Feriados 2022: como preparar o seu negócio?

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feriados 2022 mais importantes para as marcas

Do Dia da Liberdade à Restauração da Independência, do Dia do Trabalhador ao Natal, estes são os feriados de 2022. Siga estas dicas para preparar o seu negócio para estas datas tão especiais.

Quais são os feriados de 2022 mais importantes para as marcas?

Estes são os feriados, nacionais ou facultativos, mais importantes para as marcas.

1 de março — Carnaval (opcional)

O Carnaval 2022 é comemorado no dia 1 de março. Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo. Isto significa que a sua aplicação é decidida pelos municípios (no caso de trabalhadores públicos) e pelas empresas (no caso de trabalhadores do sector privado). Para assinalar a data, invista numa imagem especial para as redes sociais, para o site e no email marketing e mostre o lado mais criativo.

17 de abril — Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais tradicionais do calendário português. Nesta data, as famílias reúnem-se. Partilham-se histórias e momentos à volta da mesa. Sete dias antes da Páscoa celebra-se o Domingo de Ramos, uma data dedicada aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o “folar”, ou seja, com uma prenda no dia de Páscoa.

As empresas podem ajudar os clientes a celebrar este feriado com novas ofertas especialmente criadas para o efeito. Por exemplo, crie cabazes alusivos à época, com produtos selecionados. Pode também investir numa política de entregas gratuitas, uma nova imagem especial para as redes sociais, em embrulhos especiais, numa política de devoluções alargada e em áreas do site especiais para madrinhas, padrinhos e afilhados.

25 de abril — Dia da Liberdade

O 25 de abril é um dos dias mais significativos no contexto político português e com o passar dos anos ganhou um simbolismo próprio e tradições únicas. Neste feriado nacional, recorda-se a importância da liberdade no país com um símbolo: o cravo.

As marcas podem assinalar esta data e celebrar a liberdade de várias formas, desde uma publicação alusiva à data, um email marketing especial ou alterando a cor do site para o vermelho-cravo. Acima de tudo, é importante ser genuíno e mostrar o que significa “liberdade” para a sua empresa.

Esta não é uma data com um cariz comercial, pelo que se devem evitar promoções ou descontos, que podem gerar uma reação adversa nos clientes.

1 de maio — Dia do Trabalhador

O 1 de maio é um dos feriados 2022 mais internacionais, celebrado em diversos países para marcar o contributo dos trabalhadores por todo o mundo. Mais uma vez, a postura mais indicada para as marcas nesta data é assinalar a data e mostrar apoio. As marcas podem comunicar de forma divertida e ligeira a sua oferta para ajudar as audiências a “desligar” da vida profissional.

10 de junho — Dia de Portugal

A 10 de junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este feriado nacional presta homenagem a Luís de Camões, que faleceu no dia 10 de junho de 1580. Assinale a data com uma mensagem especial nas redes sociais, blog e email marketing para mostrar o apoio à cultura, às artes e à lusofonia. Se a sua marca atuar diretamente nestas áreas, crie uma oferta especial com arte portuguesa, para que os clientes possam apoiar os artistas nacionais.

5 de outubro — Implantação da República

O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república – o que ocorreu a 5 de outubro de 1910 às 9h nos Paços do Concelho de Lisboa.

Este é um feriado político, que pode ser celebrado com uma alusão aos valores da democracia e liberdade. Esta é também a oportunidade de introduzir algum humor na comunicação, e mostrar o lado divertido da marca num feriado com um cariz mais leve e positivo.

1 de dezembro — Restauração da Independência

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro. Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

Tratando-se de um feriado politizado, marcado pelas presenças de governantes e discursos políticos, é recomendada alguma precaução na comunicação. Garanta que tem algo de especial e genuíno a comunicar antes de se comprometer com um plano de comunicação.

25 de dezembro — Natal

O Natal é uma das datas mais importantes para as famílias e para as marcas portuguesas que há muito ultrapassou a natureza estritamente religiosa. É um feriado que marca a reunião, a família e a felicidade.

Para celebrar este feriado, é importante planear com tempo o plano de comunicação e encontrar uma forma de se diferenciar da concorrência. Aposte numa decoração específica, em produtos e serviços especiais, descontos únicos e em criar um sentido de urgência à volta das suas ofertas.  

6 dicas para preparar os feriados 2022

Siga estas dicas para se preparar da melhor forma para os feriados de 2022.

  1. Planeie com antecedência: Selecione atempadamente os feriados 2022 que vai assinalar para poder definir a estratégia. Defina as ações promocionais a serem desenvolvidas, os descontos a praticar e prepare as peças de comunicação com pelo menos 1 mês de antecedência. Crie um calendário para o ano com as principais datas e um plano detalhado para cada ação, com todas as tarefas que precisa de implementar. 
  2. Dê formação à equipa: Todos os setores da empresa precisam de estar preparados para responder com qualidade e agilidade às perguntas dos clientes, principalmente em datas especiais, quando o volume de compras e pedidos é muito maior. Dê formação aos colaboradores e considere, se for o caso, a contratação de mais pessoas para atender com qualidade os clientes. 
  3. Negoceie antecipadamente com fornecedores: Negociar antecipadamente com fornecedores aumenta as probabilidades de conseguir bons preços e melhores condições de pagamento. Além disso, previne atrasos na entrega e assegura um nível adequado de stock. 
  4. Invista numa imagem especial para a data: Para assinalar datas especiais, personalize os pontos de vendas, as redes sociais, o email marketing, e o site com uma imagem alusiva à data.
  5. Comunique as informações essenciais da campanha: É fundamental comunicar com o cliente sobre as ações promocionais, os termos e condições das ofertas, os horários de abertura, e os produtos em destaque. Para chegar aos consumidores, utilize as redes sociais e o email marketing.
  6. Acompanhe os resultados: Para saber se uma ação promocional nos feriados 2022 está ou não a funcionar, é importante acompanhar os resultados e compará-los com o mesmo período anterior. Só assim é possível descobrir o que manter, o que precisa ser ajustado e evitar nas próximas ações.

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