Google Merchant Center: o que é e como começar

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Google Merchant Center: o que é e como começar

Ter um e-commerce pode ser um desafio, mesmo para os gestores mais experientes. Contudo, existem algumas plataformas que permitem aumentar a presença digital de forma ágil. É o caso do Google Merchaant Center, onde pode apresentar os seus produtos num espaço nobre dos resultados de pesquisa da Google. Saiba tudo sobre esta plataforma e como começar.

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center éco painel de controlo usado para gerir os anúncios no Google Shopping. A partir do Google Merchant Center, o anunciante pode apresentar aos utilizadores imagens em miniatura dos produtos pesquisados, juntamente com detalhes, como o nome do produto, preço, nome da loja e comentários. Na própria página dos resultados de pesquisa da Google, o utilizador consegue ver várias opções. Ao clicar sobre o produto, a pessoa é direcionada à página do anunciante.

Na prática, é como se fosse um shopping online, uma montra virtual com produtos de várias lojas que se inscrevem no Google Merchant Center. Os potenciais clientes podem, assim, pesquisar, comparar e comprar produtos físicos em diferentes lojas que pagaram para anunciar os produtos. Faça um teste: pesquise, por exemplo, “iphone 14” no Google. Os resultados do Google Shopping aparecem até antes dos links patrocinados, e destacam uma imagem, o título, o preço e a loja que está a anunciar. Se clicar no separador “Compras”, vai encontrar uma página mais completa do Google Shopping, onde o utilizador poderá filtrar a pesquisa de acordo com o preço, marca ou características técnicas.

Além disso, o Google Merchant Center também fornece dados importantes sobre o desempenho dos anúncios e informações sobre o comportamento dos compradores, sendo uma importante e completa ferramenta para vender online. As empresas podem usar esta plataforma para aumentar o alcance dos seus anúncios e multiplicar as oportunidades de venda. Mas as vantagens não ficam por aqui.

Quais as vantagens do Google Merchant Center?

O Google é o motor de pesquisa mais utilizado no mundo, o que significa que ter os seus produtos expostos nessa plataforma atrai mais visibilidade e maior probabilidade de aumentar as suas vendas.

Além disso, os anúncios publicados através do Google Merchant Center são visualmente mais apelativos – os utilizadores não só encontram texto, mas também imagens. Por ser uma ferramenta visual e comparativa, facilita a compra.

Para além disso, e como já referido, os anúncios do Google Merchant Center são exibidos antes dos anúncios do Google Ads e dos resultados orgânicos de pesquisa, o que lhes concede o maior destaque e uma maior visibilidade.

Por último, e não menos importante, os anúncios do Google Merchant Center atraem utilizadores mais qualificados, ou seja, que já têm uma intenção de comprar. Neste caso, quem clica neste tipo de anúncios não procura apenas informações sobre o produto, mas pretende efetivamente comprá-los, mais cedo ou mais tarde.

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Quais as desvantagens do Google Merchant Center?

Contudo, anunciar no Google Merchant Center também tem os seus desafios, começando desde logo pela complexidade da plataforma. Criar e lançar uma campanha é relativamente simples, mas obter bons resultados requer domínio técnico e tempo para acompanhar e otimizar o desempenho.

Além disso, se os seus preços não forem competitivos, rapidamente será ultrapassado pela concorrência, uma vez que, nesta plataforma, este é um dos principais fatores de escolha para o cliente. E muitas empresas em todo o mundo já descobriram o potencial do Google Merchant Center, pelo que estará a competir com gigantes mundiais.

Como em qualquer outra forma de publicidade, anunciar no Google Merchant Center não traz resultados garantidos. A visibilidade não significa necessariamente que venda, além de que o anunciante paga por clique, mesmo que o utilizador não finalize a compra.

Como configurar o Google Merchant Center, passo a passo

Para configurar o Google Merchant Center, o primeiro pré-requisito é ter uma conta Google; se ainda não tiver, crie uma. A conta deverá ser a mesma para o Google Merchant Center, Google Analytics, Google Tag Manager e outras ferramentas do Google que usar para o seu negócio. De seguida, entre no Google Merchant Center e siga estes passos.

1. Preencha os dados do negócio

Na página de registo, preencha todas as informações que lhe são pedidas sobre a sua empresa. No final, terá a opção de selecionar como os clientes vão finalizar o pedido: na loja online ou na loja física e, em ambas as opções, poderá pré-visualizar o aspeto final. Ainda na página de registo, deverá aceitar os termos de serviço do Google para completar o processo.

2. Verifique o website

O próximo passo é fazer a verificação do seu website, para que a Google tenha a certeza de que é o dono do negócio. Para isso, deverá introduzir o URL do seu site para fazer a verificação da propriedade. Se o seu site já estiver verificado pelo Google Analytics ou no Tag Manager, a verificação no Merchant Center é automática. Caso contrário, deverá colocar um código específico na área <head> na homepage do seu site. Se o processo for efetuado corretamente, receberá um e-mail de confirmação.

3. Adicione os produtos

De seguida, é hora de adicionar produtos à sua loja no Google Shopping. O Google Merchant Center permite adicionar manualmente um produto de cada vez e também fazer upload de uma lista pronta, através de um Excel ou API. Assim, vai encontrar um formulário com várias informações sobre o produto, como o identificador exclusivo (por exemplo, a SKU), nome e descrição, ou página de destino na loja. Pode ainda indicar a disponibilidade do produto, data-limite de exibição do produto, preço promocional, medidas e dimensões, e categorias. É importante lembrar que se as informações dos produtos não forem atualizadas a cada 30 dias, as listas serão pausadas.

4. Anuncie os produtos

Depois de ter os produtos devidamente registados no Google Merchant Center, é hora de os anunciar.  Para começar, entre na sua conta de Google Ads com os mesmos dados de acesso do Google Merchant Center, sendo que ambas as contas já deverão estar vinculadas. Clique em “Nova Campanha” e defina um objetivo. Para os anúncios no Google Shopping, tem três objetivos disponíveis: vendas, leads e tráfego no site. De seguida, selecione “Shopping” como tipo de campanha.

Ser-lhe-á pedido que confirme como deseja configurar a campanha. Pode escolher de forma “Inteligente”, na qual o próprio Google aplica automaticamente as configurações recomendadas pelo algoritmo, ou de forma manual, neste caso sendo o anunciante a introduzir as definições. Por último, escolha quais os produtos ou grupos de produtos que deverão ser exibidos na campanha. No final, o anúncio passará por um processo de revisão e estará pronto para ser apresentado nas pesquisas.

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