As vendas online eliminaram as limitações geográficas de compra e, pela sua comodidade e rapidez, conquistam cada vez mais a preferência dos utilizadores em todo o mundo. Descubra como cativar o consumidor com estas 8 dicas para aumentar as vendas online.
1. Invista num website profissional
O website é a montra digital de uma marca para o mundo. Tal como quando entra numa loja física, os primeiros segundos são decisivos para fazer com que o cliente permaneça ou saia, também o seu website deve proporcionar uma experiência de navegação confortável e clara.
Design
Em primeiro lugar, a sua loja online deve ter um design cuidado, profissional, com cores e tipos de letra adequados à sua imagem. Deve proporcionar uma experiência de navegação rápida, intuitiva e visualmente confortável.
Organize o seu website com seções de conteúdo bem hierarquizado, claro e de fácil compreensão. Se os utilizadores não encontrarem de imediato o que procuram, vão abandonar o website e procurar a concorrência.
Responsividade
Atualmente, é mais provável que os utilizadores acedam ao seu website pelo telemóvel ou tablet. Por isso, é fundamental que o seu site seja responsivo, de forma a ter uma boa performance em todos os tipos de dispositivos, proporcionando aos visitantes uma experiência consistente, independentemente do tamanho do ecrã que utilizam. Resultado? A experiência de navegação e de compra será mais confortável.
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Segurança
A proteção dos dados dos clientes é uma componente importante de qualquer loja online. Os clientes querem sentir-se seguros e confiantes de que os seus dados não irão cair nas mãos erradas. Por isso, ative o Certificado SSL. Esta tecnologia cria uma layer de segurança adicional que protege a informação que os utilizadores forneçam quando fazem compras online. A navegação passa a ser encriptada e segura, assim como qualquer informação que o cliente introduza no site.
2. Aposte numa apresentação persuasiva de produtos
A apresentação dos produtos deve estar direcionada às necessidades dos clientes, para convencer o cliente a finalizar a compra. As descrições, imagens e produtos relacionados são essenciais para o conseguir.
Use descrições completas
No momento de criar os produtos na sua loja online, pondere bem nos detalhes de cada item, antecipando qualquer dúvida que o cliente possa ter sobre o produto. Escreva um texto descritivo sobre as vantagens e as respetivas especificações. Quando um cliente está interessado num artigo, quer saber o máximo de informações possível antes de finalizar a compra. Por isso, direcione a descrição para esse objetivo. Refira em que medida o produto fará a diferença na vida do cliente e, de seguida, enumere as características técnicas, modo de utilização, e recomendações de segurança.
Aproveite também o texto dos produtos para fortalecer o posicionamento do website no Google. Trabalhe os textos com técnicas SEO (Search Engine Optimization) de forma que, quando o produto for pesquisado online, a sua loja seja um dos primeiros resultados.
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Utilize imagens de alta qualidade
As lojas online não permitem que o cliente veja, segure ou experimente o produto. Por isso, as imagens são essenciais para compensar esse facto. Escolha fotos de alta qualidade, que apresentem o produto como realmente é, e que representem cores fiéis. A recomendação é exibir os produtos com fundo branco e, nas imagens seguintes, utilizar imagens que mostrem o produto em ambiente. Insira também vídeos de demonstração do produto – o movimento pode ajudar o cliente a ver o artigo em vários ângulos e, dessa forma, proporcionará uma experiência mais real e completa.
Faça up-selling e cross-selling
O up-selling e cross-selling são duas técnicas de venda muito comuns em lojas online. São formas de incentivar o cliente a optar pelo produto mais recente ou com maior margem (up-selling), e apresentar-lhe produtos relacionados com aqueles que ele já adicionou ao carrinho (cross-selling). Estas técnicas devem estar presentes no momento de decisão do cliente, ou seja, quando está a navegar na loja, e também no checkout. Por um lado, antecipa e disponibiliza outros produtos que o cliente poderá necessitar e, por outro, aumenta o ticket médio da sua loja. Assim, planeie e organize o seu website considerando esta estratégia.
3. Trabalhe o SEO do site
O SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, designa o conjunto de técnicas de otimização para que um website surja nas primeiras entradas dos motores de pesquisa. E esse posicionamento é cada vez mais importante porque, hoje em dia, o comportamento online dos utilizadores é mais impulsivo e impaciente e, por isso, não vão além da primeira página dos resultados de pesquisa. Assim, implemente esta técnica na sua loja online e, quando os utilizadores procurarem o produto, é a sua loja que vão encontrar.
Uma das formas mais eficazes de trabalhar esta estratégia é criar um blog. A cada novo artigo, novas páginas serão acrescentadas ao seu website, o que é um fator positivo para o algoritmo. Além disso, estes conteúdos oferecem a oportunidade perfeita de se apresentar como especialista no produto que vende. Dicas, curiosidades, sugestões sobre o produto ou assuntos relacionados com o segmento ajudam o cliente a finalizar a compra.
4. Faça social selling
Em qualquer loja online, é essencial manter um canal de comunicação aberto e ativo com os clientes. As redes sociais são uma ótima forma de interagir com o público, mostrar os produtos e responder a dúvidas. Assim, faça um planeamento de conteúdo que vá diretamente ao encontro aos interesses do público, e construa uma identidade visual adequada à sua marca, com o impacto necessário para atrair a atenção. Faça das redes sociais da sua empresa um foco de relação com os clientes, e mostre-se consistente, genuíno, credível, disponível e de confiança.
Invista também em anúncios pagos para que mais pessoas conheçam a sua loja. Tomando o exemplo do Facebook, em média, apenas 10% dos seguidores de uma página visualizam as publicações. Isto significa que as suas publicações não são vistas pela esmagadora maioria dos seus seguidores. Uma estratégia paga vai aumentar o alcance e garantir a visibilidade do seu conteúdo.
5. Recupere vendas com estratégias de “carrinho abandonado”
Grande parte dos carrinhos de compra online são abandonados pelo cliente antes de fazerem o checkout. Isto acontece por vários motivos: encontraram uma despesa inesperada (como, por exemplo, o preço dos portes de envio), estavam ainda em fase de exploração de produtos sem intenção de compra, a navegação do website é lenta ou demasiado complexa, ou o processo de compra é demorado.
É importante perceber porque é que isto acontece na sua loja, e garantir que a experiência de compra é fácil e fluida. Contudo, é também o momento de interagir com o cliente e enviar um e-mail personalizado e especificamente criado para o efeito. Este e-mail pode ser planeado no sentido de persuadir o cliente a finalizar a compra, não só alertando para compras não finalizadas, mas também oferecendo benefícios. Por exemplo, poderá disponibilizar um desconto adicional se completar a encomenda num determinado prazo ou sugerir produtos relacionados com os que foram adicionados ao carrinho.
6. Disponibilize formas de pagamento fáceis e seguras
Este é um grande passo para conquistar a confiança do cliente. Por um lado, é importante garantir o pagamento das transações efetuadas na sua loja online e, por outro, manter os dados fornecidos pelo consumidor em total segurança. Assim, facilite o processo de compra disponibilizando diferentes métodos de pagamento online, optando sempre pelos mais comuns.
Desta forma, o cliente não será obrigado a procurar uma outra loja online que tenha a forma de pagamento que pretende. Com a plataforma OLX Business, poderá implementar na sua loja online as principais formas de pagamento digital, como PayPal, cartão de crédito, referência multibanco ou MB Way. Todo o processo encontra-se protegido pelas práticas mais recentes de segurança online, para que os seus clientes se sintam confortáveis e seguros quando finalizam as compras na sua loja.
7. Ofereça os portes de entrega
O valor associado aos portes de entrega é, muitas vezes, um fator decisivo no momento da compra. Mesmo que o valor dos seus produtos seja mais económico comparativamente à concorrência, pagar pelos portes pode constituir um entrave para conquistar o cliente. Uma estratégia muito utilizada é oferecer os portes para compras superiores a um determinado valor. Isto permite que tenha preços mais competitivos e aumenta o valor médio de compra. Contudo, este patamar não deve ser muito elevado, para não desmotivar o cliente.
É importante que a informação sobre os portes seja comunicada de forma clara, para que não seja uma surpresa no checkout. Não só o cliente poderá abandonar o carrinho, como ficará com uma experiência desagradável com a marca.
8. Planeie um programa de fidelização
Um dos grandes objetivos de qualquer loja online é garantir que o cliente regressa. Para isso, é necessário se sinta satisfeito, que prefira a sua loja e que continue a comprar. Uma das formas mais utilizadas para promover a fidelização do cliente é aplicar benefícios adicionais e exclusivos para compras repetidas.
Por exemplo, poderá permitir acumular pontos por cada compra efetuada, convertíveis em produtos ou descontos em compras seguintes, conceder acesso a conteúdos ou serviços exclusivos, ações promocionais específicas de aniversário ou de Natal, entre muitos outros. Desta forma, é reduzida a sensibilidade do cliente ao preço, e aumenta o número de compras recorrentes.
Fazer compras online ainda é um processo que deixa muitos utilizadores inseguros. Portanto, invista em contornar todos os obstáculos. Dessa forma, poderá conquistar a confiança dos clientes e, por consequência, aumentar as vendas online.
As empresas que querem vender online com segurança encontram no OLX Business uma plataforma de e-commerce segura, que adota as mais recentes práticas de proteção de dados. Desde Certificados SSL a vários modos de pagamento, terá ao seu dispor uma forma segura e facilitada de digitalizar o seu negócio, sem comissões de venda associadas. Crie já o seu perfil e eleve o seu negócio ao próximo nível.