpadas LED, que consomem menos energia e apresentam maior durabilidade. Certifique-se também de realizar a devida manutenção em todos os equipamentos, para assegurar um consumo ótimo de energia, bom funcionamento e durabilidade.

2. Tente evitar o pico de consumo de energia

Sempre que possível, oriente as atividades produtivas para os períodos onde há menos consumo de energia. Geralmente, o consumo é maior a partir do final da tarde até à noite, altura em que as pessoas regressam a casa, e as tarifas, em regra, são por isso mais elevadas.

Assim, avalie se poderá beneficiar das tarifas de consumo mais vantajosas, adaptando os horários de funcionamento ou de produção para os períodos de menor consumo. Se for conveniente e se o seu negócio for suficientemente flexível para isso, poderá implementar esta dica e notar uma diferença expressiva nos encargos energéticos.

Artigo relacionado: 9 dicas para poupar energia

3. Produza a sua própria energia

Outra forma de reduzir o consumo de eletricidade é produzir a sua própria energia, ou apostar em energias renováveis. Não só torna a estrutura autossuficiente, como ajuda a melhorar a imagem da empresa no mercado, numa altura em que a sustentabilidade é cada vez mais valorizada pelo público e pela concorrência.

É certo que este investimento pode implicar um valor inicial elevado, mas, depois de um determinado período, a poupança obtida pode compensar. Além disso, há cada vez mais apoios públicos para facilitar a transição energética das empresas. Assim, faça os cálculos para a sua situação em particular e avalie em que medida pode aproveitar, por exemplo, a energia solar como alternativa para reduzir ou mesmo eliminar o consumo de energia elétrica.

4. Invista no isolamento térmico

A climatização dos edifícios é responsável por uma grande fatia dos gastos energéticos. Contudo, um bom isolamento térmico pode diminuir a necessidade de recorrer à climatização elétrica, pois mantém o ambiente menos vulnerável à temperatura exterior.

Assim, avalie em que medida pode instalar, na sua empresa, formas de isolamento térmico para minimizar as perdas de temperatura interna e a influência das temperaturas externas. Por exemplo, as janelas duplas conseguem diminuir a troca de calor com o exterior. A solução também poderá passar por tintas específicas, telhas especiais e materiais de construção com propriedades térmicas, que ajudam a regular a temperatura interna e a diminuir o recurso a climatizadores.

5. Aproveite os recursos naturais

Planeie a ventilação natural da sua empresa de forma inteligente, com o objetivo de reduzir a utilização do ar-condicionado e, assim, reduzir o consumo energético. Tenha em conta as entradas e as saídas de ar, e recorra a janelas e portas para promover a circulação do ar e arrefecer o ambiente durante o verão. Uma outra solução também poderá passar pela eliminação de paredes e unificação de espaços, para tornar o ambiente menos fechado, mais amplo e, assim, diminuir o recurso à ventilação artificial.  

Aproveitar a incidência dos raios solares durante o dia é uma forma de manter o ambiente climatizado durante o inverno e reduzir a utilização da climatização para aquecer o ar. Assim, tire partido da orientação solar das suas instalações e mantenha as portas e janelas fechadas para evitar perdas de calor.

6. Evite cores escuras

Nas instalações das empresas, onde há necessidade de as luzes ficarem acesas durante a maior parte do tempo, há um consumo de energia elétrica elevado. Para o reduzir, aproveite a luz natural sempre que possível, e prefira cores claras.

Além disso, aproxime os locais de trabalho das janelas ou procure organizar os espaços de forma a tirar o máximo proveito da luz natural, evitando recorrer à luz artificial durante o dia. Não só irá obter uma poupança significativa, como concederá maior bem-estar aos colaboradores.

7. Instale sensores de presença

Muitas vezes, a iluminação permanece ligada sem que seja necessária, gerando custos evitáveis. Isto é especialmente importante em locais onde os funcionários permanecem pouco tempo, como as casas de banho ou espaços de pausa.

Instalar sensores de presença é uma forma segura e eficiente de garantir que as lâmpadas ficam acesas apenas quando e se necessário, prevenindo esquecimentos de apagar a luz quando se sai de uma divisão.

8. Desligue os equipamentos

Nas pausas para almoço e ao final do dia, desligue totalmente os computadores. Esta dica pode ser mais trabalhosa, pois implica ligar tudo novamente, mas os segundos que se gastam compensam a poupança energética que se obtém.

Nas pausas mais curtas, pode utilizar a opção de hibernar ou suspender o computador: os programas mantêm-se ativos, mas o consumo de energia é mínimo. Uma outra alternativa é desligar apenas o monitor – e se for LCD, gasta menos eletricidade que os monitores convencionais.

Artigo relacionado: Como poupar na sua empresa? Siga estas 7 dicas

9. Reduza o armazenamento físico

Esta dica é particularmente útil no caso de Data Centers, que têm custos adicionais para manter as estruturas, como servidores de alto consumo. Por isso, considere investir numa Cloud, não só por uma questão energética, mas também pela segurança.

Assim, todos os documentos importantes passam a estar armazenados online, de forma mais segura e de fácil acesso, em qualquer altura e em qualquer lugar. Esta dica oferece, portanto, uma tripla vantagem: poupança, acessibilidade e segurança.

10. Incentive o trabalho remoto

O trabalho remoto tem sido uma opção cada vez mais popular, pelas inúmeras vantagens que foram redescobertas durante a pandemia COVID-19. Uma delas reside na poupança de energia que traz às empresas, não só pela redução de consumo elétrico diário, como também no transporte de funcionários.

Caso a implementação desta medida não seja inteiramente possível, considere adotar o trabalho remoto apenas para alguns dias na semana, ou em semanas com feriados.

Concluindo, com estas 10 dicas práticas para aumentar a eficiência energética das empresas, conseguirá manter a produção com o mínimo de energia possível. Ainda que não note uma grande diferença no dia a dia, o caso já muda de figura no final do mês, e mais ainda no final do ano. Já o ambiente vai sentir o impacto todos os dias.

O OLX Business está ao lado das empresas que se preocupam com a sustentabilidade e que querem fazer crescer o seu negócio também de forma sustentável. Se tem uma loja online, tire partido de canais alternativas de venda para aumentar o seu alcance e a obtenção de novos clientes, como o OLX Business.

Esta que já é a maior comunidade de classificados de Portugal expõe dezenas de milhares de empresas a mais de 7.000 oportunidades de vendas todos os meses, dando assim um impulso importante ao volume de faturação. Peça para ser contactado por um dos nossos consultores, que terá o maior prazer em apresentar-lhe uma solução adaptada ao seu negócio, sem compromisso.