Packaging: o que é e porque é importante numa estratégia de marketing

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Como criar um packaging impactante

Em e-commerce, a primeira impressão conta. E a embalagem é o primeiro contacto do consumidor com o produto. Como tal, o packaging é um fator que os líderes não devem ignorar. Descubra em que consiste exatamente este conceito e como introduzir o packaging na estratégia de marketing do seu negócio.

O que é o packaging

O packaging é o conjunto de todas as atividades necessárias para preparar um produto para distribuição, armazenamento, venda e utilização. Como tal, o processo de packaging envolve várias etapas, desde o design, avaliação e produção de embalagens. O resultado final é um recipiente que contém, protege, preserva, transporta, informa e gera novas vendas.

Num mundo em que as redes sociais têm cada vez mais influência, o packaging é um fator determinante para que um produto seja ou não partilhado. E o packaging pode afetar vários aspetos logísticos, desde as taxas de quebra no envio até ao número de lojas que estão aceitam vender um determinado artigo. Por exemplo, se tiver um packaging que torne o produto difícil de empilhar, pode ter mais dificuldade em encontrar transportadores e retalhistas. O mesmo acontecerá se a embalagem não for apelativa ou se ocupar demasiado espaço.

Mas as vantagens do packaging não ficam por aqui.

Como criar uma experiência de unboxing única

Porque é que o packaging é tão importante

No contexto atual, a maioria das empresas usa o packaging como uma importante ferramenta de marketing pelos seguintes motivos:

  • Simplificar os envios. O packaging deve ser adaptado à distância a percorrer para chegar ao cliente final. Se precisa de enviar para um destino longínquo, as embalagens volumosas ou pesadas podem pesar nos custos de transporte.
  • Aumentar a durabilidade. Muitos produtos podem sofrer estragos em trânsito sem o packaging correto. A embalagem é especialmente importante para evitar estar dependente do distribuidor para proteger o produto.
  • Partilha nas redes sociais. Já ouviu falar dos vídeos de unboxing? São aquelas gravações do momento em que alguém abre um produto, e têm-se tornado virais nos últimos tempos. Mas para que isso aconteça é necessário apostar num packaging diferenciador. O design, a cor, o rótulo, o material e a imagem são essenciais.
  • Mais confiança do cliente. O packaging correto ajuda a aumentar a confiança do consumidor. Afinal, pensará o cliente, se a marca investiu tanto cuidado e atenção na embalagem, quanto terá dedicado ao produto em si? O cliente estará mais disposto a pagar pela comodidade, aparência e segurança das melhores embalagens.
  • Comunicar informação obrigatória. É muitas vezes obrigatório por lei ou simplesmente útil para os clientes que inclua certas informações no packaging do produto. Por exemplo, os produtos alimentares devem incluir informação nutricional.

Por todos estes motivos, é fundamental que as empresas ofereçam um design de embalagem exclusivo, de forma a chamar a atenção do cliente. Descubra como o fazer.

Como criar um packaging impactante

Uma embalagem deve, em primeiro lugar, atender aos requisitos da mercadoria a ser embalada. Isto significa que o packaging deve considerar o tamanho e a qualidade do produto, assim como a quantidade a ser embalada, a distância a percorrer, a perecibilidade e fragilidade do artigo. Mas existem muitas outras considerações a ter em conta no processo de packaging.

Materiais

Os materiais a serem usados ​​na embalagem dependem, em parte, da natureza das mercadorias. Por exemplo, os produtos alimentares são embalados em recipientes ou pacotes herméticos para que permaneçam frescos, e conservem o sabor.

Mas existe uma preocupação crescente com a sustentabilidade que não deve ser ignorada pelos gestores de ecommerce. A redução do consumo de materiais e a prevenção de resíduos são os objetivos principais. A embalagem deve conter apenas os materiais necessários, sem desperdício – evitando por exemplo o excesso de plástico ou papel protetor.

Por outro lado, a preferência por materiais de embalagem reciclados é mais do que uma tendência. É cada vez mais uma exigência dos consumidores, que esperam ver o compromisso ambiental das marcas que escolhem representado em todos os aspetos da experiência de compra.

Custo

O custo da embalagem deve ser considerado em função da natureza e valor do artigo e dos compradores. Como regra geral, os artigos de uso comum, como açúcar, sabão, folhas de chá, cereais, etc., devem ser embalados em recipientes de baixo custo. Artigos de alto valor, como cosméticos, jóias, etc., podem suportar embalagens mais caras. Estabeleça um orçamento para a embalagem em função do preço unitário do produto.

Atração

Na medida do possível, a embalagem deve chamar a atenção. O design, tipo de letra, textura, o rótulo e a combinação de cores são importantes. Um packaging atraente facilmente se destaca nas redes sociais.

O tamanho e forma, bem como a seleção das imagens a integrar no packaging, também são aspetos a ter em conta para tornar a embalagem apelativa. O desafio é criar uma imagem que marque e que cumpra os requisitos funcionais de transporte, proteção e informações legais necessárias.

Durabilidade

A durabilidade das embalagens também é uma consideração importante. Se a embalagem for durável, poderá ser reutilizada mesmo após o consumo do produto, o que aumenta o reconhecimento da marca. Também do ponto de vista publicitário, este packaging é útil, funcionando como um pequeno outdoor para a sua marca.

Conclusão: o OLX é o parceiro digital das empresas que querem inovar no packaging

O packaging é composto pela forma, estrutura, materiais, cor, imagem, tipografia e informações legais que tornam o produto adequado para marketing. 

O objetivo principal é criar algo que sirva para conter, proteger, transportar, dispensar, armazenar, identificar e distinguir um produto no mercado. Em última análise, as marcas recorrem ao packaging como uma forma única a sua personalidade de uma forma que marque e leve a novas vendas.

As empresas que vendem no OLX têm acesso a um mercado de 15 milhões de visitantes mensais, com os quais podem introduzir novos conceitos – incluindo o packaging. No maior shopping digital do país, é fácil testar ideias e perceber o que funciona sem gastar muito dinheiro e sem pagar comissões sobre vendas.