Colaborar com influenciadores: tudo o que precisa de saber

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Se quer ampliar o alcance da sua marca ou produto, colaborar com influenciadores digitais pode ser a solução. Descubra o que são, o que fazem e como podem ser úteis para fazer crescer o negócio.

O que são influenciadores?

Influenciadores digitais são pessoas que contam com um público fiel que os acompanha constantemente nos canais digitais em que se encontram, configurando uma fonte de informação fidedigna. Os primeiros influenciadores digitais começaram por utilizar blogues. Hoje em dia, encontram-se principalmente nas redes sociais e é lá que têm o maior número de seguidores – e um maior poder de influência, do qual deriva o nome.

Há influenciadores para diferentes audiências (desde gaming a moda) e não existe um número de seguidores mínimo para que alguém possa ser considerado influenciador. Este pode ter apenas umas centenas de seguidores, ou até milhões, como é o caso de Cristiano Ronaldo, a personalidade com mais seguidores no Instagram em todo o mundo (515 milhões), só superado pela conta do próprio Instagram (578 milhões de seguidores).

Porque são importantes para as marcas?

Há várias razões que levam as marcas mais inovadoras a fazer parcerias com influenciadores digitais. Estas são as principais.

  • Um influenciador pode ajudar a elevar uma marca, fazendo-a ganhar notoriedade junto do público-alvo que lhe interessa;
  • Os influenciadores conseguem chegar de forma mais próxima aos consumidores, fortalecendo a relação com as marcas;
  • Trazem uma visão de utilizador para utilizador sobre determinada marca ou produto, ajudando o público-alvo a conhecer melhor aquilo que faz e criando uma sensação de confiança;
  • Ajudam a melhorar a pesquisa online sobre uma marca ou produto, através da construção de links.

Um influenciador pode ser muito mais do que alguém que fala bem sobre os seus produtos. Os melhores conseguem explicar a verdadeira identidade da sua marca, os valores que defende e as suas motivações para fazer aquilo que faz. Ou seja, são verdadeiros embaixadores da marca.

Que cuidados devo ter ao trabalhar com influenciadores?

Trabalhar com influenciadores é um desafio para qualquer gestor de marca. Mas com estas dicas, torna-se um pouco mais fácil.

1. Defina objetivos e o valor a investir

Em primeiro lugar, é muito importante estabelecer as metas a alcançar e o valor que está disposto a gastar nesta ação:

  • Quais os KPI a atingir? Aumentar o tráfego para o website? Em quanto?
  • Que público pretende alcançar?
  • Que influenciador se encaixa no seu perfil de marca?
  • Em que canais será veiculada a campanha?
  • Qual o investimento total?

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2. Identifique os influenciadores que melhor se identificam com a sua marca

Dependendo dos objetivos que estabeleceu, identifique os influenciadores que têm o melhor fit com a marca e que poderão melhor transmitir a mensagem desejada:

  • Que tipo de influenciador é? Jornalista, celebridade, autoridade, microinfluenciador?
  • Qual a relevância para a sua marca?
  • Qual a taxa de interação das contas do influenciador?
  • De que forma comunica?

3. Conheça o seu universo

Não menos importante é saber quem é o público-alvo dos influenciadores que selecionou. Assim, poderá perceber se o seu target se adequa ao da marca:

  • Qual o género?
  • Que idade têm, onde se encontram, qual a sua formação?
  • Quais os seus interesses, hábitos ou hobbies?
  • Como comunicam?
  • Como interagem com o influenciador?

4. Crie uma estratégia de conteúdo

Depois de identificados os influenciadores com quem irá trabalhar, delineie uma estratégia dos conteúdos – em que temas, quantidades, estilo formato – a serem veiculados nos diferentes canais digitais. Não se cinja ao mundo dos influenciadores, lembre-se de que pode e deve amplificar a mensagem utilizado os canais digitais da marca. Defina:

  • Quantos conteúdos terá a campanha;
  • O tipo de conteúdos a serem desenvolvidos – vídeo, infografia ou outro;
  • Em que canais serão publicados – redes sociais, blog, email, media online ou tradicionais;
  • Que conteúdos poderão ser amplificados por meio de publicidade paga.

5. Deixe clara a forma de comunicar da marca

Muito embora a escolha de influenciador recaia sobre os que mais facilmente se identificarão com a marca, faça sempre um briefing sobre o que é a marca e qual o seu propósito. Esse briefing deverá conter:

  • Quem é a marca e qual a sua história;
  • Quais os valores que defende;
  • Qual o tom de voz com que comunica junto dos seus consumidores.

Esta informação ajudará o influenciador na hora de desenvolver o conteúdo de forma mais alinhada com o propósito da marca.

6. Analise os resultados

Deve fazer uma monitorização contínua do estado da campanha e, no final, analisar sempre os resultados em conjunto com os influenciadores escolhidos. Assim, poderá receber também feedback que o ajudará a melhorar. Por isso, não se esqueça de analisar:

  • O alcance das publicações;
  • As impressões;
  • O tráfego gerado para o website;
  • O aumento do número de seguidores nas redes sociais;
  • O aumento de pesquisas nos respetivos motores de busca;
  • Conversões no website.

Colaborar com influenciadores é uma oportunidade de fazer prosperar o negócio e levar uma marca mais longe. Esta estratégia pode colocar uma marca no radar dos consumidores, mas não é a única forma de crescer. Com o OLX Business, a sua empresa tem acesso ao maior portal de classificados de Portugal, com mais de 7 milhões de utilizadores mensais. Se quer amplificar o seu negócio no maior marketplace nacional fale com um dos nossos consultores especializados.