Como crescer no Instagram: 7 dicas para implementar no seu negócio

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Ter uma presença cuidada no Instagram é uma forma de se dar a conhecer e descobrir novos clientes dentro de um universo de mais de 500 milhões de utilizadores diários. Mas, como em todas as redes sociais, existem boas práticas e erros a evitar. Estas são as 7 dicas sobre como crescer no Instagram que pode começar a implementar hoje para gerar maior notoriedade para a sua marca.

Como crescer no Instagram

1# Use as hashtags certas

O objetivo no Instagram é envolver o público regularmente. Para crescer, é importante saber utilizar os hashtags a seu favor. Esta funcionalidade permite que pessoas que procuram termos específicos encontrem as suas publicações.

Se precisa de inspiração para encontrar as hashtags mais adequadas ao seu negócio, comece por estudar a concorrência. Também pode consultar as listas atualizadas com as hashtags mais usadas ou usar ferramentas gratuitas que estão permanentemente atualizadas.

Como implementar:

  1. Comece por pesquisar hashtags relevantes para a sua marca, tanto na concorrência como em listagens disponíveis online para o seu setor de atividade;
  2. Avalie o volume de pesquisas de cada hashtag;
  3. Crie uma lista de hashtags adequadas à sua marca e a cada categoria de produto;
  4. Introduza hashtags nas próximas publicações e atualize os posts passados.

2# Encontre a altura certa para publicar

Além de adicionar hashtags para crescer no Instagram, também deve considerar o timing de cada post – ou seja, o dia e a hora em que as publicações chegam ao maior número de pessoas.

Pode começar por consultar horários de referência para 2020. O gráfico abaixo mostra as melhores combinações de dias e horas para obter melhor engagement (em português, interação, a soma dos likes, comentários e partilhas que cada publicação gera). As zonas mais escuras são as que geraram resultados superiores.

Fonte: sproutsocial.com

Tenha em conta que no seu caso específico os resultados podem variar. É sempre recomendável confirmar se estas estatísticas globais se aplicam a si através dos dados da sua conta:

  1. Aceda às estatísticas da sua conta e faça uma extração de todos as publicações efetuadas;
  2. Organize (manualmente ou utilizando fórmulas) os posts por dia da semana e hora de publicação;
  3. Calcule a média de interação em cada dia e hora para definir o melhor horário de publicação.

Este tipo de análise exige algum nível de conhecimento estatístico ou familiaridade com Excel para produzir resultados fiáveis. Se não se sente à vontade para o fazer, siga as recomendações gerais para o seu setor.

3# Interaja com a audiência da sua concorrência

Uma das melhores maneiras de crescer no Instagram é através das contas dos concorrentes mais próximos e interagir com o seu público. São pessoas que já demonstraram interesse nos produtos que oferece porque já seguem os seus concorrentes.

Este é um processo manual cujos resultados são proporcionais ao tempo que lhe dedica. Para o fazer da forma mais eficiente deve:

  1. Identificar o top de concorrentes no Instagram (por exemplo, as 5 principais marcas);
  2. Definir o número de pessoas de cada concorrente com que vai interagir (por exemplo, 100 pessoas por dia de cada concorrente);
  3. Definir como vai interagir: dando um like, com um comentário, ou seguir. Quanto mais personalizada for a forma com que interage, maior a probabilidade de essa pessoa o passar a seguir.

4# Entre em contacto com influenciadores

Uma das formas mais diretas de crescer no Instagram é através de pessoas com perfis de alta visibilidade no seu setor, os influenciadores.

Normalmente, um influenciador terá vários milhares de seguidores, dependendo da sua área de atuação. A vantagem de recorrer a esta opção, que tem um custo, é dar visibilidade aos seus produtos recorrendo a uma audiência que já está construída.

Para o fazer deve:

  1. Criar uma lista dos principais perfis a seguir na sua área. Por exemplo, se vende produtos de beleza, identifique as pessoas que mais se destacam nesta área e que partilham a filosofia da sua marca.
  2. Se não souber quem são, existem ferramentas gratuitas que podem ajudar. Pode fazer uma pesquisa por hashtag e ver as principais contas com essa palavras-chave.
  3. Defina um número mínimo de seguidores a partir do qual pode considerar que essa pessoa é um influenciador na sua área (por exemplo, um mínimo de 5.000 seguidores).
  4. Verifique se essa pessoa tem um email associado à conta (o que normalmente significa que está aberto à possibilidade de ser contactado para publicar posts promocionais).
  5. Entre em contacto por email e peça mais informações e preços.

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5# Aprenda com os seus seguidores

A informação que os seus seguidores deixam na sua conta é essencial para crescer no Instagram. A análise dos comentários que fazem, das outras contas que seguem, e das publicações que lhes despertam maior interação é essencial.

Como implementar no seu negócio:

  1. Selecione os seguidores a estudar: são aqueles que têm mais de 200 seguidores? São pessoas que o seguem há menos de 1 ano? Clarificar o perfil do “seguidor-modelo” ajuda-o a não perder o foco.
  2. Resuma esta listagem a um top de 20 ou 30 contas.
  3. Identifique qual é o tipo de conteúdo que desperta maior interação para este grupo de seguidores, os comentários que fazem e procure oportunidades de melhoria.

6# Aprenda com a concorrência

Existem muitos bons exemplos nos quais se pode inspirar. Parte do segredo para crescer no Instagram é seguir marcas relevantes no seu setor, identificar conteúdos que funcionam e adaptar para a sua realidade e audiência.

Para o fazer:

  1. Identifique o top de contas a seguir.
  2. Esteja atento às publicações e registe o que funciona melhor em termos de interação (os posts que recebem mais likes, comentários ou partilhas).
  3. Preste especial atenção à imagem utilizada, às hashtags selecionadas e à forma como o copy é escrito.
  4. Procure introduzir estas boas práticas na sua comunicação.

7# Se quer que o sigam no Instagram, diga-o

Outra forma simples e gratuita de crescer no Instagram: peça às pessoas para o fazerem. Faça com que seja simples encontrar a sua conta nos canais de comunicação que já usa.

Uma das maneiras de o conseguir é através de uma mensagem “Siga-nos no Instagram” (ou equivalente) em comunicações já existentes como newsletters ou confirmações de encomenda. Desta forma está a migrar a sua rede de contactos existentes para o Instagram.

Se tem lojas físicas, aproveite este espaço. Dê a entender claramente nos talões, balcão ou montra que os seus clientes podem descobrir novidades na sua conta de Instagram.

Agora que já sabe como crescer no Instagram, uma última dica para aumentar a sua presença online: começar a vender no OLX, com a sua marca. Sabia que já pode criar um site próprio alojado dentro do OLX? Assim, chega aos 80.000 utilizadores diários do OLX sem perder a sua identidade. Pronto para começar?