Aqui encontra um guia prático, simples e eficaz para definir a sua estratégia e começar a sua loja online. Vender online engloba várias componentes para que o seu negócio seja um sucesso.
A estratégia a adotar afetará todas as outras decisões de negócio, tais como a marca, o design do website, o marketing, programas de fidelidade, envio e atendimento e, essencialmente, um ótimo produto.
Começar a vender online em 4 passos
As grandes empresas, mais populares no mercado, podem servir de inspiração para começar a vender online. Identifique o seu estilo, o que corresponde à marca que pretende criar e desbloqueie o seu espírito de empreendedor.
1. Crie produtos que tragam soluções
Para pensar num excelente produto com alta probabilidade de venda, é necessário refletir sobre os problemas do dia a dia e quais as soluções possíveis.
Através de uma análise de mercado é capaz de identificar como um produto ou serviço pode acrescentar valor à vida de muita gente. Comece por analisar a seu próprio dia a dia, descreva quais as experiências que o atrapalham, e como facilmente tais situações podiam ser ultrapassadas.
2. Encontre uma mensagem que apaixone
A paixão é a motivação para o seu negócio. Invista emocionalmente no seu produto, e na história por trás do produto ou marca. Se conseguir criar uma narrativa emocionante, vai destacar-se da concorrência.
Acrescente uma mensagem aos produtos que pretende vender online e crie uma marca que fale com as pessoas de forma significativa, autêntica e envolvente.
A sua marca deve falar com os seus consumidores de forma a que os atraia e os obrigue a voltar. Acrescente uma mensagem de marca que cause impacto.
Para chegar à mensagem ideal veja como é que o seu público gosta de ser abordado, como pretende posicionar o produto e como é que idealiza a imagem da marca, cores e slogans.
3. Estude as tendências do mercado
Estude o mercado para criar um lugar para a sua marca, mantenha-se atualizado sobre os produtos e serviços mais recentes e procurados. Defina a que tendências vai aderir e quais vai evitar, de forma a ganhar vantagem.
4. Identifique os segmentos de nicho
Os mercados de nicho tendem a ter níveis de interação e de conversão superiores. Esta é uma proposta de negócio online em que cria o produto ou serviço que resolve o problema para um segmento específico.
Estimule a imaginação e preste atenção ao modo como a sociedade se comporta. Verifique o que pode melhorar ou o que está em falta, e pode fazer toda a diferença no dia a dia da comunidade.
Mantenha-se atualizado sobre o que está a acontecer no mundo e aproveite as oportunidades de negócio online que possam surgir, para desenvolver a sua ideia de negócio.
Check list para começar a vender online
Resumindo, aqui fica a Checklist de como começar a vender online:
- Fazer pesquisa de mercado;
- Finalizar os produtos para venda;
- Identificar a base de clientes;
- Segmentar o público;
- Pesquisar qual a plataforma de comércio mais usada e onde vender;
- Criar conteúdo de alta qualidade;
- Criar uma estratégia de marketing.
Com as etapas estudadas e o apoio das ferramentas certas, como o OLX, pode começar a vender online hoje.
Onde começar a vender online
São várias as plataformas em que pode lançar o seu negócio online, a par da sua própria loja, e é fundamental marcar presença nas redes sociais.
Lembre-se que, para o consumidor, a preferência é a conveniência. Isto não quer dizer que tem de vender em todos os canais possíveis. Deve perceber onde está o seu público e ir ao seu encontro.
O OLX é o principal portal de vendas online em Portugal, onde milhares de pessoas descobrem novos produtos, todos os dias. Comece por criar o perfil da sua empresa de forma simples e comece a vender os seus produtos online, hoje.
Conheça ainda algumas as vantagens de vender online
- Pode trabalhar a partir de qualquer lugar, gerir o seu próprio horário e decidir o seu ritmo;
- Não precisa de se preocupar com armazenamento. Pode encomendar os produtos ao armazém apenas quando recebe ordem de compra por parte do cliente.
Vender online apresenta inúmeras vantagens e possibilidades. Pode levar tempo até começar a ver resultados consistentes e há um caminho de constante aprendizagem. Exige esforço, empenho e envolvimento.
Se não pretende investir em recursos humanos, tem de estar ciente que vestirá todas as fardas: de empresário, contabilista, web designer, marketing e relações públicas. Significa que assume a responsabilidade de tudo o que acontece.
No OLX pode apresentar a sua marca e divulgar os seus produtos e serviços para milhares de potenciais clientes. É o maior site de classificados em Portugal, com um atendimento dedicado a clientes profissionais para ajudá-lo a vender online.