Guia completo para fazer as suas primeiras vendas pela Internet

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Homem a fazer compra online no computador

Primeira dica: para vender pela internet não precisa de ter uma loja online, basta criar um perfil OLX. Através do OLX tem acesso a um marketplace online que o coloca em contacto com milhares de compradores e que lhe permite começar rapidamente a fazer as primeiras vendas pela internet.

Para que possa começar a vender com o maior sucesso e segurança possíveis, preparamos-lhe um guia prático que resume o que precisa de saber para arrancar.

Fase 1: Definir o produto

Um pouco de estratégia e as suas vendas pela internet vão se distinguir facilmente da concorrência. Quanto melhor definir, anunciar e descrever o seu produto, maior é o seu potencial de venda.

1# Selecione e categorize os produtos a vender

Qual é o tipo de produtos que tem para vender? Quem é o público que procura esse tipo de produtos? Estas são as duas primeiras perguntas a fazer na definição do seu produto. Quanto mais específico for, mais direcionados e rentáveis será o esforço comercial.

Utilize o menu de categorias do OLX para o ajudar a definir as que se enquadram com os seus artigos. Embora não seja um requisito obrigatório, ao concentrar-se numa categoria (ex: tecnologia), terá maior notoriedade como especialista na área. E isso ajuda a aumentar o potencial das suas vendas pela internet. É o que distingue muitas vezes um vendedor particular de um profissional. 

2# Analise a concorrência

Mesmo que se esteja a começar, precisa de saber como se situam os seus produtos em comparação com a oferta já existente. À medida que estuda a concorrência, procure responder às seguintes perguntas:

  • O que é que o meu produto ou serviço tem que a concorrência não tem? Ou vice-versa?
  • Existe muita oferta no mercado? Ou não?
  • Quais são os preços praticados pela concorrência?
  • Como é que a concorrência anuncia os produtos? Posso fazer melhor?

3# Estabeleça o preço

Com o passo anterior já conseguiu avaliar os preços praticados pela concorrência. Agora é altura de tratar do seu preço. Neste ponto deve considerar os seguintes fatores:

  • Os preços da concorrência quando produto e qualidade são comparáveis;
  • Inclusão ou não de serviço de entrega no preço e eventuais custos associados a métodos de pagamento (Ex: envio à cobrança);
  • Quantidade de stock que tem para venda. Quanto maior o stock, maior a sua margem para tornar o preço competitivo;
  • Margem de lucro. Nas suas primeiras vendas pela internet, poderá ter que utilizar um preço mais competitivo, mas deve, no entanto, fazer um preço que o motive e deixe confortável.

4# Capriche na fotografia de produto

Uma imagem vale mais do que mil palavras. E é aqui que pode fazer toda a diferença. Num marketplace como o OLX, a imagem é o primeiro elemento que salta à vista. 

Para realizar fotografias de produto profissionais e que captem a atenção basta um bom smartphone, atenção à iluminação e uma app de edição. Siga os seguintes pontos:

  • Utilize um fundo neutro para fotografar o produto (ex: parede branca, lençol escuro);
  • Tenha atenção à iluminação;
  • Não fotografe contra o sol ou contra uma fonte de luz artificial;
  • Faça fotos gerais do produto e fotos com foco nos detalhes;
  • Evite fotos frontais do produto. Faça fotos de “perfil” que ajudam a criar maior interesse e dinâmica; 
  • Não aplique filtros nas fotos. Utilize as apps apenas para recuperar algum do brilho e contraste natural do produto, limpando também o “ruído” à volta;
  • Publique o maior número de fotos possíveis, sem ser repetitivo. Num anúncio do OLX pode colocar até 8 fotos.

5# Seja minucioso na descrição

A descrição do seu produto tanto serve para convencer e esclarecer o cliente, como para que o seu anúncio seja encontrado mais facilmente. Deverá conter as seguintes informações:

  • Características técnicas do produto, tecido, tamanhos, motorizações, informação tecnológica e nome dos artistas/autores;
  • Estado de conservação do produto;
  • Acessórios ou periféricos incluídos (se aplicável);
  • Métodos de entrega e pagamento disponíveis.

A forma como escreve também é importante: privilegia a simplicidade e clareza. A organização do texto também ajuda a melhorar a experiência de leitura. Quanto melhor for esta experiência, mais depressa o seu cliente encontra a informação que procura.

Utilize MAIÚSCULAS para criar subtítulos dentro da descrição e pontos (bullet points) para descrever as características do produto.

Não faça descrições curtas de duas linhas, nem descrições extremamente longas ou de texto extenso e corrido. Encontre um equilíbrio na quantidade de informação a escrever. Nesta etapa defina também as tags que ajudarão a encontrar o seu produto, como a marca, modelo, etc. As tags funcionam como os hashtags nas redes sociais. São uma forma prática e rápida de procurar pela informação que se procura.

Voltando às descrições em si: o livro The Copywriter’s Handbook, que figura na nossa lista de 5 livros com o essencial sobre marketing digital, irá ajudá-lo a melhorar os seus textos.

Fase 2: Pagamento, entrega e suporte ao cliente

Nesta fase, iremos colocar o seu anúncio online. Já definiu o produto e preparou todos os materiais necessários para que isso aconteça. 

Agora, para realizar as suas primeiras vendas online é necessário estabelecer os métodos de pagamento, como irá fazer a entrega e como responderá aos seus clientes.

1# Estabeleça os métodos de pagamento

O método de pagamento que escolhe reflete-se no tempo de entrega do produto e até no preço final. Entre os métodos de pagamento ao seu dispor tem:

  • MB Way (saiba aqui como utilizar a app em segurança); 
  • Paypal;
  • Transferência bancária (uma vez que não é um método de pagamento imediato, deverá aguardar confirmação ou comprovativo para proceder ao envio);
  • Cartão de Crédito Visa ou Mastercard se utilizar o serviço de entregas OLX/CTT;
  • Envio à cobrança – envio pelos CTT no qual o cliente paga quando recebe o produto; depois, é-lhe enviado pelos CTT um vale postal para depositar ou levantar o valor monetário respetivo. Tenha atenção que este tipo de envio tem um custo acrescido que deverá ser imputado ao comprador.

Se realizar entregas em mão, poderá também considerar outros métodos de pagamento tradicionais. 

2# Defina os métodos de entrega

No OLX, a forma mais rápida e segura de entregar e receber um produto é através da parceria OLX/CTT. Através deste serviço consegue assegurar entregas no dia útil a seguir à confirmação da encomenda. Para além disso, pode disponibilizar um tracking number ao seu cliente para que ele saiba onde se encontra a encomenda.

Em alternativa a esta parceria OLX/CTT, pode utilizar os serviços tradicionais dos CTT ou outras transportadoras, bem como a entrega em mão, caso seja adequada. 

Para além da segurança, aqui é importante não esquecer que os custos da entrega deverão recair sob o cliente, a não ser que seja negociado o contrário ou que os ofereça. 

3# Esteja pronto para responder aos seus clientes

Se utilizar o OLX, através da app, recebe notificações no seu smartphone cada vez que um cliente entra em contacto consigo. Quanto mais depressa agarrar uma lead (potencial comprador), mais depressa a converte numa venda. A app também lhe permite ter um canal seguro para negociar e conversar com um cliente em tempo real. A app do OLX está disponível para Android e iOS.

Fase 3: Aumentar o potencial de vendas

Os seus anúncios já estão online e já está a fechar ou fechou as suas primeiras vendas pela internet. Agora é o momento de aumentar o volume de vendas, a faturação e margem de lucro. E para isso, é preciso investir. 

1# Anúncios destacados

Ao destacar os seus anúncios num marketplace como o OLX, assegura-se que eles aparecerão sempre nos locais com maior visibilidade. Cada vez que alguém procura por um produto semelhante ao seu, os primeiros resultados de pesquisa são os anúncios destacados. São eles que saltam logo à vista.

Com o Pacote de Anúncios Premium do OLX pode ter até 36 vezes mais visualizações nos seus anúncios. E este alcance estende-se para além do OLX. Os anúncios do OLX aparecem frequentemente nos resultados de motores de pesquisa como o Google.

2# Personalizar a sua página de negócio

Na primeira fase mencionamos a importância da especificidade do seu negócio e dos produtos que vende. Isto ajuda a definir uma marca. 

Uma marca torna o seu negócio mais profissional, ajudando a criar mais confiança no consumidor final. Para o ajudar nesta etapa, o OLX permite criar uma mini-site dentro da plataforma, personalizado de acordo com a sua marca. Dê os primeiros passos no mundo das vendas pela internet com o OLX.