O formato podcast tem tido uma crescente evolução ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, em 2006 apenas 22% da população adulta sabia o que era um podcast. Em 2021, já eram 78%.
A tendência é que estes valores aumentem ainda mais, o que representa uma enorme oportunidade para qualquer negócio. Estes são os 8 passos essenciais para fazer um podcast.
1. Escolha o tema do podcast para cativar a audiência
Para realizar este primeiro passo, é importante ter em conta o nicho que irá ouvir o conteúdo abordado no podcast. Facilita se definir o público-alvo a quem pretende chegar e a partir daí desenvolver temas que lhe tragam valor.
De seguida faça uma lista de informações relevantes e crie uma linha condutora para a criação dos conteúdos ser mais fácil.
Imagine que gere um negócio na área da Energia. Pode, por exemplo, definir que o público-alvo está interessado em dicas de poupança e explicar através do podcast como reduzir a fatura no final do mês. Ao partilhar estas dicas práticas está a posicionar-se como um parceiro que ajuda os consumidores a tomar decisões informadas.
2. Defina o tipo de podcast que o público vai querer ouvir
Dentro deste formato de comunicação, existem vários estilos de podcast que pode optar.
Pode fazer uma entrevista por semana a alguém relevante dentro do tema principal do podcast e abordar assuntos interessantes da atualidade.
Se escolher uma vertente mais informativa, a voz principal do podcast irá falar em estilo jornalístico sobre, por exemplo, uma notícia recente importante para o país.
Uma escolha mais dinâmica assenta em ter um painel em debate sobre um determinado assunto ao estilo mesa-redonda onde todos os intervenientes têm espaço para falar.
3. Planeie os conteúdos mais interessantes
Depois de definir para quem e sobre o que é que vai falar, é hora de pensar ao detalhe os conteúdos.
Não é uma boa prática começar a gravar se apenas tiver definido o título do assunto que vai abordar. Crie um guião com uma ordem clara dos assuntos que vão fazer parte de cada episódio, pense o que é que a persona quer ouvir falar e como é que a vai cativar até ao fim.
Ao fazer um podcast que envolva convidados, é importante ter o tema estudado para garantir que domina qualquer questão que surja e falar abertamente sobre ele. Caso o episódio apenas envolva a pessoa que o irá gravar, é importante ter uma sequência lógica de maneira a não perder o ouvinte a meio.
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4. Selecione os convidados que os ouvintes não vão querer perder
Para abordar determinados temas, a estratégia do podcast passa pela dinâmica de haver um ou mais convidados. Nesse caso, é uma grande responsabilidade escolher as pessoas certas. Todos os envolvidos na conversa têm de estar ligados ao tema para garantir a credibilidade da informação.
Aqui é importante criar uma lista de conteúdos e perguntas para garantir que tem um caminho delineado e estruturado e que aproveita a disponibilidade do convidado.
Além desta estrutura, defina também o tempo do episódio distribuindo os minutos certos a cada parte do episódio.
5. Escolha o material ideal para oferecer a melhor qualidade de som
Como fazer um podcast com qualidade? Depende apenas do conteúdo? A verdade é que o conteúdo é sim muito importante, mas não é o único fator de sucesso.
Uma vez que o público irá ter acesso ao conteúdo apenas pela voz, é relevante a boa escolha dos equipamentos neste setor.
Deve ter um bom microfone, como o Neewer NW-700, que elimine o ruído e forneça bom som, assim como um gravador de áudio com elevada autonomia.
O gravador de áudio Marantz, com capacidade até 6 horas seguidas de gravação, cobre esta necessidade. A completar a lista de essenciais, deve ter uns headphones que filtrem sons exteriores de maneira a ouvir com clareza.
Com os headphones Ausdom ANC8 consegue qualidade de som e eliminação de ruído exterior a um preço acessível.
Além de equipamentos técnicos, é importante também ter um estúdio ou local que proporcione um ambiente calmo e com boa acústica, e software profissional de gravação e edição.
6. Selecione os melhores frames para fazer um podcast apelativo
Antes da publicação final, deve tratar da edição. É neste momento que se organiza toda a informação, que se corta, onde se adiciona efeitos de transição. Pode ainda melhorar o áudio e finalizar o programa para o tornar mais atrativo e dinâmico.
Para isso, existem programas de edição de áudio como o Anchor, Adobe Audition, Audacity ou Sony Sound Forge.
7. Opte pela plataforma certa e publique o episódio
Chegada a hora de fazer a publicação, é importante perceber que canais existem e quais os que se podem utilizar para alcançar mais pessoas dentro do nicho previamente definido.
Plataformas como o Spotify, SoundCloud, Google Podcast, Apple Podcast são alguns exemplos onde fazer as publicações.
8. Defina a melhor estratégia para chegar ao público-alvo
Depois de publicado, é importante que cada episódio chegue às pessoas certas. Para isso, a divulgação nas redes sociais é fundamental. Comece por perceber em que rede social é que o seu público-alvo está.
Existem várias estratégias para aumentar a curiosidade dos espectadores. A criação de teasers antes da publicação final ou a divulgação do ”behind the scenes” depois são alguns exemplos. Isto vai criar buzz em torno do assunto e levar mais pessoas ao conteúdo.
Numa época cada vez mais digital, é necessário entender o potencial que cada plataforma tem e como tirar o máximo proveito. Ao fazer um podcast, pode chegar a um público que até então desconhecia.
Mas existem muitas outras maneiras de fazer escalar o seu negócio. Crie um perfil no OLX Pro e comece hoje a vender online.