Endomarketing: saiba como aumentar satisfação dos colaboradores

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Como aplicar o endomarketing

O endomarketing é uma das formas mais eficazes de aumentar a satisfação dos colaboradores, reduzir a rotatividade da equipa e atrair novos profissionais altamente qualificados. Descubra o que significa este conceito, quais os benefícios e como o conseguir de forma prática.

O que é o endomarketing?

O termo endomarketing, ou marketing interno, é o conjunto de iniciativas promovidas para aumentar a satisfação e interação dos colaboradores com a organização.

O termo deriva do significado das duas palavras que o compõem: o prefixo endo que vem do grego e significa “dentro” e a palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing para dentro, que no ambiente empresarial se refere ao marketing interno.

Em linhas gerais, o endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing que se concentram em melhorar o ambiente interno – ou clima organizacional – de uma empresa. Procura melhorar a imagem da empresa junto dos seus colaboradores, e criar uma equipa motivada e de baixa rotatividade.

Que exemplos existem de ações de endomarketing?

A título de exemplo, a marca de automóveis Fiat permite que os colaboradores sejam os primeiros a fazer o test drive dos novos modelos. A Coca Cola no Brasil dedicou um andar aos Jogos Olímpicos, para que todos pudessem acompanhar um evento tão importante para a empresa, que era um dos principais patrocinadores. Na Toyota, os novos colaboradores são levados a conhecer diferentes áreas da organização, níveis hierárquicos e processos de trabalho, qualquer que seja a função para que foram contratados.

No fundo, todas as ações que promovam a interação entre colaboradores e a sua motivação podem ser enquadradas dentro do conceito de endomarketing: formações, troca de experiências, eventos corporativos voltados para os colaboradores, valorização do desempenho individual e coletivo e melhorias nos processos de comunicação interna.

Quais as vantagens do endomarketing?

Uma estratégia de endomarketing bem-sucedida beneficia uma empresa de várias maneiras. Estas são algumas das principais:

  • Reforça a cultura da empresa: O principal benefício do endomarketing é conseguir uma coordenação entre as diferentes áreas da organização, o que permite o desenvolvimento da cultura de forma transversal e a correta implementação dos planos e estratégias. 
  • Maior motivação: O endomarketing gera maior motivação para o colaborador que ao mesmo tempo se sente mais identificado com a marca ou o negócio. Com este tipo de iniciativas, a empresa partilha valores e objetivos comuns. 
  • Redução da rotatividade de trabalhadores: Graças ao endomarketing, a rotação dos trabalhadores diminui devido ao aumento da satisfação e do seu compromisso com a organização. 
  • Melhorar a qualidade de vida no trabalho: O endomarketing também melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores o que, a longo prazo, se traduz no desempenho, motivação e resultados obtidos.

O endomarketing pode assim beneficiar tanto os colaboradores como os resultados da empresa. Mas para o implementar corretamente, é necessário ter vários fatores em conta.

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Como aplicar o endomarketing?

Existem várias iniciativas possíveis de endomarketing que pode implementar na sua empresa sem gastar muito dinheiro.

1. Comunicação interna

A comunicação interna é o canal por excelência para garantir o alinhamento de toda a empresa. É graças às boas rotinas de comunicação interna, como reuniões, atualização da intranet, redes sociais internas ou uma simples newsletter que todos podem acompanhar o que está a acontecer. Estas dinâmicas facilitam o acesso a informações críticas, evitam mal-entendidos, e criam uma perceção comum do estado real da empresa e dos seus desafios.

2. Formação contínua

A formação é cada vez mais uma prioridade para empresas que se querem manter na vanguarda. Permitem que os colaboradores estejam atualizados e aprendam novas competências para que melhorem processos de trabalho, sejam mais produtivos e consigam melhores resultados.

3. Plano de carreira

Ter um plano de carreira estruturado ajuda a dar transparência e segurança aos colaboradores em relação ao seu futuro profissional. Além disso, também proporciona uma perspetiva de crescimento que aumenta o envolvimento com a empresa. Um plano de carreira a vários anos, revisto com regularidade, mostra a preocupação da organização com o crescimento profissional e valorização dos colaboradores.

4. Análise do clima organizacional

Se o ambiente corporativo é nocivo à saúde mental do colaborador, a imagem do empregador pode sair altamente prejudicada, independentemente de outras vantagens de trabalhar na empresa. O clima organizacional deve ser constantemente analisado e reavaliado para que se perceba o sentimento real da equipa face à organização.

5. Eventos de teambuilding

Os eventos de integração podem ajudar a aumentar o sentimento de pertença entre os colaboradores, além de desenvolverem a cultura organizacional. Quando as pessoas se sentem integradas, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável. Desde apresentações de resultados, a happy hours, ou dias temáticos ou festas de fim de ano, são vários os exemplos de eventos de teambuilding que podem ajudar a criar um espírito de equipa reforçado.

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