11 elementos essenciais num ecommerce que converte

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Mulher a trabalha no seu ecommerce|Navegação website Forall Phones|Logos selos de confiança

Qualquer pessoa pode criar um ecommerce inspirador desde que conheça os elementos que os clientes mais valorizam numa loja online. Imagens profissionais, reviews de clientes e diferentes opções de envio – estes elementos fazem parte da lista de prioridades para aumentar as vendas online, o número de visitantes e a taxa de conversão. E aproximam o seu negócio das melhores práticas do ecommerce português e internacional.

O que é um ecommerce de “sucesso”?

Um ecommerce vai além de um simples website, sendo um empreendimento diferenciado e vocacionado para a venda e atendimento ao cliente. Abre portas a várias automações, como gestão de stock de produto, ações de marketing ou controlo de finanças, facilitando assim todo o trabalho em várias frentes.

Um e-commerce de sucesso depende de uma boa estrutura e de uma interligação eficaz dos processos envolvidos. Falamos, sobretudo, em estabelecer uma relação de confiança com o consumidor para potenciar a compra através da implementação de boas práticas estratégicas. Desta forma, é possível obter resultados, fazer um acompanhamento de métricas e avaliar o nível de sucesso do ecommerce.

Porque é importante o ecommerce?

Os hábitos dos consumidores mudaram, e as compras online tornam-se numa das modalidades favoritas de consumo, pela simplicidade e conforto. Assim, as lojas físicas têm vindo a alargar a sua atividade para os meios online para garantir uma experiência de compra completa aos consumidores, e as lojas que já vendem na internet estão a procurar meios para alavancar o crescimento. São estas as principais vantagens do ecommerce para os negócios:

Maior alcance

O e-commerce permite vender para qualquer parte do país e do mundo, eliminando assim qualquer barreira geográfica e linguística à venda. Isto significa que a sua marca fica ao alcance do mundo, independentemente da distância.

Maior divulgação do negócio

Uma loja física, em regra, tem uma visibilidade restrita às áreas de proximidade. Por outro lado, um ecommerce permite chegar a qualquer pessoa, independentemente do segmento e tamanho do seu negócio, através de anúncios nas redes sociais e no Google. A única deslocação que os seus potenciais clientes precisam de fazer é a um computador ou a um telemóvel.

Funcionamento permanente 24 horas por dia

Com um e-commerce, não vai precisar de fechar a sua loja ao final do dia. Os seus produtos e serviços ficam permanentemente disponíveis para consulta e venda, incluindo fins de semana e feriados. Isto significa que os clientes podem comprar na altura que lhes for mais conveniente, de forma automática, sem as restrições do horário de expediente.

Maior eficiência

Um ecommerce permite automatizar o processo de vendas, desde a gestão de stock, passando pela transação comercial até à entrega do produto e acompanhamento pós-venda. As ferramentas de ecommerce garantem que todo este caminho é efetuado de forma automática, sem ação humana, o que significa que, mesmo enquanto dorme, continua a vender.

Saiba quais são e como implementar os 11 elementos indispensáveis num ecommerce

Preço competitivo, descontos, qualidade de produto, entregas grátis. Todos ajudam a vender online, mas há outros fatores que devem ser levados em conta para construir um ecommerce de sucesso.

1. Selo de confiança

Introduzir os dados do cartão de crédito é um dos principais desconfortos que os clientes sentem ao comprar num ecommerce novo.

Para tranquilizar as audiências, as lojas online esforçam-se por transmitir confiança. Uma das formas de o conseguir é através dos chamados “crachás de confiança” ou “selo de confiança”. Estes pequenos logos, referentes às empresas com que trabalham, garantem aos clientes que a transação é segura e está protegida contra fraudes.

2. Testemunhos de clientes

Ainda no tópico de confiança no seu ecommerce, os testemunhos de clientes são a melhor forma de transmitir esta mensagem.

Os testemunhos podem existir na forma de fotografias, citações, citações, vídeos, reviews, pontuações ou ligação às redes sociais. Devem estar localizados em sítios estratégicos, como na homepage, nas páginas de produto e no checkout.

Os testemunhos, em que a imagem dos clientes é visível, são essenciais para que quem o visita se sinta confortável para comprar.

3. Imagens profissionais

Não é novidade que a fotografia de produto é essencial para o sucesso de um ecommerce. No entanto, nem todos os ecommerces potenciam ao máximo a utilização da fotografia.

Siga estas dicas para que o produto se venda sozinho:

  • Inclua fotos de alta resolução de cada produto em vários ângulos para que os clientes possam ter uma experiência 360 graus;
  • Inclua fotos tanto de produto como da sua utilização em diferentes contextos;
  • Cuide do cenário e da luz das imagens;
  • Introduza fotos dos detalhes para que se consiga discernir os materiais, texturas e pormenores;
  • Permita que os clientes façam zoom nas imagens;
  • Considere criar um pequeno vídeo para mostrar como se utiliza cada produto.

Se não se sentir confortável para o fazer sozinho, tem duas opções: contratar um fotógrafo profissional ou comprar o equipamento e aprender uma nova competência.

4. Descrições de produto

Todos sabemos que as pessoas precisam de informações completas sobre os produtos, para se sentirem tentadas a comprar. Por outro lado, poucos serão os que leem todos os detalhes do produto.

Qual é então a melhor forma de construir uma página de produto?

  • Crie um título curto e descritivo, que resuma o produto;
  • Comece com uma mensagem inspiradora e mostre o benefício que o produto traz para os clientes (o “porquê” da compra);
  • Em vez de escrever longos parágrafos de texto, organize as informações mais importantes em 4 ou 5 pontos chave;
  • Disponibilize uma tabela complementar com as especificações técnicas para quem estiver interessado em conhecer o produto a fundo;
  • Idealmente, permita a possibilidade de comparar artigos;
  • Termine com um botão ou “Call to Action” para levar o cliente à ação – adicionar o produto ao carrinho.

5. Facilite a navegação

Quantos cliques e scrolls são necessários para chegar da homepage à página do produto? Se a resposta for mais do que 3, provavelmente está a perder oportunidades de venda.

Os melhores exemplos de ecommerce tornam os menus claros e visíveis, a todos os momentos. A informação mais importante é disponibilizada na área “above the fold” – o campo que é visível sem necessidade de fazer scroll down.

Veja o exemplo da Forall Phones, uma das empresas que cresceu com o OLX. Toda a informação mais importante e de navegação é apresentada nas páginas iniciais, sem necessidade de scroll.

Navegação website Forall Phones

6. Torne o site responsive

O mobile é cada vez mais o meio favorito para as compras online dos portugueses.

Talvez já tenha ouvido a expressão “responsive” ou “mobile first”. O que isto significa é que o site é pensado para uma experiência de navegação em smartphone ou tablet. As imagens e textos são legíveis e mantêm-se corretamente formatados em qualquer dispositivo.

Teste toda a experiência de compra e navegação em diferentes dispositivos. Garanta que o processo é intuitivo, que o layout da loja se adapta aos diferentes formatos e que a navegação é simples.

7. SEO

Se pesquisar os produtos que vende no Google, em que lugar aparece o seu negócio?

SEO, ou Search Engine Optimization, é o termo técnico para otimizar o seu ecommerce de forma que apareça nas primeiras posições do Google quando os utilizadores pesquisam palavras-chave relacionadas com o seu negócio.

Por exemplo, um negócio de venda de roupa tem todo o interesse em aparecer no Top 5 de resultados para o termo de pesquisa “camisas de seda”. E pode consegui-lo se empregar SEO.

Para o fazer de uma forma simples, comece por definir as palavras-chave mais importantes para o seu negócio – os termos que os clientes pesquisam no Google quando procuram uma loja online semelhante à sua.

Depois, garanta que essas palavras-chave (também conhecidas por keywords) aparecem nas áreas de maior visibilidade do seu ecommerce – títulos, subtítulos e várias vezes ao longo do texto. Desta forma, está a dizer ao motor de busca de que trata o seu site.

O SEO é uma ferramenta mais vasta do que apenas a seleção de keywords, mas este é um primeiro passo fundamental para se destacar nos resultados do Google.

8. Utilize Call to Actions ao longo do site

Os Call to Actions, ou CTA, são elementos do seu ecommerce pensados para levar o cliente à ação. Podem ser um botão ou um link em que quer que o cliente clique.

Por exemplo, se tem uma promoção, o botão CTA pode ser “Clique aqui para poupar 20%”. Ao utilizar CTA em locais estratégicos – no fim de um bloco de texto, na página de produtos, na capa da homepage – simplifica a mensagem para os clientes, que percebem o que é esperado da sua interação no site.

9. Diversifique os meios de pagamento

Os meios de pagamento são uma área de grande sensibilidade para os clientes. A ausência de certos meios de pagamento que pode levar a que os clientes desistam da compra.

Depois do tempo passado a escolher produtos e preencher dados, a última coisa que os clientes querem é descobrir que não podem pagar com o método a que estão mais habituados: cartão de crédito, MB Way, referência multibanco, Paypal e muitos outros.

A lista é grande e os melhores ecommerce dão muitas opções aos clientes.

10. Opções de envio

Provavelmente já reparou que em muitas marcas mais maduras em ecommerce pode selecionar diferentes opções de envio. É possível escolher receber os artigos mais depressa, com um custo adicional. Ou ser elegível para envios gratuitos, em encomendas acima de um determinado valor.

Algumas marcas vão mais longe: identificam claramente quando algum artigo não chega a tempo de datas marcantes como o Natal. Outras empresas permitem entregas em pontos de recolha parceiros.

Também aqui a palavra de ordem é diversidade. O objetivo é que não perca nenhum cliente por falta de opções.

11. Vender em marketplaces

Com o crescimento do ecommerce em Portugal, os consumidores estão cada vez mais ativos nos marketplaces ou shoppings virtuais em que é possível comprar produtos de várias marcas diferentes no mesmo portal.

Para dar resposta a esta tendência, as empresas estão a aproveitar esta oportunidade e começaram a vender diretamente aos consumidores via Marketplace. Assim, ampliam de forma significativa o seu alcance e beneficiam de uma visibilidade já consolidada pela plataforma, e retiram o máximo partido da estratégia e ferramentas de divulgação já existentes.

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