Em linha com conceitos como omnichannel, multicanal ou estratégia holística, surge agora o conceito Figital. Em termos simples, figital é a mais recente evolução desta linha de pensamento, a que as empresas estão a recorrer para se envolverem com os clientes de forma eficiente, eficaz e com impacto. Descubra o que e como utilizar no seu negócio.
O que é o Figital
A fronteira entre o mundo físico e digital já desapareceu e não existem motivos para haver barreiras que os separem. Criar experiências unificadas requer o melhor dos dois mundos.
Assim surgiu o Figital, um termo resultante da contração de Physical (físico em inglês) com Digital. É a intersecção destes dois mundos, a união de experiências físicas e digitais, o momento em que se fundem.
As marcas que aderem a este conceito abandonam a noção de que o mundo online e o físico são entidades separadas. Pelo contrário, concebem todos os aspetos da experiência do cliente para que exista uma transição impercetível entre os dois mundos.
A realidade aumentada e a inteligência artificial vieram ganhar espaço para oferecer uma experiência sem disrupções, durante toda a jornada e de forma totalmente fluída.
4 passos para trazer um comércio local para o digital
O Figital na prática
Como é que o Figital se aplica aos negócios? Aqui ficam alguns exemplos.
Webrooming e showrooming
O Figital promete inovar o conceito de loja física. Um deles já é muito visível em várias marcas. Trata-se do showrooming online ou webrooming, e refere-se à atividade de experimentar um produto numa loja física, para depois o comprar através de um site ou redes sociais.
Desta forma, as marcas oferecem a experiência mais imersiva de visitar uma loja física, e a conveniência de enviar os produtos diretamente para casa dos clientes.
Demonstrações online
O Figital já está a permitir vendas complexas totalmente online. Por exemplo, em produtos industriais que até agora exigiam longos processos de venda. Ou no caso de artigos de moda, em formato desfile.
Nestas demonstrações online, transmitidas em direto e personalizadas para cada cliente, são dados conselhos sobre a utilização dos produtos ou serviços. O objetivo é que o cliente se sinta como se estivesse na loja ou na fábrica.
Montras virtuais
Imagine que está à espera do autocarro e vê um anúncio que lhe chama a atenção. Se estivesse em algumas zonas da Coreia do Sul ou dos EUA já poderia colocar a sua encomenda, no momento. O figital pode bem representar uma nova geração de anúncios outdoor, em que a ligação à compra é mais direta
Sem check-out
Retirar um produto da prateleira de uma loja, guardá-lo no saco e sair, sem perder tempo em filas ou caixas de pagamento. As lojas sem checkout são uma realidade em muitas partes do mundo e representam outro exemplo do figital.
O consumidor escolhe aquilo que quer comprar e sai da loja sem ter de esperar. Todo o processo de pagamento é gerido online e automaticamente através de sensores que detetam o que foi comprado e quanto há a pagar.
Seleção de produtos
Com o figital, passa a ser possível escolher os produtos disponibilizados numa dada loja física de acordo com os padrões de consumo e na atividade online.
Ações de marketing presencial
As ações de marketing presenciais também já não são e não podem ser as mesmas. É preciso que contem com componentes tecnológicos que se relacionem com o cliente, contribuindo para o surpreender. Inteligência artificial, óculos de realidade virtual, entre outros recursos semelhantes, podem ser uma boa escolha.
Avaliações na loja
As avaliações e restante conteúdo gerado pelo utilizador, como fotos e comentários, são uma ferramenta cada vez mais poderosa e uma etapa importante no processo de venda.
Mas a análise de comentários não se limita à experiência de compra online: a maioria dos consumidores já confere reviews enquanto está numa loja física. Ao integrar avaliações de utilizadores online num ambiente físico, as marcas podem incentivar os clientes a concretizar uma venda in store.
Notificações push com base em localização
As notificações push baseadas em localização são uma forma de comunicar com pessoas a partir do local onde estão. Com esta ferramenta, é possível enviar um desconto para alguém que esteja próximo da sua loja. Ou avisar um cliente nas proximidades que um dos produtos que marcou como favorito online está disponível na loja a “x” km.
Como criar uma experiência Figital com o OLX Pro
O OLX desenvolveu o portal OLX Pro a pensar numa experiência Figital. Todo o processo de compra resulta de uma integração intuitiva entre momentos online e físicos, para obter o melhor dos dois mundos.
- O cliente navega online e escolhe como prefere terminar a compra: num ponto de recolha autorizado, num local definido por si ou diretamente em casa.
- As empresas tratam dos envios com um mínimo de tempo perdido: os CTT recolhem os produtos no local que designar e entregam na casa do cliente, para que não tenha de se deslocar aos correios para tratar dos envios.
Registe-se gratuitamente para o OLX Pro e comece a vender online para um universo de 15 milhões de utilizadores mensais sem pagar comissões. Comece aqui.