Como continuar a atrair clientes em época baixa

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Homem jovem com bagagem no aeroporto

O seu negócio depende de clientes sazonais? Este artigo é para todos os empreendedores que querem contornar a época baixa e atrair clientes.

Existem várias oportunidades que podem fazer com que o seu negócio continue a faturar, mesmo em época baixa. Cabe a cada de atividades sazonais ajustar as suas estratégias de negócios, para atrair clientes durante todo o ano.

Cresce a procura fora da temporada alta em Portugal

A época baixa tem registado um crescimento sustentável. Não apenas porque permite aceder a produtos e serviços a preços mais convidativos, mas também porque a qualidade do turismo em Portugal tem sido cada vez mais valorizada.

Antes da pandemia de Covid-19, um estudo do Instituto Nacional de Estatística referia um aumento de 11% no número de hóspedes e de 10% nas dormidas, uma subida de 16,2% nos proveitos das unidades hoteleiras, nos dois primeiros meses do ano.

A sazonalidade exige preparação

É necessário entender a sazonalidade do negócio para saber como e quando intervir, escolher as estratégias mais adequadas, a fim de evitar um fluxo de caixa irregular, retornos reduzidos e, a subutilização de pessoal e de instalações. A sazonalidade pode ser determinada por motivos naturais, como o clima, ou por razões institucionais, como feriados, eventos, status e hábitos de viagem.

11 estratégias para lidar com a sazonalidade e atrair clientes

1. Construir uma base de dados de emails

Os bancos de e-mail fornecem uma lista valiosa de pessoas que se encontram interessadas, de forma genuína, na sua marca ou produto. É a via mais simples para direcionar as suas campanhas de marketing.

Para construir uma lista deste tipo, comece por obter os e-mails do seu público alvo ao destacar formulários de inscrição no seu website, nos seus canais e informar de forma clara, de acordo com as normas do RGPD, que os novos clientes serão adicionados à sua lista de e-mail.

A Sendinblue, a E-goi ou Mailchimp são exemplos de plataformas para o ajudar a criar campanhas de e-mail marketing.

2. Recompensar os clientes leais

A concorrência é alta para a procura que existe durante a época baixa. Se em época alta um hotel pode não ter muitas preocupações em ocupar os quartos, a sazonalidade exige mostrar um diferencial.

No ramo da hotelaria é comum existirem programas de fidelidade. Estes programas e bónus podem ajudar a atrair mais clientes durante a temporada média ou baixa.

3. Implementar preços sazonais

A diferença na sazonalidade reflete-se, também, no preço do produto. Em época alta os preços sobem e vão descendo conforme se estabiliza a época baixa. A procura oscila e os preços acompanham.

Para a implementação de preços sazonais devem ser considerados alguns fatores como a segmentação do mercado por localização ou tipologia de clientes, por exemplo.

Esta personalização será útil para chegar ao valor dos quartos de um hotel, por exemplo, ou serviços que possam ser criados a pensar em determinado cliente. Deve ter em conta as preferências do seu cliente, a duração do serviço ou histórico de compras anteriores.

4. Surpreender com pacotes especiais

Pacotes de férias são uma forma atrativa para captar a atenção dos seus clientes. É possível expandir o seu negócio através da criação de packs aliciantes que podem, inclusive, reunir serviços com parceiros.

Se gerir um hotel, pode oferecer descontos para visitas guiadas ou até promoções para estadias futuras, fora da época alta. Se tiver um restaurante, pode articular ofertas com outros setores da região, de forma a enriquecer a experiência dos seus clientes. 

A época baixa é um grande desafio para o setor do turismo. Com estratégias bem definas é possível preparar essa fase de forma inteligente, combater a sazonalidade, atrair clientes e melhorar o seu negócio durante todo o ano.

5. Realizar ofertas relâmpago

Ofertas especiais fora da temporada alta, tal como as vendas relâmpago, disponíveis apenas por um curto espaço de tempo, são estratégias que despertam o interesse e promovem compras por impulso. 

Organize a sua estratégia para ter uma oferta com qualidade, atrativa e que o seu cliente não deixe escapar.

6. Promover reservas e promoções para pagamentos antecipados

Descontos para reservas antecipadas ou promoções de pronto pagamento em preparação para a época baixa são algumas opções válidas. 

A título de exemplo, podemos falar da organização de uma despedida de solteiro para julho do ano seguinte, de um pacote de viagens de finalistas ou até um acampamento de verão. Ao possibilitar promoções de pagamento antecipado, poderá oferecer desconto nos pagamentos realizados nos meses de fevereiro ou março.

7. Desenvolver o feedback

Incentive os seus clientes, durante todo o ano, a partilhar o seu testemunho, principalmente em canais como as redes sociais. Pode solicitar presencialmente, durante a utilização do produto ou serviço, ou enviar um link direto por e-mail.

As avaliações online são importantes para captar novos clientes que procuram recomendações. Esteja atento aos comentários e dê sempre resposta, o que significa também lidar com comentários ou críticas negativas.

8. Organizar um sorteio

Se durante a época baixa a procura está em queda, tal pode justificar-se por não ser em janeiro que a maior parte das pessoas começa a pensar em comprar uma viagem num barco, num autocarro turístico, aulas de surf ou outras atividades, que se tornam mais agradáveis com bom tempo.

No entanto, as pessoas estão sempre prontas para ganhar coisas. Um concurso – como os giveaway, prediletos das redes sociais – trazem mais pessoas aos seus canais digitais. Através deles pode também recolher endereços de e-mail e aumentar a sua base de dados.

Pode optar por eleger o comentário mais original, que reúna mais likes ou de forma aleatória. Para esta última opção são úteis as plataformas Random.org ou o SorteioGram.

9. Experimentar novos mercados

Se o seu setor de negócio está relacionado com o clima, pode procurar um mercado diferente, durante a época baixa. Um hotel pode promover as suas instalações como o local ideal para a realização de reuniões de negócio, retiros ou encontros de empresas.

O mesmo pode acontecer com serviços que disponibilize dentro do espaço, seja um spa, local para pequenos eventos ou restaurante. Mudar para o consumidor corporativo é uma estratégia para continuar a promover receita fora da época alta.

10. Criar conteúdos apelativos

Por trás das vendas online está um trabalho de comunicação e criação de conteúdo para os seguidores. O conteúdo apelativo revela-se útil e faz com que os clientes permaneçam no seu radar. 

Pode falar sobre como um acampamento de verão é uma oportunidade de criar memórias únicas, sobre como manter as crianças entretidas em dias de chuva ou como preparar o melhor pequeno almoço para surpreender a cara metade.

Apesar de ser uma estratégia a manter durante todo o ano, esta pode ser intensificada durante a época baixa, mantendo a lembrança da sua marca como algo com a qual as pessoas se identificam.

Ao falarmos de criar conteúdo, não podemos terminar sem recomendar que a altura em que o trabalho abranda seja utilizada para criar o plano de marketing da temporada seguinte.

11. Incluir os moradores locais

Se os turistas não vão até si, deve aproveitar a oportunidade que tem dos moradores locais, que estão à sua volta. Eles estão perto de si, na mesma cidade, durante todo o ano, portanto, é inteligente considerá-los também como potenciais clientes.

Pode pensar em atividades como passeios, organização de caminhadas aos fins de semana ou feriados, organização de festas de aniversário, despedidas de solteiro, atividades de equipas ou reuniões de famílias.

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