Marketing estratégico: o que é exatamente?

Home » Marketing estratégico: o que é exatamente?
Como implementar o marketing estratégico na sua empresa

O planeamento é o que faz com que as empresas se consigam manter competitivas no mundo empresarial. Nesse sentido, o marketing estratégico é um dos passos que irá contribuir para que possa atingir as metas previstas para o seu negócio. Importa, por isso, descobrir o que é, para que serve e como pode implementar na sua empresa.

O que é o marketing estratégico?

O marketing estratégico refere-se à definição dos indicadores mais importantes de comunicação e notoriedade, e às iniciativas estratégicas para o atingir. Desta forma, consegue garantir que as campanhas que põe em prática estão alinhadas com os principais objetivos do seu negócio.

Esta etapa antecede o marketing tático – relativo aos canais de comunicação e à divisão de equipas para pesquisas, análise, publicidade ou assessoria de imprensa – e o marketing operacional – isto é, a operacionalização da estratégia no seu dia-a-dia.

Para que serve o marketing estratégico?

O marketing estratégico permite às empresas serem mais assertivas no caminho que devem seguir, partindo de pesquisas e análises que ajudam a tornar mais claras as ações necessárias para atingir os objetivos de negócio, como o aumento de vendas.

Neste sentido, o marketing estratégico faz com que seja possível prever melhor o que está para vir, minimizando os imprevistos. O marketing estratégico permite, ainda, reduzir riscos e o impacto de potenciais problemas no negócio.

Os grandes objetivos do marketing estratégico passam por criar um plano de ação para conquistar clientes, definindo a melhor estratégia para que o seu negócio se destaque da concorrência.

Como implementar o marketing estratégico na sua empresa?

O marketing estratégico segue alguns passos essenciais de planeamento. Conheça-os em detalhe.

1. Conduza um estudo de mercado

A primeira coisa que deve fazer é uma análise profunda ao mercado, o chamado benchmark, comparando os diferentes concorrentes, produtos e serviços. Este é o primeiro passo para obter um contexto mais alargado sobre o que se passa no seu setor de atividade e que pode ajudar a traçar um plano estratégico para o seu negócio.

2. Realize uma análise SWOT

A análise SWOT oferece uma compreensão integrada sobre o que são as forças e fraquezas internas da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas que podem surgir.

Esta análise é fundamental para obter uma visão mais abrangente sobre o posicionamento da sua empresa no mercado.

3. Defina o público-alvo

Os estudos anteriores levarão a uma definição mais assertiva sobre quem é o seu público-alvo – qual a faixa etária, o género predominante, a localização, interesses, estilo de vida e hábitos de consumo.  A partir daqui pode criar a persona, ou personas – podem ser mais do que uma – do seu negócio. A persona não é mais do que uma representação do cliente tipo da sua empresa.

4. Defina o marketing mix

O marketing mix é o conjunto de variáveis chave que servem de base às estratégias de marketing. É baseado nos 4P, a saber:

  • Preço – identifica o preço-alvo para determinado produto ou serviço da sua empresa;
  • Produto – especifica as características que tornam o seu produto mais apetecível no mercado;
  • Promoção – são as ações levadas a cabo para levar o produto até ao seu público;
  • Posicionamento – neste passo, são definidos os segmentos e os pontos de venda do produto.

Essencialmente, são estes os ingredientes de que vai precisar para alimentar o plano de marketing estratégico para o seu negócio.

5. Atribua responsabilidades

Divida as equipas por planos de ação e defina quem faz exatamente o quê, mas fomente o trabalho integrado. Apesar de as equipas trabalharem de forma separada, devem estar a par do trabalho das demais. Assim, poderá assegurar-se de que todos estão a rumar para o mesmo lado.

6. Defina um cronograma e um orçamento

As ações definidas precisam de uma calendarização com as tarefas e o prazo ideal em que devem ser cumpridas. É também importante definir o orçamento que tem para pôr o plano em marcha e para as ações a serem implementadas.

7. Esteja pronto para alterar o plano

Acompanhe a equipa para perceber se o plano está a correr conforme o esperado ou não. O marketing estratégico ajuda as empresas a prepararem-se para factos inesperados, como uma alteração no mercado. Nestes casos, defina o que é prioritário e o que não é e altere o plano em conformidade.

8. Estabeleça as métricas e garanta o acompanhamento

Está na hora de definir as métricas a partir das quais irá avaliar o seu plano de marketing estratégico. Estes indicadores devem ser realistas e mensuráveis. Defina as ações a serem tomadas e o respetivo cronograma e acompanhe de perto. Só desta forma conseguirá identificar falhas no processo, ajustar e otimizar o que for necessário.

Em suma, fazer ações de marketing sem planeamento estratégico é como querer começar a construir um prédio pelo topo. Não salte etapas sob pena de não ser as bases necessárias e pôr em risco a continuidade do negócio.

Para além do marketing estratégico, é essencial contar com um parceiro que ajuda a potenciar as suas vendas. O OLX Business disponibiliza uma plataforma ágil onde as empresas podem facilmente implementar as suas estratégias comerciais no maior marketplace do país. Saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer.