Pop-up store ou como impulsionar as vendas

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pop-up store ou como impulsionar as vendas

É de curta duração, é inesperada, e muitas vezes inclui produtos que não se encontram noutro sítio. Uma pop-up store é tudo isto, e não existe só para vender: serve para criar uma experiência memorável, exclusiva e fotogénica, que dá um elemento de carisma à marca e conquista uma clientela fiel.

Mas o que é exatamente este conceito e como implementar num mundo cada vez mais digital?

O que é uma pop-up store?

“Pop-up” significa aparecer. Uma loja temporária, ou pop-up store, é o termo dado a um espaço comercial que “surge” por um período limitado de tempo para atingir um objetivo específico.

São cada vez mais comuns nos principais centros urbanos de Portugal e ajudam os clientes a conhecer novas tendências e produtos. Para os comerciantes, um espaço deste tipo representa um impulso de notoriedade e vendas.

O conceito não é propriamente novo, basta pensar em mercados ou feiras que existem há séculos. Mas a tendência tem sido acentuada nos últimos anos, com marcas de todos os tipos e dimensões a beneficiar.

Qual é o benefício de uma pop-up store para os comerciantes?

A flexibilidade e a notoriedade, são os dois principais benefícios para os comerciantes, mas existem muitos outros:

  • Novos clientes: Uma pop-up store num novo local de elevado tráfego permite que uma marca chegue a um novo público.
  • Maior notoriedade: Nestes espaços bem localizados, as empresas têm a possibilidade de apresentar produtos a um grande número de pessoas num curto espaço de tempo.
  • Menos burocracia: As lojas pop-up podem “aparecer” com contratos de aluguer de curto prazo em espaços comerciais vazios, de forma mais expedita do que um contrato tradicional.
  • Pesquisas de mercado: Com promoções, eventos ou passatempos, uma pop-up store fornece o ponto de contato perfeito para compreender melhor o público-alvo. Estas informações podem ser decisivas para orientar as atividades futuras de uma empresa.
  • Aumentar vendas e escoar stock: Uma pop-store numa área com tráfego intenso por um período de tempo limitado (por exemplo, duas semanas) cria um sentimento de urgência nos consumidores, impulsiona as vendas e ajuda as marcas a escoar o stock.
  • Lançar novos produtos: Uma loja pop-up é uma ótima opção para mostrar um novo produto ou gama e obter feedback rapidamente.
  • Avaliar localizações para lojas: Uma loja online que esteja à procura de um espaço físico pode começar por criar uma pop-up store antes de se comprometer com um local. O mesmo acontece com empresas que queiram expandir para novas cidades ou bairros.

Para quem são as pop-up stores?

Para comerciantes que querem experimentar ou expandir a sua presença física. Por exemplo, marcas do sul a querer visitar o norte, ou empresas que nasceram online mas querem uma presença física temporária. A Sephora, a Taschen ou a Red Bull são apenas algumas das marcas de renome que já aderiram ao conceito em Portugal.

Como montar uma pop-up store em Portugal?

Instalar uma pop-up store tem vários benefícios para as marcas. Mas como passar da ideia até ao momento em que abre uma loja na artéria principal da cidade? Existem vários passos a seguir e o melhor para quem nunca o fez é contar com ajuda especializada.

#1 Defina o objetivo da pop-up store

Uma pop-up store pode favorecer a marca de diferentes formas, mas é preciso escolher um caminho. Pode optar por lançar um novo produto, trazer artigos do mundo online para o físico ou testar um novo projeto.

Esta primeira definição vai condicionar os próximos passos. O objetivo impacta a forma de divulgação da loja, o conceito de decoração e arquitetura, e até mesmo o modo como a loja funciona. Tudo isto vai influenciar o desempenho da pop-up store.

#2 Escolha o momento

Qual é a melhor altura para a pop-up store? Verão ou inverno? Próximo de algum feriado ou festividade? Ou talvez colado a algum evento importante na cidade? O timing é um fator decisivo para o sucesso da iniciativa e deve ser cuidadosamente estudado.

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#3 Selecione o local

Location, location, location. A localização é crítica para o sucesso da pop-up store. Se está a criar uma pop-up store pela primeira vez, é sempre uma boa ideia considerar um local já utilizado para lojas, mas que esteja vazio.

Existem algumas plataformas online onde pode consultar os espaços disponíveis, como a Go-PopUp. Também pode contactar agências imobiliárias ou entrar em contacto com os senhorios e poupar em comissões. No OLX, encontra dezenas de lojas para alugar no coração das cidades.

No que toca à seleção do local, quanto mais movimentado, melhor. Considere também o comércio já existente no local, e se partilham o seu público-alvo. É a melhor garantia de que os clientes da sua marca estão por perto. Sim, a concorrência será maior, mas estará a atrair os consumidores certos.

#4 Promova a pop-up store

Nos dias antes da abertura, crie expectativa nas redes sociais, site e blog sobre a nova pop-up store. Não divulgue demais, mas partilhe a ideia do que irá acontecer.

#5 Defina os produtos

A tentação ao criar uma pop-up store pode ser de colocar o máximo de produtos à venda. Esta abordagem coloca um foco demasiado comercial no espaço. Em alternativa, selecione com critério os produtos de acordo com o objetivo que definiu inicialmente e mantenha a coerência.

Se pretende posicionar a loja como um baluarte de inovação, escolha os produtos mais recentes. Prefira produtos personalizados ao local ou ao momento, para surpreender.E para saber o que funciona e os produtos que deve escolher para a pop-up store, pode primeiro criar uma loja virtual no OLX, com apenas alguns cliques e sem custos. Esta é a montra perfeita para escolher os produtos a colocar na loja.

#6 Defina a experiência a proporcionar

O modelo de pop-up store não deve ser aplicado apenas com o objetivo de vender. Por mais que seja esse o objetivo final, deve criar uma experiência diferente para o público.

As pop-up stores costumam ter uma decoração diferenciada, com uma estética diferente da concorrência. A decoração da loja gera impacto no consumidor, o que influencia a sua interação, a notoriedade e estimula o consumo. No OLX, encontra todos os materiais de construção e decoração ao melhor preço.

Crie uma pop-up store com o OLX

No OLX encontra tudo o que precisa para criar uma pop-up store. Primeiro, escolha entre as várias opções de locais e contacte os senhorios para perceber se estariam interessados num aluguer de curta duração. Depois de avaliado o local, encontra no OLX todos os materiais para decorar a loja da forma mais impactante. E pode fazer a seleção de produtos com base em dados, tendo em conta os resultados das vendas online. Para começar, basta preencher este formulário.