Descubra como inspirar com a apresentação de resultados

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Reunião de equipa de trabalho

O ano está quase a terminar e é outra vez altura de fazer a apresentação de resultados para resumir o que aconteceu em 2020 e projetar 2021. Se gere uma micro ou pequena empresa pode pensar que esta prática não é para si, mas há boas razões para começar já este ano.

A apresentação de resultados é a oportunidade perfeita para inspirar toda a equipa. Para preparar para o que aí vem. Para ir além do aspeto financeiro. Para unir. Para partilhar uma visão.

Descubra como criar uma apresentação de resultados eficaz.

Como inspirar a equipa com a apresentação de resultados?

Para criar uma apresentação de resultados eficaz siga estas recomendações:

1# Faça o resumo do ano

O ponto de partida para qualquer apresentação de resultados digna do nome é a revisão dos (adivinhou) resultados.

Para isso, prepare antecipadamente as métricas a apresentar, os indicadores que foram atingidos e os que não foram, e procure a explicação para os resultados atingidos. Não oculte os maus resultados, partilhe as justificações para o que aconteceu de forma transparente.

Adicionalmente, selecione os pontos mais positivos do ano: sejam novos clientes, os colaboradores que recrutou, novos produtos desenvolvidos, um novo site ou app, feedback positivo que recebeu ou destaque que recebeu nas notícias. O importante é partilhar motivos para que todos se sintam orgulhosos de fazer parte da empresa.

2# Anuncie as novidades para 2021

Que novos projetos prevê para 2021? Que mudanças vai implementar na organização? Vai contratar? Lançar novos produtos? Comunique-o. Há sempre o risco de que as previsões não se concretizem a 100%, mas isso não o deve impedir de entusiasmar a sua equipa com o que aí vem. 

Já tem uma estratégia de vendas online para 2021? Ao vender no OLX chega a 80.000 consumidores online no maior Marketplace do país. Se ainda não o fez, inclua esta iniciativa na sua lista de prioridades estratégicas para o próximo ano.

Mostre a dinâmica inovadora e celebrem juntos cada novidade. Dê o devido peso a cada anúncio e destaque o potencial que tem para transformar a organização.

3# Partilhe os objetivos estratégicos

Resuma as projeções e ideias para 2021 a alguns indicadores essenciais. A definição destes objetivos é importante para garantir que toda a empresa está alinhada e que as decisões servem um propósito único.

Estes devem ser os indicadores mais importantes para o ano que se aproxima. Idealmente, deve fazer uma divisão mensal desses objetivos para que possa acompanhar mês a mês e reagir caso detete um desvio ao longo do ano.

Por exemplo, um dos objetivos poderá ser aumentar a percentagem de vendas online de 15% para 25% até ao final do próximo ano. Até janeiro terá de atingir 17%, fevereiro, 19%, e por aí em diante.

Já definiu os objetivos estratégicos para 2021?

4# Defina objetivos para cada área da organização

Como é que cada área vai contribuir para os objetivos globais? Cada setor da sua empresa deve ter os seus próprios objetivos, com uma ligação evidente aos indicadores globais. No momento da apresentação de resultados, é importante que consiga o compromisso dos responsáveis das várias áreas com esses indicadores.

5# Introduza momentos fun

Lembre-se que o objetivo não é apenas transmitir a informação, mas também energizar a equipa para um 2021 que se prevê exigente. 

Inclua alguns momentos para aligeirar o ambiente em que todos possam participar. Aqui ficam algumas ideias para o fazer de forma lowcost e digital:

  • Almoço de natal de equipa: Encomende a mesma refeição para todos e marque uma hora para fazerem a refeição online em conjunto, sem falar de trabalho. É uma oportunidade de conviverem de forma descontraída, trocar piadas e mostrar um lado mais pessoal.
  • Quizz do ano: Depois da apresentação de resultados, faça uma competição saudável com base em 10 a 15 perguntas sobre o que foi discutido. 
  • Cerimónia de entrega de prémios: o projeto do ano, o melhor vendedor, a ideia mais inovadora. Selecione os momentos de maior destaque da sua empresa e volte a celebrá-los em equipa.
  • Momento lúdico: Vejam um vídeo inspirador juntos, peça aos colegas que deem uso aos seus talentos musicais ou de cozinha para ensinar os outros. Faça algo diferente para que esta apresentação de resultados fique marcada por algo mais do que o coronavírus.

Boas práticas para uma apresentação de resultados eficaz

Quer seja a primeira ou a enésima vez que vai fazer uma apresentação de resultados para a sua empresa, confira estas lições aprendidas de empresas em vários setores e dimensões.

  • Keep it simple. Evita entrar em demasiado detalhe nas suas intervenções. Projete o tempo total da apresentação de resultados para 2 a 3 horas, no máximo e faça com que ninguém fale mais de 20 minutos seguidos. Procure fazer um resumo numa página da sua visão para o próximo ano. Vai ver que é um desafio mais complexo do que parece. Não se prenda em momentos ou projetos específicos que correram especialmente bem ou mal. Se o fizer, está a transmitir de forma inconsciente que os outros projetos e pessoas envolvidas não são tão relevantes.
  • Partilhe o protagonismo. Este dia é sobre a equipa. Partilhe o “palco” com os responsáveis das diferentes áreas para que possam ser eles a divulgar os resultados das suas iniciativas. Desta forma está a garantir que todos estão comprometidos com o que está a ser dito.
  • Envolva toda a gente. Não deixe ninguém de fora. Convide toda a gente para a apresentação de resultados e marque-a com antecedência para que não haja sobreposições com o trabalho do dia-a-dia. O pior que pode acontecer é que as pessoas estejam sempre a entrar e sair enquanto está a tentar comunicar mensagens importantes.
  • Alinhe as mensagens previamente. Partilhe as suas ideias para a apresentação de resultados com as pessoas mais importantes na sua organização para que não haja surpresas nem dissidências no dia.
  • Aproveite o timing. Uma boa apresentação de resultados deve acontecer no final ou início de um ciclo. Fora dessa janela de oportunidade já não é tão eficaz.

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