7 tendências das compras online que vão marcar a próxima década

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Mulher a usar um macbook e a segurar um cartão de crédito

Os estudos sobre as tendência de consumo e compras online servem para encarar o mercado do futuro com toda a informação necessária.

As pesquisas de marketing revelam a forma como pode preparar o futuro do seu negócio, conferem insights sobre o seu público, orientam para a forma como pode atrair e fidelizar clientes. Indicam como melhorar as taxas de conversão e como se diferenciar com a sua marca.

Se estiver a par das próximas tendências, vai ter menos surpresas e ganhar vantagem face à concorrência. Conhecer as tendências das compras online vai permitir que planeie as suas estratégias com antecedência.

Existem vários fatores que podem influenciar as tendências de consumo na próxima década, desde o avanço tecnológico, os processos, ideias, produtos, comportamentos, hábitos, costumes e modelos de negócio.

Em e-commerce, o mercado é fluído. O grau de exigência é elevado e obriga a  acompanhar as últimas tendências.

7 tendências do mercado de compras online para acompanhar

1# Economia colaborativa

A economia colaborativa ou de partilha já faz parte da vida de muitos portugueses. É um conceito que compreende o acesso a bens e serviços através da partilha ou reutilização, em vez da aquisição.

Pode ser manifestada na forma de troca, aluguer, doação ou empréstimo. Alguns dos exemplos mais conhecidos são a Uber, o Airbnb ou o OLX, onde os produtos são vendidos quando não têm utilidade para o dono original, mas acrescenta muito valor à vida de outras pessoas.

De acordo com a consultora PwC, estas soluções vão movimentar cerca de $B 335 até 2025. O consumo passa a ser mais sustentável, em termos de dinheiro, tempo ou espaço.

2# Mercado saudável

A Euromonitor International avançou que o mercado de produtos saudáveis deve crescer, até 2022, cerca de 3% por ano. Este é um setor que tem ganho muito espaço no mercado nos últimos anos, tal como acontece nas compras online, e que promete continuar em expansão na próxima década.

3# Produtos artesanais

Nos últimos anos verificou-se que os itens produzidos em massa já não suprimem todas as necessidades do público. A personalização é cada vez mais procurada, com destaque para os produtos artesanais.

A exclusividade e qualidade do mercado artesanal, desde os produtos alimentares aos decorativos, é procurada, cada vez mais, para a vida dos consumidores e representa uma tendência das compras online na próxima década.

4# Microfranquias

Trata-se de um modelo de negócio com riscos menores do que negócios que começam de raiz. São uma solução para quem pretende fazer um investimento inicial menor, tendo, de acordo com um relatório da Rizzo Franchise, uma probabilidade de sobreviver ao primeiro ano de 97%. 

5# Automação e Inteligência Artificial

Os serviços de automação, digital ou mecânica, estão em crescimento. Segundo um estudo da Deloitte, a automação é a 2ª maior prioridade estratégica para os líderes de empresas, com principal destaque para os setores da construção civil e telecomunicações.

A inteligência artificial acompanha esta tendência e revela que o setor industrial está em constante transformação. De acordo com o site de recolha de dados Statista, a previsão é de que o setor de IA cresça a uma média de 34% por ano, durante os próximos 5 anos.

6# Experiências únicas

A tendência do consumo passa por levar as pessoas a comprar experiências e não apenas produtos. A venda inicia-se antes da concretização do negócio e a relação marca-consumidor continua após a realização do mesmo.

A interação com o cliente através das redes sociais, pela partilha de conteúdo útil regularmente, o suporte e o pós-venda são elementos que contribuem para a imagem da empresa, dos produtos e do valor deste conjunto, na ótica do consumidor.

7# Segurança digital

A chegada do Covid-19 fez com que milhões de pessoas passassem a trabalhar a partir de casa, onde a infraestrutura de cibersegurança é limitada, em comparação com os escritórios tradicionais.

As plataformas agregadores de dados e tendências foram rápidas a reagir e já projetam um crescimento (ainda mais) acelerado para este setor: até 2025, a estimativa é de que o mercado de cibersegurança europeu passe de valer cerca de $B 37 ao ano para um total de cerca de $B 45.

3 fatores que vão influenciar o consumidor na próxima década

A Mintel partilhou o relatório Global Consumer Trends 2030, onde reúne alguns fatores que vão influenciar os mercados de compras online na próxima década. Estes vão ser responsáveis por impulsionar a decisão de compra do consumidor. Conheça 3 desses fatores:

Bem-estar

Atualmente, o setor denominado “bem-estar” é encarado como uma das grandes prioridades. O consumidor procura perceber que produtos podem realmente melhorar a sua qualidade de vida, em vez de causar mudanças apenas superficiais.

Alguns fatores relacionados com o bem-estar e que vão alterar a tendência de compras online para a próxima década são, por exemplo, a diminuição do consumo de carne vermelha, a preocupação em prevenir doenças e ver no impacto ambiental como prioridade.

Meio ambiente

A partilha de recursos vai ser uma tendência. De acordo com o mesmo relatório, a ética ambiental vai representar um grande motor para conduzir à inovação, a par da aprendizagem para lidar com uma nova realidade climática. As compras online vão sofrer alterações.

As preocupações climáticas levam o consumidor a reavaliar os seus hábitos, as suas compras online, levando a um forte movimento para um consumo mais lento, assente na política dos 5R’s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A economia circular vai também conduzir a um consumo mais sustentável.

As marcas passam a priorizar as pessoas e o planeta. O mercado de luxo cresce, com o consumidor a optar pelos produtos sustentáveis e de longa duração, artesanais, genuínos e de qualidade.

Tecnologia

O 5G surge com a promessa de conectar 125 bilhões de dispositivos até 2030, face aos 11 bilhões no ano de 2019. A realidade virtual e realidade aumentada visam revolucionar as indústrias do turismo e entretenimento. 

As empresas vão procurar desenvolver a sua responsabilidade corporativa e devem recorrer à tecnologia para aprimorar a eficácia na promoção das mudanças sociais. Estas passam a ter um papel importante para criar soluções, com base tecnológica, para ajudar a combater sentimentos de solidão e isolamento.

A tecnologia vai continuar a oferecer uma série de experiências, mas estar sempre conectado vai conduzir à procura pelas experiências offline. Posto isto, a tendência do futuro das compras online passa por experiências coletivas.

Compreenda as tendências do mercado de compras online

É importante, quer para quem está a começar o seu negócio, quer para quem já tem o seu negócio consolidado. Entender a direção de cada setor de mercado é crucial para qualquer fase de vida do seu negócio.

Acompanhe de perto a sua concorrência, os influenciadores e as partilhas, especializadas no seu setor de negócio, e veja como pode melhorar com elas, aplicando-as à sua realidade.

Tenha sempre presente que deve escutar de forma ativa os seus clientes. Reúna as suas opiniões e observe as suas necessidades. O comportamento do grupo que vai consumir os seus produtos torna-se fundamental para perceber as tendências das suas compras online.

Por fim, use e abuse das ferramentas de marketing digital. A internet e o marketing digital são vias eficientes, com informações em tempo real. Nas redes sociais pode detetar as tendências das compras online da próxima década.

Posicione o seu negócio à frente dos seus concorrentes com o OLX

O OLX Pro tem soluções profissionais para preparar o futuro das compras online e para ficar à frente da concorrência, com as ferramentas que vão levar à expansão do seu negócio, tornando-o mais competitivo.

Experimente: as suas compras online vão crescer quando se conectar à maior montra de classificados, que regista mais de 80 mil compradores diários. As soluções encontram-se todas num só lugar e pode personalizar o seu negócio ao pormenor.

Solicite o contacto por parte da equipa comercial e perceba como pode potenciar a sua marca. Lembre-se que o futuro é já hoje.