O email marketing é uma das formas mais eficazes de conseguir vendas online. Para isso precisa de uma mailing list.
O email marketing continua a ser uma das formas mais eficazes de gerar vendas online, com uma taxa de conversão média a rondar os 1%. Por outras palavras, 1 em cada 100 pessoas que recebe o email efetua uma compra.
As estatísticas não enganam: para vender online precisa de uma mailing list com milhares de subscritores. O que é uma mailing list? O conjunto de endereços de email que o seu negócio tem autorização para contactar com fins comerciais. Ao abrigo do RGPD, as empresas precisam de recolher autorização prévia para poder contactar por email potenciais clientes.
Aumentar a mailing list é uma prioridade para qualquer negócio online, mas é também um dos grandes desafios de qualquer marketer. Por vários motivos: se por um lado é necessário conseguir que os clientes subscrevam (autorizem) a sua newsletter, é também preciso ter em conta que, ao longo do tempo, a mailing list vai perdendo valor. Isto porque as pessoas trocam de empresa, de email, ou porque clicam no temido “unsubscribe”. Em média, 22% da sua mailing list fica inutilizada, todos os anos, devido a estes motivos.
Por isso mesmo é tão importante assentar estratégias para crescer a mailing list em base segura e testada, e não tentar “reinventar a roda”. A experiência acumulada de séculos de marketers por todo o mundo, e também em Portugal, dá-lhe boas indicações de como fazer crescer a mailing list do seu negócio.
15 iniciativas testadas por marketers e que o podem ajudar a si
1# Crie passatempos nas redes sociais
Use a presença nas redes sociais para criar um passatempo, concurso ou oferta gratuita em troca da subscrição da newsletter. Incentive os participantes a clicarem no site e a registarem o email.
2# Ofereça conteúdos relevantes gratuitamente com um blog
Um blog é uma das formas mais eficazes de mostrar ao mundo porque é o devem seguir a si. O objetivo é oferecer conteúdos de valor acrescentado para os leitores, únicos e relevantes. Desta forma, está a mostrar que o seu interesse não é puramente comercial, e que se preocupa que os clientes tomem decisões informadas.
Faça com que seja fácil subscrever o blog, para continuar a receber novidades e dicas. Depois de ter o blog criado, pode ir ainda mais longe com a próxima dica.
Como criar um blog para a sua empresa em 6 passos
3# Ofereça conteúdos exclusivos
Para despertar o interesse de potenciais subscritores, pode começar por oferecer conteúdos no blog, de acesso livre. Depois, para quem quiser aprofundar a matéria, disponibilize conteúdos exclusivos, que não estão no site ou blog, em troca da subscrição.
4# Ofereça conteúdos extra para quem subscreve
Como complemento da dica anterior, pode oferecer também conteúdos extra relacionados com artigos de acesso livre, em troca da subscrição. Por exemplo, se criou um artigo, disponibilize agora uma checklist relacionada com o tema em troca do email. Ou um template que o cliente pode usar. Como o utilizador já leu o conteúdo inicial, é mais provável que esteja disposto a aceder também a este material “extra”, em troca do seu email.
5# Dê visibilidade ao formulário de subscrição
Outra forma de incentivar a subscrição é atribuindo maior destaque ao formulário de registo. Pode criar uma barra lateral no site, criar um pop-up (uma janela que abre) quando novos utilizadores entram no site, ou criar uma mensagem no rodapé de todas as páginas. O objetivo é que o utilizador veja que pode receber conteúdos relevantes gratuitamente. O que nos traz ao ponto seguinte.
6# Simplifique o formulário de subscrição
Muitas vezes, quando confrontados com longos formulários de subscrição, os utilizadores desistem. Precisa mesmo de saber o nº de telefone, morada e empresa? Simplifique, e permita que seja possível subscrever apenas com o email.
7# Crie um código de desconto
Esta é uma das técnicas mais utilizadas por quem tem um ecommerce. A maioria das plataformas online permitem automatizar a criação de um código de desconto para quem subscreve a newsletter. Ou seja, quem registar o seu email receberá 10% de desconto, por exemplo, e o código NEWS2021. Anuncie a promoção tanto no próprio site como nas redes sociais.
8# Utilize o formulário de contacto para pedir permissão
Os formulários de contacto, aqueles que os visitantes utilizam para o contactar a pedir mais informações, são uma excelente oportunidade para aumentar a mailing list.
Basta que acrescente um campo que o cliente deve selecionar para aceitar receber informações comerciais suas, antes de confirmar o contacto. Claro que este campo deve ser opcional: não exclua ninguém de o contactar apenas porque não quer receber a sua newsletter.
9# Obtenha autorização no momento de checkout
Pode implementar esta mesma técnica no momento de checkout. Para concluir a compra num ecommerce, é quase sempre necessário introduzir o email. Se acrescentar um campo a pedir a autorização para enviar novos conteúdos relevantes, é provável que consiga aumentar a sua mailing list.
10# Altere o botão na página do Facebook
Sabia que pode configurar a ação associada ao botão na sua página do Facebook? Pode alterar a parametrização inicial para “Subscrever”. O que isto quer dizer é que, quem o visita no Facebook terá maior probabilidade de clicar e passar a integrar a sua mailing list, diretamente a partir da rede social.
11# Crie um Call to Action no Youtube
Ainda no campo das redes sociais, pode também personalizar as mensagens e botões que encerram os seus vídeos no Youtube. Para aumentar a sua mailing list a partir desta rede social, basta que defina que o botão final será o de Subscrever.
12# Mostre porque é que devem subscrever a newsletter
Por vezes, não basta incentivar à subscrição: é necessário mostrar porque é que as pessoas devem receber os seus emails. Para o fazer pode, por exemplo, indicar o número de subscritores que já tem, apresentar reviews de leitores ou pontuações em apps de avaliações, como a Trustpilot.
13# Faça uma parceria
Já calculou quantas pessoas seguem as várias redes dos seus parceiros? Se tem uma marca em mente que partilha o seu público-alvo, pode considerar entrar em contacto e propor uma parceria para divulgar os seus conteúdos.
Desde fornecedores, influenciadores, comunicação social, ou websites complementares, as parcerias podem aumentar a mailing list de todos os envolvidos.
14# Peça para o seguirem nas redes sociais
Uma das dicas mais simples e gratuita. Se quer que subscrevam sua mailing list, peça. Crie publicações nas redes sociais a dizer isso mesmo, que mostrem o valor e a vantagem de passar a receber as suas newsletters. Pode anunciar os descontos, caso os tenha, ou os conteúdos exclusivos para os subscritores, que não encontram no site.
15# Evite desistências
Tão importante como aumentar a mailing list é não perder subscritores. Para isso, não exagere na frequência de comunicação nem nos conteúdos excessivamente comerciais. Cuide a imagem e o copy do conteúdo que envia. E, se possível, permita que os clientes definam o tipo de conteúdo e a frequência de comunicação. Desta forma, vai manter os utilizadores longe do pior inimigo da mailing list, o “unsubscribe”.
Como criar newsletters de sucesso?
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