A responsabilidade social é uma prioridade para empreendedores e gestores preocupados com o futuro. Tem impacto na sociedade, na notoriedade da marca, no sentimento dos consumidores e também nos resultados. Descubra o que significa este conceito, quais as vantagens para as empresas e como o implementar na prática.
O que é a responsabilidade social?
Investir na saúde e segurança dos colaboradores. Recrutar nas comunidades locais. Criar programas de inclusão social. Reduzir o impacto ambiental. Praticar salários dignos. Apoiar causas meritórias. Estes são alguns exemplos de iniciativas de organizações socialmente responsáveis, que promovem o bem-estar das pessoas, da comunidade, e do meio ambiente.
A responsabilidade social é o conjunto das ações voluntárias das empresas para contribuir para as pessoas e o meio em que se inserem. Significa respeitar os direitos e valores de cada um, ter consciência das ações praticadas e do seu impacto no planeta. Desta forma, as empresas contribuem para uma sociedade mais sustentável e saudável, e preparam-se para receber as gerações futuras.
É importante referir que as atividades socialmente responsáveis podem ou não estar codificadas na lei. Mais do que evitar multas ou passar em auditorias, a responsabilidade social envolve uma série de boas práticas que vão de encontro às expectativas de diversos públicos (investidores, parceiros, clientes) com os quais a empresa se relaciona.
Qual a importância da responsabilidade social nas empresas?
A sociedade está cada vez mais atenta às práticas adotadas pelas empresas e às suas consequências, exigindo condutas responsáveis.
Uma empresa já não é só avaliada pela capacidade de gerar lucros, mas também pelo contributo para a sociedade. Para isso é importante criar empregos diretos e indiretos, pagar impostos, e dinamizar iniciativas que contribuam para o bem-estar da sociedade.
A responsabilidade social não trata de assumir os encargos que são da responsabilidade do Estado, mas sim de aumentar a satisfação dos colaboradores, a fidelização dos clientes e de elevar a capacidade de competitividade e inovação.
A consciencialização da sociedade sobre questões de responsabilidade social continua a aumentar, e os clientes dão cada vez mais importância a este tema ao escolher os seus parceiros.
Mas a vertente comercial não é a única vantagem para os negócios. As novas gerações têm esta preocupação muito presente na altura de escolher onde trabalhar, e consideram a responsabilidade social um fator decisivo na contratação.
Como implementar a responsabilidade social na prática?
Praticar a responsabilidade social dentro de uma organização é mais simples do que imagina. Tudo começa com pequenas ações que, somadas, têm um grande impacto.
1. Faça um consumo inteligente dos recursos
Esta é uma forma de implementar práticas de responsabilidade social e ainda poupar em custos operacionais. Fazer uma utilização eficiente dos recursos é uma prioridade para qualquer empresa e passa por evitar o desperdício. Reduza o consumo de plástico descartável, prefira materiais reciclados, use lâmpadas mais económicas, troque por equipamentos eficientes, reveja os níveis de aquecimento e arrefecimento, recicle, e faça doações a instituições de caridade. Em suma consuma apenas aquilo que precisa e dê uma nova vida ao que já não usa.
2. Contrate mão de obra local
Esta prática de recrutamento ajuda a desenvolver a comunidade, gera emprego, e promove um melhor relacionamento entre as pessoas. Com a proximidade do local de trabalho, os custos com deslocamento diminuem e todos podem ser mais produtivos.
3. Contrate fornecedores entre a comunidade
Ao contratar fornecedores locais, estimula o desenvolvimento de outros pequenos negócios na região. Além de gastar menos com transporte de matéria-prima, ganha na agilidade das entregas.
4. Faça uma boa gestão dos resíduos
Ao minimizar os impactos negativos que a empresa provoca na sociedade, está a contribuir positivamente para a conservação do meio ambiente e ainda conquista a simpatia dos clientes. Uma boa gestão de resíduos também permite poupar, pois acaba por se desperdiçar menos matéria-prima.
A responsabilidade social é, cada vez mais, uma das maiores prioridades das empresas. Esta preocupação é importante pelo impacto que tem na sociedade em geral e nas comunidades mais necessitadas em particular. No OLX, acreditamos na importância da economia circular e em dar nova vida ao que já não usamos. Registe a sua empresa no OLX Pro e cresça online de forma sustentável, com mais vendas e menos burocracias. Descubra todas as vantagens que o OLX Pro tem para o seu negócio.