Os comerciantes mais bem-sucedidos usam opções de remessa estratégica para se diferenciar de seus concorrentes e aumentar as margens.
Estas são algumas das razões pelas quais deve considerar otimizar o processo de envios:
- 93% dos consumidores reportam que as opções de envio são um fator importante na sua experiência de compra online mas só 22% dos comerciantes disponibiliza esta informação no seu site;
- 88% dos e-shoopers preferem entregas grátis com tempo de entrega de 5 a 7 dias do que pagar uma taxa para entrega rápida de 1 a 2 dias;
- 3 em cada 5 consumidores aumentaram os seus gastos totais para se atingir o valor mínimo para entregas grátis.
Resumimos os 5 passos essenciais para melhorar o envio de encomendas em e-commerce:
5 passos para melhorar o envio de encomendas em e-commerce
1# A logística é um trabalho de equipa
Cada pessoa na empresa desempenha uma função para garantir um processo otimizado. Antes de começar, garanta que cada função sabe o que tem a fazer para contribuir.
- Marketing – Para otimizar o processo de envio de encomendas, é importante antecipar o calendário de promoções e eventos, bem como estimar o impacto nos volumes de vendas dos artigos promocionais.
- Web design – Se oferece várias opções de envios (in-store pick-up, envios gratuitos a partir de um determinado valor, recolha num estabelecimento parceiro) deve garantir que as opções de envio estão claramente disponíveis no site, no momento da compra.
- Logística – Antes de começar a pensar em melhorar o processo de envios, garanta o essencial: todas as pessoas na sua equipa conhecem as diferentes opções de envio atualmente disponíveis? Tem os processos de envio atuais para cada opção documentados? Existem acordos com os diferentes fornecedores de cada opção para garantir os melhores preços? Disponibiliza um sistema de etiquetas e tracking para as encomendas?
- Apoio ao cliente – A equipa que está em contacto com o cliente tem um papel fundamental em garantir que o processo é ágil. Garanta que sabem o que acontece às encomendas, desde o momento da compra até que chegam à porta do cliente e que conhecem o procedimento para lidar com problemas que surjam.
Se estas questões estão garantidas, avance para o passo seguinte.
2# Defina um objetivo e o estado atual
Qual é o objetivo que pretende atingir ao melhorar o serviço de entregas? Aumentar a conversão, o valor médio por encomenda, expandir a audiência, entrar em novos mercados, reduzir custos de envio? Quantifique bem o seu objetivo, quando o pretende atingir, e o estado atual. Por exemplo, pode ter um custo de entrega médio que representa 5% do valor da encomenda e querer reduzir para 2% em 3 meses.
É importante discutir este objetivo em equipa para que todos estejam de acordo com as medidas que se seguem.
3# Agrupe os tipos de envios
Procure criar categorias para os seus produtos, tendo em conta:
- Tamanho e peso do produto: qual é a o peso e tamanho dos envios? Como se distribui o nº de envios entre cada tipologia?
- Destinos de envio: Para onde são os envios – nacional, ilhas, península ibérica, UE ou extracomunitário?
- Opções de envio: Quais são os melhores serviços de envio ou transportadoras para suas necessidades exclusivas? Sabia que o OLX tem uma parceria com os CTT para simplificar os envios?
Para simplificar, não ultrapasse as 4 ou 5 categorias. Procure fazer uma distribuição do número de envios entre cada grupo para identificar aqueles que são mais significativos, e estimar o custo de cada opção em função do valor médio de vendas. Por exemplo:
% de envios | Custo de envio | |
Envios com < 2 kg e dimensões pequenas, nacional | 5% | 5% do PVP |
Envios com < 2 kg e dimensões médias, nacional | 82% | 7% do PVP |
Envios com > 2 kg e dimensões médias, nacional e internacional | 11% | 9% do PVP |
Envios com > 5 kg e dimensões grandes, nacional e internacional | 2% | 12% do PVP |
4# Reveja as políticas de envio disponíveis
Agora que agrupou as tipologias de envios mais utilizadas na sua empresa, está na altura de definir a política de envios para cada um.
Para cada tipologia de envio, selecione a opção mais adequada:
- Envios gratuitos: A forma mais fácil de levar à conversão, mas que só deve aplicar se a sua margem for superior ao custo de envio. Esta opção deve ser usada com parcimónia, por exemplo para levar novos clientes à sua loja online com um código promocional de free shipping. Se oferecer entregas gratuitas, considere limitar a área geográfica de entregas e não se esqueça de controlar mensalmente o custo desta oferta;
- Envios gratuitos a partir de um determinado valor: Uma variante da opção anterior, e muito utilizada nas lojas online atualmente, para garantir que não perde dinheiro com cada envio;
- Entregas sem sair de casa: No processo de otimização, o tempo da sua equipa é valioso. Por isso, o OLX fez uma parceria com os CTT que lhe permite fazer envios sem sair de casa;
- Cobrar uma taxa fixa de entrega: Principalmente para valores de compras mais reduzidos, pode ver-se obrigado a cobrar uma taxa para se manter rentável;
- Cobrar uma taxa variável: Por exemplo, em função da distância percorrida, dimensão ou peso dos produtos. Certifique-se de que a loja online suporta estas variantes e que são claramente comunicadas aos clientes;
- Taxas em tempo real: Uma das soluções mais sofisticadas é apresentar os preços em tempo real, diretamente a partir do site do seu parceiro de entregas;
- Envios rápidos: Pode oferecer a possibilidade de entrega no dia, em 2 dias ou numa semana, fazendo variar o preço;
- Acordos com parceiros: Se tiver oportunidade, considere estabelecer uma rede de parceiros onde pode entregar os seus produtos (por exemplo, nas lojas CTT);
- Recolha em loja: Se tem lojas físicas e lojas online, ofereça a hipótese de recolha numa das suas lojas, o que vai fazer aumentar a conversão em loja.
No final da análise, e tendo em conta os custos de cada opção, o nível de serviço que quer oferecer aos seus clientes e o objetivo de otimização, deve conseguir terminar de preencher a tabela.
% de envios | Custo de envio | Estratégia a adotar | % de clientes impactados | |
Envios com < 2 kg e dimensões pequenas, nacional | 5% | 5% do PVP | Cobrar uma taxa fixa de entrega | 60% |
Envios com < 2 kg e dimensões médias, nacional | 82% | 7% do PVP | Entregas sem sair de casa | 40% |
Envios com > 2 kg e dimensões médias, nacional e internacional | 11% | 9% do PVP | Envios gratuitos a partir de um determinado valor | 30% |
Envios com > 5 kg e dimensões grandes, nacional e internacional | 2% | 12% do PVP | Taxas em tempo real | 50% |
5# Descubra a parceria OLX CTT
Está pronto para otimizar o seu processo de envio? Não se esqueça de uma parte essencial do seu processo: criar o seu perfil OLX que lhe dá acesso a uma parceria exclusiva com os CTT:
- Preços exclusivos OLX e CTT – Aceda a preços exclusivos e funcionalidades com base na quantidade mensal de envios;
- Soluções flexíveis de Envios e Recolhas – Escolha como e quando quer entregar a sua encomenda: Para Amanhã, Em 2 dias, Em Pontos CTT ou Internacional;
- Métodos de pagamento exclusivos – Possibilidade de envios à cobrança, transferências bancárias e tracking em tempo real;
- Entregas até 30kg ou superior – Faça entregas de todo o tipo de artigos, desde os mais leves ao mais volumosos e com preços diferenciados para cada escalão de peso;
- Facturação ao final do mês – Modalidade pós-paga com facturação agregada ao final do mês;
- Portal dedicado OLX-CTT – Oferecemos um Portal dedicado para efetuar uma gestão eficaz e em tempo real de todos os seus envios.
Entre em contacto com a nossa equipa.