Em Portugal, cerca de 7 milhões de pessoas utilizam a internet e 3.8 milhões destes utilizadores fazem compras online. Este tipo de compradores online ou e-shoppers gastam em média 543 € por ano.
Como pagam os consumidores online?
Transferências bancárias, multibanco, cartão de crédito, envios à cobrança: no e-commerce português convivem as mais variadas formas de tratar os pagamentos online.
Esta diversidade de opções pode ser um quebra cabeças para quem tem a responsabilidade de gerir um negócio online.
Os dados de 2019 podem ajudar a definir prioridades:
- Em 2019, o Paypal ultrapassou o pagamento por multibanco (é preferido por 49,6% vs. 42,1% dos consumidores);
- O pagamento através de cartões virtuais (MB Net, MB Way) quase duplicou, sendo utilizado por quatro em cada dez ebuyers;
- Apesar da preocupação com a segurança dos pagamentos online, os ebuyers portugueses aumentaram a utilização do cartão de crédito (de 24,5% para 31%).
Os meios de pagamento preferidos dos consumidores (em % consumidores que selecionaram o meio de pagamento como sendo o mais utilizado):
No entanto, as preferências dos consumidores não estão totalmente alinhadas com as dos consumidores: os esellers privilegiam o pagamento através da referência multibanco (35%), seguindo-se o cartão de crédito (26%), as transferências bancárias (15%). Apenas 9% dos comerciantes refere o Paypal como o método de pagamento preferido, apesar de 50% dos consumidores indicarem que este é a sua opção favorita.
Vamos, um a um, perceber exatamente como funciona cada meio de pagamento e que benefícios traz para os comerciantes.
Cartões de crédito ou débito, favorito para 61% dos portugueses
O cartão de crédito (ou débito) é um dos métodos de pagamento online preferido dos portugueses.
Para aceitar pagamentos por cartão de crédito terá de usar uma empresa acreditada para lidar e gerir pagamentos com cartões de crédito. As taxas dependem do fornecedor.
- Se configurado com um intermediário como o Stripe, PagaAqui, Hipay ou EuPago, o custo por transação é de 0,25€ + 1,50%;
- Se instalado diretamente através do Shopify (um dos serviços mais populares para construir lojas online), o custo no plano base é de 30¢ USD + 2.9%, por transação.
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PayPal
O PayPal é um dos líderes em soluções de pagamentos online. Conta com mais de 153 milhões de clientes em todo o mundo e está disponível em 190 mercados e 23 moedas diferentes. São já 22 milhões de empresas em todo o mundo que oferecem PayPal.
Portugal não é exceção e este é dos métodos mais utilizados para comprar online. A segurança, facilidade de utilização e credibilidade tornam-no o método favorito para 50% dos consumidores. Porquê?
- O Checkout do PayPal permite aos compradores pagar com a opção de pagamento preferida (cartão de crédito ou saldo do PayPal) sem sair do site;
- O PayPal tem uma política de devolução do dinheiro se o utilizador comunicar um incidente elegível no prazo de 60 dias;
- O PayPal garante um nível criptografia de 168 bits, que é o mais alto possível a nível comercial. As informações são armazenadas nos servidores do PayPal, sendo que a empresa garante a sua proteção.
Todas estas funcionalidades têm um custo. O PayPal aplica uma taxa de 2.9% + $0.30 USD por venda.
Cartão de crédito virtual (MBWay ou MBNet)
O MBWay é a solução multibanco que permite fazer compras online e offline, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, dividir e levantar dinheiro em qualquer dispositivo. É uma das opções disponíveis para os vendedores no OLX.
O MBWay é uma solução segura que permite a compra imediata e qualquer tipo de transferências através de um smartphone ou de um tablet. Lançada em 2014 com o objetivo de aumentar a comodidade nas compras online, é já utilizada por mais de 1,4 milhões de portugueses.
Fora do OLX, a configuração para empresas deve ser realizada através de terceiros, como a empresa ifthenpay ou o serviço EuPago, com uma API – um código que se copia para a loja online.
A título de exemplo, a MB Way, configurada através da ifthenpay, tem um custo de 0,25€ + 1,50% por venda. Com a EuPago é de 0.07€ + 0,7% por venda.
Multibanco
São muitos (42%) os portugueses que preferem pagar as suas compras online por referência Multibanco ao invés de optarem por introduzir os dados do seu cartão de crédito no site em questão.
Para os comerciantes, o serviço Multibanco permite a criação de uma referência com os dados de pagamento que pode ser paga em caixas automáticas ou nos websites/aplicações dos bancos portugueses.
Existem várias empresas especializadas em sistemas de pagamento por referência multibanco em Portugal, que são implementados nas lojas online para a emissão destas referências.
Para configurar este serviço na sua loja online terá de recorrer aos serviços de uma empresa acreditada como: LusoPay, Easypay, euPago, PagaAqui, Ifthenpay ou HiPay Wallet. Todos têm um custo por transferência: a título de exemplo, a ifthenpay cobra 0.22€ + 1.7% por transação.
Transferência bancária
Apesar de não ser o ideal para quem gere encomendas e uma loja online, este é o método de pagamento online preferido para 13% dos consumidores.
Apesar de ser um dos métodos mais antigos, é ainda um dos grandes favoritos para pagamento das compras online em Portugal. Neste sistema, o cliente fica responsável por efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado.
A principal desvantagem é o tempo que o pagamento demora a ser confirmado (excluindo a opção de transferências imediatas) que pode ser de alguns dias. Na maioria dos sites o pagamento tem de ser confirmado manualmente.
Aplicam-se as taxas de transferência bancária de cada instituição financeira.
Pagamento à cobrança
O pagamento à cobrança significa que, ao contrário de fazer um pagamento adiantado com, por exemplo, o cartão de crédito ou débito, o comprador faz o pagamento depois de o produto ser entregue, isto é, o pagamento é feito na entrega.
Esta é uma das possibilidades que pode optar ao vender online no OLX, o maior portal de classificados do país.
Os dados mostram que este é o método de pagamento favorito para 16% dos portugueses. Ao vender no OLX tem à disposição uma grande variedade de serviços de entrega, com diferentes custos.
O OLX lançou recentemente uma nova solução de entregas dedicada a clientes profissionais, em parceria com os CTT Expresso.
Estas são as principais vantagens:
- Preços exclusivos e funcionalidades com base na quantidade mensal de envios;
- Possibilidade de escolher como e quando entregar a encomenda: Para Amanhã, Em 2 dias, Em Pontos CTT ou Internacional;
- Possibilidade de envios à cobrança, transferências bancárias e tracking em tempo real;
- Entregas de todo o tipo de artigos, desde os mais leves ao mais volumosos e com preços diferenciados para cada escalão de peso;
- Modalidade pós-paga com faturação agregada ao final do mês.
E-wallets: Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay
As digital wallets (ou e-wallets) são as carteiras do mundo virtual. O objetivo deste método de pagamento é possibilitar que o consumidor saia de casa sem cartões, realizando pagamentos com o smartphone ou com o smartwatch.
Estes são os serviços mais conhecidos:
- Applepay: Usando o sistema de pagamentos NFC, a Apple Pay permite que os usuários de dispositivos Apple possam pagar em checkouts de lojas.
- Samsung Pay: Em adição ao Apple Pay, esta carteira digital tem o incentivo adicional de oferecer recompensas nas compras diárias feitas, que podem ser usadas em compras futuras. Outro recurso que torna o Samsung Pay único é que, além de suportar terminais baseados em NFC, também pode usar a tecnologia Magnetic Secure Transmission (MST), o que significa que os dispositivos que suportam o Samsung Pay podem transmitir sinais de pagamento para terminais normais de cartões de crédito e débito.
- Google Pay: Este sistema foi criado como um sistema de pagamento móvel completo, com o qual as pessoas podem fazer compras online ou no mundo físico. É possível fazer pagamentos com as credenciais Google.
Escolha o método de pagamento mais apropriado para si
Cada método de pagamento oferece diferentes vantagens, limitações e custos. Na hora de escolher, garanta os seguintes pontos:
- Compatibilidade com a plataforma onde criou a sua loja online;
- Confirme os tipos de cartões aceites;
- Verifique as comissões de processamento (e se diminuem com o aumento do volume de faturação);
- Confirme as taxas de sucesso de cobrança (ou seja, se é frequente os pagamentos falharem);
- A duração do contrato e necessidade de fidelização;
- A segurança e reputação do provedor;
- O tipo de suporte e de apoio técnico que fornece.
Para ajudar em todas estas questões, como comerciante OLX Pro encontra uma equipa de gestores dedicados para o ajudar a vender mais online.
Ao vender num Marketplace como o OLX chega a milhares de consumidores ativos todos os dias. Os métodos de pagamento disponíveis vão sendo atualizados para dar resposta às necessidades dos consumidores para que a sua presença online esteja sempre atualizada.