9 características de uma liderança eficaz

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9 características de uma liderança eficaz

Pense em 3 líderes de sucesso. Pode ser o primeiro chefe, o presidente de uma grande companhia ou alguém que só conhece das notícias. O que têm em comum? São excelentes comunicadores? Conseguem inspirar a tentar o impossível? Tomam decisões complexas sem perderem a calma? Provavelmente, têm estas características de liderança e muitas outras, que lhes permitem obter resultados, inspirar pessoas e promover mudanças. 

Estas são as 9 características de liderança que vale a pena desenvolver se está numa função de gestão.

#1 A arte de tomar decisões é uma das principais características de liderança

Os líderes de sucesso seguem um processo de tomada de decisão. Pode ser, na versão mais tradicional, a clássica lista de prós e contras. Ou algo mais sofisticado, como a identificação dos critérios de decisão mais importantes e a ponderação das diferentes opções. Ou, simplesmente, ter a capacidade de delegar a decisão na pessoa certa, promover o diálogo e capacitar a equipa para chegar a uma conclusão estratégica. Em qualquer caso, a liderança só será eficaz se tiver capacidade para tomar decisões importantes de forma rápida, seguindo um raciocínio lógico, sem influências de “politiquices” ou preferências pessoais.

#2 Qualquer estilo de liderança necessita de um objetivo a atingir

A definição de objetivos é um dos primeiros passos para uma liderança eficaz. Ajuda a manter o foco e confere à organização um sentido de propósito e direção. A liderança sem um objetivo definido ou uma visão não é eficaz e não consegue criar impacto. Depois de definidos os KPI e a visão, deve comunicá-los de forma clara a toda a equipa. Esta prática ajuda os colaboradores a alinhar as suas metas pessoais e profissionais às da empresa. 

#3 Os líderes bem-sucedidos adotam um mindset de crescimento

Os verdadeiros líderes desafiam-se para crescer todos os dias. Um mindset de crescimento vê as críticas e os contratempos não como obstáculos inultrapassáveis, mas sim como oportunidades para melhorar a nível pessoal e para ajudar a empresa. Este estilo de liderança está sempre à procura de novas competências, e de mudanças construtivas para o futuro. Um líder com mindset de crescimento acolhe bem novas ideias e desafia todos à sua volta a serem melhores hoje do que eram ontem.

#4 A equipa de liderança precisa de uma visão estratégica

Sabia que 72% dos colaboradores indica desconhecer a estratégia da organização em que trabalha? Ser um líder numa dada área profissional significa pensar estrategicamente, ter um plano para o futuro. Significa ter objetivos relevantes e saber o que é mais importante a cada momento para os atingir. Ter capacidade de identificar os obstáculos no caminho atempadamente e ter a desenvoltura para os remover. A capacidade de pensamento estratégico é uma das principais características de uma liderança de topo, e uma valência fundamental para assegurar o futuro de uma organização.

#5 Liderança significa não ficar demasiado confortável

Quem não pensa, não aprende. E quem não aprende, não cresce. E, com o tempo, torna-se irrelevante no seu trabalho. Os líderes mais bem-sucedidos entendem as mentalidades, capacidades e áreas de melhoria das pessoas à sua volta. E usam esse conhecimento para desafiar todos a serem melhores. Este tipo de liderança destaca-se porque mantém sempre os colaboradores alerta, sem nunca permitir que se sintam demasiado confortáveis, e sem prejudicar o equilíbrio pessoal e profissional.

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#6 Os bons líderes são os primeiros a levantar a mão

Os líderes bem-sucedidos são os primeiros a aderir, a experimentar, a testar. São os que não abandonam o posto até o trabalho estar concluído. Geram no resto da equipa o sentimento “Se ele/a consegue, eu também consigo”. Se há um projeto novo ou algo que nunca foi feito, são os primeiros a pôr a mão na massa.

Quando surge um problema inédito, voluntariam-se para resolver. Nunca delegam algo que nunca fizeram. Cumprem à risca as práticas, rotinas e procedimentos, mesmo os mais básicos, todos os dias. Não falham, porque percebem que são observados de perto e que o seu comportamento será rapidamente copiado. E sabem que liderar pelo exemplo é a melhor forma de gerar confiança e de definir um standard elevado de comportamento.

#7 Uma liderança eficaz exige excelentes competências de comunicação

Os melhores líderes são ótimos comunicadores. Têm a capacidade de comunicar com tato, empatia, clareza e concisão com os membros da equipa e de fora. A comunicação eficaz ajuda a definir expectativas claras e a esclarecer mal-entendidos. Inspira e motiva. Permite partilhar informações importantes e fazer perguntas eficazes. Acima de tudo, um bom líder tem a capacidade de transmitir a mensagem pretendida.

#8 Os melhores líderes inspiram com a reação aos erros

É (mais) fácil liderar nos bons momentos, em que a conjuntura é favorável, quando a empresa está a crescer e os clientes não param de chegar. Mas o verdadeiro teste de liderança acontece quando os acontecimentos se acumulam para provar que o líder está errado, que a estratégia não funciona e que a visão está mal definida. Nessa altura, emergem os líderes dos tempos difíceis, com resiliência, flexibilidade, energia e otimismo para fazer face à adversidade.

A forma como se reage aos erros será determinante na medida de respeito que a equipa tem na liderança. Quando se está disposto a assumir que algo falhou, é possível encontrar uma nova solução ou criar uma maneira de evitar tais problemas no futuro.

#9 A liderança não é um ato isolado, mas um exercício de equipa

Uma das características mais inspiradoras de um líder de sucesso é reconhecer e recompensar as pessoas pelo seu trabalho. Os aumentos salariais e progressões na carreira são uma parte importante, mas também o é uma palavra encorajadora, a alocação a projetos desafiantes, uma maior autonomia e o reconhecimento entre pares.

Os melhores líderes contratam profissionais de topo para as diferentes áreas, sem receio de serem ultrapassados numa determinada função, em prol do todo. Têm autoconfiança para contratar pessoas que são melhores do que eles em cada área sem se sentirem diminuídos. Um líder que é o melhor a desempenhar todas as tarefas estará à frente de uma organização com pouco futuro.

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