O tema não é recente, mas torna-se cada vez mais relevante à medida que as novas gerações chegam ao local de trabalho. Segundo a consultora britânica IR Global, a diversidade e a inclusão são dois dos fatores mais importantes para os millennials e geração Z – que hoje representam mais de 50% da força laboral mundial.
Muitas empresas debatem-se com dificuldades em contratar mão-de-obra qualificada e com fenómenos como o silent quitting. Como tal, é importante analisar a diversidade cultural não apenas como algo que “fica bem”, mas como uma questão séria que deve ser abordada com responsabilidade.
O que é a diversidade cultural no trabalho?
A diversidade cultural no local de trabalho é a expressão das inúmeras diferenças culturais dos colaboradores. Para a pôr em prática, as empresas devem adotar medidas de contratação e políticas empresariais que garantam a diversidade e a inclusão, bem como a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores.
Existem vários tipos de diversidade, tais como de género, etnia, orientação sexual, ou de idade. Para além destas, também as pessoas com deficiência ou a neurodiversidade – pessoas com doenças neurológicas, como o autismo ou a dislexia – fazem parte da diversidade cultural no trabalho. Outros tipos de diversidade podem incluir o estado civil, a escolaridade, a classe social, o idioma ou até a pronúncia.
Porque é importante promover diversidade cultural no trabalho?
A diversidade cultural traz vários benefícios para as empresas, alguns deles já comprovados em diferentes estudos, sendo os principais:
- Maior criatividade. Pessoas com diferentes origens, experiências e influências culturais trazem diferentes ideias para o local de trabalho, promovendo mais criatividade e inovação.
- Melhor experiência dos clientes. Além disso, equipas diversas têm maiores probabilidades de entender as necessidades dos clientes quando pelo menos um membro da equipa partilha a mesma etnia do consumidor final;
- Melhores resultados. Um estudo da McKinsey concluiu as empresas com mais mulheres e maior diversidade cultural na administração tinham maiores probabilidades de obter resultados acima da média;
- Maior motivação. Quando a empresa promove a diversidade cultural, diferentes grupos de trabalhadores irão sentir que a sua opinião é valorizada e isso irá aumentar a sua motivação para trabalhar e, consequentemente, a sua produtividade;
- Melhor reputação. Uma empresa que realmente se preocupe com a diversidade cultural terá uma melhor reputação junto de todos os stakeholders, incluindo potenciais candidatos a emprego.
Como gerir diversidade cultural no trabalho?
Transmitir e promover a diversidade cultural no local de trabalho pode ser um trabalho profundo, mas que deve ser feito por todas as empresas. Conheça algumas dicas para gerir a diversidade cultural no trabalho.
1. Comece pela formação
A sensibilização de todos os colaboradores para a promoção da diversidade cultural é uma das chaves do sucesso destas políticas. Assim, aposte em formações internas de promoção de igualdade, literacia étnica e de comportamentos não discriminatórios.
2. Adapte a estratégia de recursos humanos
A diversidade cultural começa na contratação. Deve haver transparência na política de contratação para que potenciais candidatos saibam que a empresa promove a diversidade.
3. Ajuste o modelo de negócio
Além disso, é importante ter esta questão explícita no desenvolvimento da estratégia de negócio, como na aplicação de quotas de diversidade nas equipas ou na abertura de vagas específicas para grupos desfavorecidos.
4. Dê o exemplo
A diversidade cultural promove-se como qualquer outro comportamento importante: com o exemplo. Começa pela definição de políticas transparentes sobre o tema, pela representatividade dessa mesma diversidade nas chefias e pelo incentivo ao envolvimento de todos os colaboradores nesta questão.
5. Adote uma comunicação interna eficiente
Uma boa comunicação interna é essencial para passar a mensagem de diversidade cultural entre os colaboradores. Aposte em momentos de partilha interna, como fóruns e palestras sobre o tema, faça estudos sobre o clima organizacional e partilhe os resultados entre todos para uma discussão aberta e transparente.
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