Novembro é um grande mês para as compras online – desde que as marcas estejam preparadas. Apesar do Black Friday ter mais atenção, há outras datas importantes no calendário. Descubra o que é a Cyber Monday 2022, porque é importante e como preparar o seu negócio.
O que é a Cyber Monday 2022 e porque é importante?
A Cyber Monday é um dos grandes dias de compras online do ano e ocorre sempre na segunda-feira após o Black Friday. Este ano, a Black Friday é a 25 de novembro e a Cyber Monday a 28 de novembro. A proximidade das datas não é coincidência: entusiasmados com o volume de negócio gerado pelo retalho tradicional durante o Black Friday, os comerciantes online apressaram-se a trazer o conceito para o digital. A primeira Cyber Monday celebrou-se em 2005 e, desde aí, tornou-se uma data chave para todas as empresas que vendem produtos online.
Nesta altura, e para impulsionar as vendas, os consumidores esperam descontos e promoções. Cerca de 60% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com estas datas e o consumidor médio aloca um orçamento de 281 euros à Black Friday e Cyber Monday. Mas a Cyber Monday não é apenas de vender – este é um bom dia para as empresas construírem sua marca. Ao promover produtos e serviços na Cyber Monday, é possível alcançar um público maior e gerar reconhecimento para a marca.
Há bons motivos para apostar em dias como a Cyber Monday para crescer. Nos últimos cinco anos, o custo de aquisição de novos clientes aumentou mais de 50%. O que significa que as marcas têm de investir 1.5 vezes mais para conseguir um cliente do mesmo valor do que há 5 cinco anos atrás, em parte devido ao aumento da concorrência online. No entanto, para aproveitar a Cyber Monday ao máximo, as empresas precisam de estar preparadas.
7 dicas para aumentar as vendas com a Cyber Monday 2022 (com rentabilidade)
Existem algumas estratégias que podem ser implementadas para aumentar as suas vendas nesta Cyber Monday 2022.
1. Escolha os produtos a colocar em desconto
7 em cada 10 compradores não têm certeza do que comprar na Cyber Monday. Por isso é essencial que selecione alguns produtos chave aos quais dar destaque (e descontos).
Aqui ficam algumas dicas:
- Se participou na Cyber Monday no ano passado, a primeira etapa é analisar os dados de vendas para identificar o que funcionou melhor.
- Utilize as informações para fazer alterações nos layouts e descrições dos produtos existentes.
- A maioria dos consumidores espera encontrar descontos entre 25-50%.
- Antecipe as oportunidades de cross-selling e up-selling nos artigos com maior desconto. Se vai colocar um produto à venda com uma promoção elevada, garanta que a sua loja online sugere os produtos certos para os clientes continuarem a comprar.
- Os descontos devem estar claramente visíveis na loja online, na homepage e em locais de destaque.
Escolha com antecedência os produtos e preços a promover.
2. Crie descrições de produtos que levam à conversão
As descrições dos produtos devem incutir urgência. Lembre às pessoas que têm apenas uma determinada janela para obter os melhores descontos:
- Se o produto é de uma marca conhecida, coloque o nome numa posição de destaque – funciona para dar credibilidade à loja, para beneficiar o ranking nas pesquisas do Google e gerar mais pesquisas e vendas.
- Selecione as palavras chave a utilizar, relacionadas com a Cyber Monday, e coloque-as no título e descrições dos produtos.
- Faça uma auditoria rápida às categorias e listagens de produtos para garantir que estão atualizadas. Não há nada pior do que anunciar um produto que não pode entregar.
3. Facilite o checkout
O checkout no e-commerce deve ser transparente, para proporcionar ao utilizador uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem ser necessário sair do website para concluir a compra. Por exemplo, inclua o login através das redes sociais ou Google para agilizar o processo. Considerando a quantidade de passwords diferentes que as pessoas usam, esta é uma forma de evitar que o cliente tenha de criar mais uma.
É também importante não surpreender o cliente com informações inesperadas que o possam levar a desistir da compra. Por exemplo, coloque de forma bem clara os custos de entrega, ou o valor mínimo de compra a partir do qual a entrega é gratuita. Não faça com que o cliente descubra o valor dos portes somente no momento de fazer o pagamento.
Além disso, ofereça o máximo de meios de pagamento. Idealmente, deve cobrir todas as formas disponíveis no mercado, para que o cliente encontre aquela que normalmente utiliza. Evite formulários demasiado longos, verifique e teste o processo de checkout para garantir que o cliente não encontra erros ao longo do processo e, assim, finalize a compra o mais depressa possível.
Artigo relacionado: 9 formas de recuperar carrinhos abandonados
4. Otimize a presença nas redes sociais
As redes sociais são essenciais para dar a sua conhecer as promoções de Cyber Monday. Na Black Friday 2018, 42% das marcas que marcou presença no Facebook registou um aumento de vendas face a um fim-de-semana médio.
- Garanta que os perfis estão atualizados, de preferência com uma imagem própria para o evento que destaque os descontos;
- Verifique se os links para a sua loja online estão a funcionar;
- Dê destaque aos produtos com maior desconto;
- Escolha imagens com boa qualidade;
- Comece a publicar alguns dias antes da Cyber Monday.
5. Reforce o email marketing
Para muitas pessoas, o email continua a ser um dos meios preferenciais para obter informações sobre descontos e promoções.
- Procure soluções de email padronizadas e que já estejam preparadas para funcionar em vários dispositivos;
- Comece pelo menos uma semana antes da Cyber Monday a realizar envios;
- Escolha as melhores imagens e descontos para colocar na newsletter;
- Considere um código de desconto para quem o visita através da newsletter.
6. Torne-se um utilizador Business do OLX
O OLX Business é o maior shopping online de Portugal, com mais de 7 milhões de utilizadores mensais. Esta já é a maior comunidade de classificados em Portugal, que facilita mais de 700.000 oportunidades de vendas todos os meses a dezenas de milhares de empresas que divulgam os seus produtos e serviços. Fale com um dos nossos consultores especializados e confirme como este canal alternativo de vendas pode impulsionar o seu negócio nesta Cyber Monday 2022.
7. Descarregue a nossa checklist para se preparar para a Cyber Monday
Para que não se esqueça de nada na preparação do Cyber Monday, criamos uma checklist simples. Aqui ficam alguns elementos a não esquecer.
O quê? | Impacto | Duração |
✅ Defina a duração da campanha: durante todo o fim-de-semana, um dos dias ou apenas algumas horas | Médio | 1 semana |
✅ Crie uma previsão de vendas e coloque as encomendas aos fornecedores, tendo em conta que muitos trabalham acima da capacidade nesta época | Elevado | 1 semana |
✅ Defina a sua política de envios gratuitos e de devoluções – é aplicável a todos os artigos ou apenas a alguns? Abrange apenas compras acima de um certo valor ou até uma distância limitada? Sabia que as entregas gratuitas são o principal incentivo às compras online para 9 em 10 clientes? | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Crie ofertas personalizadas – por tipo de cliente, por exemplo. Escolha que produtos e com que desconto | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Crie guias de oferta: prepare conteúdos que dêem sugestões de prendas – para o natal, para renovar a tecnologia em casa, para empresas | Média | 1 a 2 semanas |
✅ Garanta a exatidão dos dados de stocks. A alternativa será fazer um inventário prévio | Elevado | 1 a 2 semanas |
✅ Compare com a concorrência. Defina os preços para os artigos a escoar, comparando com o PVP da concorrência. Assim garante um preço competitivo com os principais concorrentes em artigos com as mesmas características | Elevado | 1 a 2 semanas |