Instagram para empresas: como organizar o feed e criar stories que vendem?

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Pessoa a segurar smartphone com instagram no ecrã

O Instagram tem tido um crescimento acentuado nos últimos anos e é, atualmente, a segunda rede social com mais utilizadores ativos no mundo. Este crescimento trouxe novas funcionalidades, o que fez do Instagram uma importante ferramenta de vendas. Com o Instagram para empresas é possível criar uma verdadeira montra virtual para divulgar produtos e serviços.

São mais de mil milhões de contas ativas todos os meses, em todo o mundo. 90% dessas pessoas seguem pelo menos um negócio no Instagram e mais de 500 milhões utilizam o Instagram Stories todos os dias. O número de utilizadores que visita, pelo menos uma vez por dia, o perfil de uma marca no Instagram ultrapassa os 200 milhões. Estes números mostram o potencial e a importância de ter a sua marca nesta rede.

Das marcas estabelecidas aos negócios mais familiares, é possível obter resultados com o Instagram para empresas.

Comece a vender online em 4 passos

Comece por criar um perfil comercial no Instagram

É possível criar uma conta comercial no Instagram e, assim, obter estatísticas sobres as publicações, stories, seguidores ou anúncios que promova. Estas estatísticas permitem saber se se encontra no bom caminho ou se é necessário redefinir o seu plano de conteúdos.

No seu perfil pode adicionar informações sobre a sua empresa, como o horário de funcionamento, a localização e os contactos. O Instagram é altamente visual e via Instagram for Business pode contar a história da sua marca através de fotografias, vídeos e legendas cativantes.

Dicas para começar já a utilizar o Instagram para empresas

Mostre personalidade

Defina a personalidade da sua marca, dos produtos e serviços, e crie uma estratégia à volta disso. Pode começar por identificar o seu target, que tipo de conteúdos postam e os perfis que seguem.

Promova a cultura da empresa

Partilhar a cultura da empresa é importante, mesmo num ambiente mais descontraído ou informar, tal como a relação que se vive dentro da empresa, o perfil de todos os colaboradores, experiências ou outros.

Com o Instagram para empresas consegue promover uma relação de proximidade com os seus seguidores, informação a que não teriam acesso de outra forma.

Defina um horário

Depois de perceber em que alturas do dia o seu target está mais presente no Instagram, organize a publicação do seu conteúdo nessas alturas. Publicar quando os seus seguidores estão online, mais ativos e atentos, vai fazer com que reparem no seu conteúdo e interajam.

Seja criativo

O Instagram pode ser uma montra virtual onde vai mostrar os seus produtos. Partilhe o que tem para oferecer da forma mais criativa possível. Se os seus seguidores se conseguirem relacionar com o que publica, vão-se sentir mais atraídos.

O Instagram para empresas permite utilizar o Instagram Shopping, o que pode levar os utilizadores a interagir mais com as publicações, pois mostra vários produtos numa só imagem sem parecer um anúncio. Caso o utilizador tenha interesse nos produtos, clica na tag para saber mais e até pode efetuar a compra. Com isto, o engagement com os seus seguidores aumenta significativamente.

Tenha um estilo próprio

Pode ser um filtro ou um padrão no feed. Crie uma identidade própria que identifique o seu perfil junto dos utilizadores. Um perfil organizado transmite harmonia e uma sensação agradável para que o seguidor continue a sua leitura.

É importante fazer com que as imagens partilhadas “conversem” entre si, conferindo-lhes um aspeto profissional. Pode dividir o seu feed por categorias de produtos ou padronizar fotos. Um feed organizado é um requisito para criar engagement.

Existem diferentes tipos de feed no Instagram, que também se aplicam ao Instagram for Business:

  • Feed artístico: Dedicado às artes, tem fotos e formatos criativos. É comum em perfis de modelos, artistas plásticos, fotógrafos, tatuadores, entre outros.
  • Feed corporativo: Tem um objetivo de negócios claro, como as vendas. O conteúdo revela a sua qualidade. A finalidade varia de acordo com a estratégia de momento.
  • Feed de causa: Geralmente associado a uma causa social, ambiental ou outra ação ideológica. É comum em ONGs.
  • Feed pessoal: Comum para pessoas e influenciadores digitais, tendo como função trabalhar a imagem do indivíduo. O foco é no próprio utilizador.
  • Feed portfólio: Semelhante ao feed artístico, sendo a diferença o serviço prestado. É comum em profissionais de marketing, designers, cozinheiros, editores de vídeo e outros. Serve de portfólio e é um fator decisivo na hora de conquistar mais clientes.

E aqui vão alguns truques para organizar o seu feed

  1. Escolher fotos com alta qualidade para compor o feed;
  2. Pensar no feed na hora de tirar novas fotografias;
  3. Escolher um tema ou padrão;
  4. Aplicar filtros semelhantes;
  5. Escolher uma paleta de cores;
  6. Ter um fio condutor aos vários posts que conte uma história.

Partilhe stories com regularidade

Mais de 400 milhões de pessoas usam o Instagram Stories todos os dias e, cerca de 39% afirma que fica mais interessado num produto ou marca, depois de os ver em stories. Estes dados dizem-nos que os stories são uma parte fundamental de um perfil de Instagram para empresas.

Tipos de stories que vendem:

  • Perguntas e respostas: Abra espaço para que os seus seguidores coloquem dúvidas sobre os seus produtos. Pode tornar-se numa oportunidade para que tomem a decisão final de efetuar uma compra.
  • Lançar produtos ou atualizar serviços: Os stories permitem criar expectativa. São também uma possibilidade de apresentar uma novidade de uma forma mais descontraída e original.
  • Oferta de produtos ou serviços: Quando as pessoas descobrem ofertas, tomam decisões com base nos seus estados emocionais. Nos stories pode incluir adesivos e tags de compra ou links, a partir dos 10 mil seguidores.

Planeie os seus stories através do seu conhecimento do público e da análise das métricas. Faça lives, uma vez que o Instagram prioriza vídeos ao vivo, notificando no momento os seus seguidores. Use adesivos, hastags e localização. Mostre o seu dia a dia e/ou da sua empresa.

Anuncie com boas práticas

Tal como acontece no Facebook, pode promover a sua marca no Instagram for Business. Se cumprir com as boas práticas anunciadas pela rede social, os utilizadores estão dispostos a prestar atenção e a comprar.

Aprofunde o Instagram Shopping

Também conhecida como loja no Instagram, esta é uma funcionalidade que permite que negócios e marcas identifiquem os seus produtos em fotografias partilhadas no feed. Trata-se de uma forma de apresentar os produtos e serviços a potenciais clientes, convidando-os a analisar melhor o produto, as suas características e preço, diretamente a partir do Instagram, concluindo a compra no website da sua marca.

Esta ferramenta do Instagram para empresas está disponível para os mercados do Brasil e de Portugal. Apenas permite negócios que vendam produtos físicos, excluindo os negócios de venda de produtos digitais ou serviços e, também, negócios que não se enquadrem nas políticas de comércio do Facebook.

Conecte o Instagram com o Facebook

A sua conta de Instagram para empresas deve estar associada à página de Facebook da marca. Isto vai facilitar na hora de partilhar o conteúdo de uma conta para a outra e, para além disso, é necessário para utilizar o Instagram Shopping.

Para além de ser fundamental marcar a sua presença online nas redes sociais, criar um perfil de empresa no OLX vai impulsionar o seu negócio desde o primeiro minuto. No OLX pode criar o seu próprio site personalizado e construir uma montra virtual que será vista diariamente por milhares de visitas.