Otimização de checkout: 9 formas de recuperar carrinhos abandonados

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Mão a segurar um carrinho de compras

Provavelmente já lhe aconteceu: acede ao seu site favorito, adiciona algo ao carrinho de compra… e sai sem concluir a compra. A nível mundial, 75% das transações iniciadas são abandonadas. Em mobile, a percentagem de carrinhos abandonados é de quase 90%. 

Por ano, são 18 mil milhões de euros perdidos globalmente em carrinhos abandonados, o que torna a recuperação destes valores uma prioridade para qualquer e-commerce.

Descubra como otimizar o checkout da sua loja online para recuperar estas vendas perdidas.

1# Calcule a percentagem de carrinhos abandonados para o seu negócio

A fórmula para calcular a taxa de carrinhos abandonados é simples: divida o número de transações abandonadas pelo número de vendas iniciadas.

  • Transações abandonadas: número de carrinhos que não resultaram em uma compra.
  • Vendas iniciadas: a maioria das lojas de comércio eletrónico define “vendas iniciadas” como o número de sessões em que um usuário único adicionou pelo menos um item ao carrinho.

2# Descubra os motivos que levam a carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados são, em parte, uma consequência natural da forma como muitas pessoas fazem compras online. No entanto, existem muitas outras razões que podem justificar carrinhos abandonados:

  • Custos escondidos levam a carrinhos abandonados. Num estudo recente, 55% dos entrevistados indicaram como motivo principal de abandono o facto de existirem custos adicionais que só são apresentados no momento de checkout: impostos, envios e comissões são alguns exemplos.
  • Tempos de carregamento superior a 3 segundos. 53% dos entrevistados diz não confiar (e não comprar) em sites cujo tempo de carregamento seja superior a 3 segundos.
  • Criar uma conta. 34% dos que desistem fazem-no porque o site os obriga a criar uma conta para terminar o processo.
  • Processo de checkout demasiado longo. 26% das pessoas que abandonam o carrinho, justificam-no com o facto de ser necessário preencher muita informação.
  • Falta de confiança para introduzir os dados do cartão de crédito. A falta de confiança é um dos motivos que leva mais pessoas (21%) a desistir da compra.
  • Problemas no site, falta de métodos de pagamento e políticas de devolução insatisfatórias são outros dos motivos mais referidos e que, juntos, representam 34% dos carrinhos abandonados.

Qual destes problemas é importante para o seu negócio online? Através da análise dos comentários ou inquéritos junto dos seus clientes, tente identificar os problemas que prejudicam a sua experiência de compra.

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3# Comece a vender no OLX, o maior Marketplace do país

O OLX é mais do que o maior marketplace do país, com 80.000 consumidores diários. É também a melhor montra para a sua marca. Ao registar a sua empresa no OLX Pro pode criar a sua página online dentro do site OLX e eliminar alguns dos principais obstáculos ao checkout.

Passa a ter um processo simples, sem demasiadas etapas. O site transmite confiança por se tratar de uma marca conhecida de milhões de portugueses. E começa a oferecer métodos de pagamentos para todos, incluindo envios à cobrança.

4# Elimine custos surpresa e ofereça entregas gratuitas para minimizar carrinhos abandonados

O cliente é surpreendido por custos como impostos, entregas ou comissões por usar o cartão de crédito?

Elimine estas surpresas do processo de checkout, responsáveis por 55% dos carrinhos abandonados. Pratique uma política de preços claros e consistentes, desde o momento em que o produto é adicionado ao carrinho até ao final do checkout.

Por outro lado, considere ainda adicionar free shipping por exemplo, para compras acima de um determinado valor, para clientes recorrentes ou numa determinada área geográfica.

5# Crie campanhas de remarketing com o Facebook

Sabia que o Facebook o pode ajudar a recuperar os carrinhos abandonados? Pode criar anúncios dependendo das ações que potenciais clientes realizaram dentro da sua loja online.

Para o fazer, comece por associar o Facebook Pixel ao seu site. O que é o Facebook Pixel? É um código simples que tem de introduzir na sua loja online para conseguir criar campanhas de remarketing.

Pode criar anúncios direcionados a pessoas que realizaram uma determinada ação dentro da sua loja online como, por exemplo, adicionar produtos ao carrinho. Pode ir um pouco mais longe e segmentar as audiências por idade, dispositivo ou interesses.

Os anúncios são atualizados automaticamente consoante os produtos que estão a ser visualizados, adicionados ao carrinho, e comprados.

Seguindo este processo consegue, por exemplo, impactar os visitantes que adicionaram um determinado produto ao carrinho nos últimos 3 dias, criar campanhas com ofertas de desconto ou oferecer portes gratuitos, de forma a provocar sentido de urgência.

6# Automatize o envio de emails para recuperar carrinhos abandonados

A maioria das plataformas de criação de lojas online já permitem automatizar o envio de emails sempre que alguém (com login no site) abandona o checkout. Nestas plataformas pode personalizar o assunto do email e até criar descontos personalizados para estas pessoas.

7# Simplifique os formulários

Calcule quantos passos, inputs e cliques são necessários para terminar o checkout. Depois, simplifique ao máximo:

  • Inclua a opção de terminar a compra com um clique, sem adicionar ao carrinho;
  • Permita fazer o checkout sem uma conta (como convidado);
  • Reduza o número de informações que recolhe sobre os seus clientes.

8# Inclua crachás de confiança

Os crachás de confiança são pequenos ícones ou marcadores que permitem aos visitantes saber que o seu site é seguro: como um selo de garantia de devolução do dinheiro ou de pagamentos seguros.

Estes pequenos ícones podem fazer com que seus clientes se sintam mais confiantes em relação ao seu site, produtos e serviços.

9# Inclua as opiniões dos clientes no site para evitar carrinhos abandonados

Existem muitas formas de incluir o feedback dos seus clientes:

  • Testemunhos em formato de citação, fotos ou vídeo;
  • Ligação ao feed das redes sociais, com as mensagens que os seus clientes lhe deixaram;
  • Pontuação em apps de avaliação da empresa.

No OLX Pro encontra tudo o que precisa para recuperar carrinhos abandonados e, ao mesmo tempo, fazer a sua empresa crescer online. Tudo isto sem pagar comissões sobre  as vendas. E conta ainda com uma equipa de especialistas para o ajudar. Comece hoje.