E se fosse possível transformar as interações dos clientes com a sua marca em dados acionáveis? Ou oferecer uma experiência personalizada tendo em conta as preferências de cada cliente? Ou antecipar o que esse cliente irá comprar a seguir? Tudo isto e muito mais é possível com o Big Data, para empresas de todas as dimensões e em qualquer setor.
Em média, a maioria das PME usa apenas 12% dos seus dados. Mas para melhorar o atendimento ao cliente, reduzir custos, recrutar melhor e analisar a concorrência, é essencial que as empresas aproveitem todos os dados que já possuem, organizando-os e integrando-os e implementando novos processos analíticos.
Este é o poder do Big Data aplicado aos negócios. Descubra em que consiste este conceito e como o implementar na sua empresa.
O que é o Big Data?
“Big data” é o termo usado para descrever os grandes volumes de dados que uma empresa gera como parte de seus procedimentos operacionais. Os dados são categorizados como estruturados se forem organizados e facilmente pesquisáveis, e não estruturados se forem desorganizados e mais difíceis de recolher, processar e interpretar.
E de onde vem toda esta informação? O Big Data vai muito além das fontes mais úteis que incluem dados internos tradicionais, como dados de vendas, CRM e registos de atendimento ao cliente. Incorpora a informação disponível nas redes sociais, dados de navegação, conjuntos de dados públicos (como censos) ou comentários e avaliações deixados pelos clientes em apps.
Pela grande capacidade de processamento desta informação, o Big Data pode ajudar a extrair conclusões, sentimentos e preferências do consumidor. As vantagens para as empresas que o conseguem fazer são transversais: do marketing, às operações, análise da concorrência e desenvolvimento de produto.
As vantagens do Big Data para as empresas
Graças ao Big Data, as empresas podem ter uma visão mais completa dos seus clientes – o que gostam, porque compram, como preferem comprar, porque mudam, o que comprarão em seguida e quais fatores os levam a recomendar uma empresa a outros. As empresas também podem interagir com os clientes de forma mais eficaz, analisando o feedback de forma estruturada para melhorar um produto ou serviço.
Estas são as principais vantagens do Big Data para as empresas.
Melhorar o serviço ao cliente
É quase um chavão dizer que para uma empresa sobressair em e-commerce, deve priorizar o atendimento ao cliente acima de tudo. Mas este chavão em particular é suportado em números: basta um aumento de 5% na retenção de clientes para gerar mais de 25% de aumento nos lucros.
Com insights em tempo real, pode descobrir como os consumidores pensam e se comportam – e, como resultado, fazer alterações às operações. O atendimento ao cliente personalizado que deriva do Big Data ajuda a que se envolva com os clientes a um nível mais profundo e forneça um serviço personalizado que impulsiona as vendas.
Com o Big Data pode finalmente responder a uma variedade de perguntas como: porque é que os clientes abandonam os carrinhos de compra? Quando é mais provável que façam uma compra e qual a melhor altura para enviar comunicações de marketing?
Saiba como aumentar a fidelização de clientes
Recrutamento e gestão de talento
Os dados podem ajudá-lo a encontrar os candidatos mais adequados, identificar os melhores canais de recrutamento e ajudar a envolver os funcionários existentes. A maioria das empresas já gera uma grande quantidade de dados relacionados com RH: números de absentismo, dados de produtividade, análises de desenvolvimento pessoal e dados de satisfação da equipa.
Além disso, com o Big Data as empresas agora podem aceder a muito mais dados que não estavam disponíveis antes: dados de sites de recrutamento e dados das redes sociais, por exemplo. Todas essas informações podem ser analisadas para obter insights sobre as melhores opções de recrutamento.
Redução de custos
O Big Data pode ter um impacto significativo na redução de custos numa organização, ao identificar processos caros e fluxos de trabalho redundantes. Com os dados mais recentes, pode encontrar as áreas na sua empresa é que mais importante investir ou desinvestir. E desta forma conseguir benefícios financeiros a longo prazo. Por exemplo, com o Big Data é possível identificar e reduzir os erros de processamento de faturas e automatizar este processo.
Analisar a concorrência
No passado, estudar a concorrência exigia pesquisas manuais para tentar saber mais sobre um serviço ou produto de um concorrente, ou sobre a saúde financeira dessa empresa. Atualmente, os dados financeiros estão prontamente disponíveis, o Google Trends pode oferecer insights sobre a popularidade de uma marca ou produto e a análise de redes sociais ilustra a sua popularidade (ou seja, com que frequência uma empresa é mencionada), e até mostrar o que os clientes estão a dizer em tempo real. Por outro lado, também é mais fácil do que nunca para uma concorrente obter informações sobre a sua empresa.
Como implementar o Big Data no seu negócio
Siga estas etapas para começar a implementar uma estratégia de big data no seu negócio.
- Assegure a fiabilidade dos dados. Qualquer solução é tão boa quanto os dados que usa, e informações desatualizadas e inconsistentes não produzem insights úteis. Antes de avançar para soluções mais sofisticadas, garanta que os dados estão atualizados, estruturados e integrados.
- Escolha um processo prioritário. O Big Data pode ajudar uma empresa de diversas formas, do marketing às operações logísticas, passando pelo atendimento ao cliente e desenvolvimento de novos produtos. Ao começar, é importante definir qual é a área mais prioritária para o seu negócio onde vai ver mais resultados desta análise.
- Escolha uma ferramenta. Existem várias ferramentas de Big Data que integram informação de várias fontes (redes sociais, CRM, dados contabilísticos, tendências de mercado, concorrência, apps e comentários dos clientes, por exemplo). Algumas das mais reconhecidas no mercado são a Azure Databricks, Splunk (mais complexas e poderosas) e Clearbit (mais simples, barata e focada essencialmente nos dados de marketing).
- Teste no OLX. O OLX Pro é o portal pensado para empresas que procuram uma forma de vender online, sem burocracias e sem comissões sobre vendas. Com um universo de mais de 15 milhões de utilizadores mensais, criar uma presença no maior marketplace do país é uma excelente forma de testar diferentes anúncios e produtos e perceber o que funciona com base em dados. Integre as informações de visualizações dos anúncios com a sua loja online para ter uma visão integrada dos seus clientes.
Com o OLX, qualquer empresa pode ter dados fiáveis e em grandes quantidades sobre as preferências dos clientes e os processos logísticos (graças à parceria entre o OLX e os CTT) para assim criar estratégias de atendimento, envio e desenvolvimento de produto mais eficazes. O processo é simples e 100% digital, basta preencher este formulário. Comece hoje.