Google Shopping: o que é e para que serve

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O Google Shopping está a ter um papel cada vez mais importante para empresas e empreendedores que desejam vender mais e expandir a sua marca. Descubra como funciona, quais as vantagens e desvantagens, e confirme se poderá ser uma boa estratégia para o seu negócio.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma plataforma da Google que permite que os utilizadores comparem produtos entre várias lojas online. Funciona como um shopping virtual, que apresenta os produtos pesquisados pelos utilizadores com informações detalhadas, como características, preços, promoções, disponibilidade ou medidas, entre muitas outras.

Os produtos são exibidos na página principal de pesquisa do Google quando um utilizador pesquisa um determinado produto, e também no separador “Compras”. Por exemplo, quando um cliente pesquisa “sapatilhas pretas” no Google, pode ver os resultados na parte superior da página, com imagens em miniatura dos produtos e informações adicionais.

Vantagens de anunciar no Google Shopping

Existem várias vantagens de anunciar no Google Shopping que estão na base do sucesso expressivo desta plataforma.

1. Maior alcance

A Google é o motor de pesquisa mais utilizado no mundo, o que significa que vai beneficiar de um alcance e de uma visibilidade sem precedentes, aumentando a probabilidade de fechar mais vendas.

2. Confiança por associação

Ao anunciar no Google Shopping, vai estar ao lado de grandes marcas que também usam esta plataforma, beneficiando assim de autoridade e elevada reputação por associação.

3. Leads mais qualificadas

Ao contrário do que acontece com uma pesquisa tradicional no Google, em que os utilizadores podem querer apenas consultar informação, quando usam o Google Shopping fazem-no já com intenção de compra, seja no momento ou num futuro próximo. É certo que nem todas as pesquisas no Google Shopping culminam numa compra, mas a probabilidade de isso acontecer é maior.

4. Design pensado nos utilizadores

A experiência que vai oferecer aos seus potenciais clientes quando exibe os seus produtos no Google Shopping é otimizada para facilitar a comparação e a compra. A plataforma foi pensada para destacar imagens e descrições lado a lado, ajudando o utilizador a tomar uma decisão.

5. Relatórios de desempenho

Outra vantagem do Google Shopping é que as empresas podem ter acesso a relatórios de desempenho das campanhas. Assim, poderá acompanhar em tempo real quais os produtos que estão a ter melhor performance e fazer ajustes de orçamento em conformidade.

6. Filtros

O Google Shopping permite filtrar os resultados de pesquisa para aumentar a probabilidade de o cliente encontrar exatamente o que precisa, o que significa que os seus produtos serão apresentados a quem realmente os quer adquirir. É possível filtrar por marca, preço, custo de envio, entre outras variáveis.

7. Avaliações

O Google Shopping apresenta avaliações de pessoas que já experimentaram o produto, positivas e negativas. Isto dá ao potencial cliente uma perspetiva neutra e autêntica da qualidade e funcionalidade do produto, ajudando a fazer uma compra informada.

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Desvantagens de anunciar no Google Shopping

Anunciar no Google Shopping traz também algumas desvantagens, que podem fazer com que não seja a plataforma ideal para os seus produtos. Em primeiro lugar, apenas poderá competir ao nível do preço, pelo que se o seu preço não for competitivo, dificilmente será escolhido no meio da concorrência.

Além disso, anunciar no Google Shopping exige um conhecimento técnico que não é facilmente acessível a todas as empresas e empreendedores. Criar e lançar uma campanha pode ser simples, mas obter bons resultados requer know-how e tempo.

Como acontece com qualquer outra forma de publicidade, anunciar no Google Shopping não garante vendas. É certo que terá maior visibilidade, mas nada garante que um utilizador conclua a compra, mesmo depois de clicar no seu produto.

Por último, se o seu website não estiver bem posicionado e não tiver boa reputação no Google, isso poderá comprometer o desempenho no Google Shopping, na medida em que o algoritmo irá penalizar os seus anúncios.

Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é alimentado por duas plataformas: Google Merchant Center e Google Ads. Na primeira, as empresas podem colocar as suas listas de produtos e personalizar os atributos, como EAN, preço, cor, ISBN, entre outras informações aplicáveis.

No Google Ads são configuradas as campanhas, sendo que aqui as empresas definem o orçamento a alocar e os critérios em que são divulgadas, como localização, público-alvo e outras definições. Para começar, deverá criar uma conta do Google Ads e no Google Merchant Center, usando um login do Google (que deve ser o mesmo para ambas as contas).

Google Merchant Center

O primeiro passo será então configurar a conta no Google Merchant Center, inserindo informações sobre a sua empresa e fazendo a verificação do site, para que a Google tenha a certeza de que é o dono do negócio. O processo de verificação é simples, mas algo técnico. Se o seu site já estiver verificado pelo Google Analytics ou no Tag Manager, este passo é automático. Caso contrário, deverá colocar um código específico na área <head> na homepage do seu site.

De seguida, é altura de inserir os seus produtos, com atributos descritivos como cor ou marca, preço, características, disponibilidade, entre outros. Pode fazê-lo de forma manual, adicionando um produto de cada vez, ou fazer um upload de uma lista já pronta, através de um Excel ou API. Poderá começar a criar campanhas depois de vincular a conta do Google Merchant Center à conta do Google Ads (poderá fazer a vinculação em “Definições” da conta Google Merchant Center).

Google Ads

Depois de as contas estarem vinculadas, está pronto para criar campanhas do Google Shopping. Clicando em “Criar Campanha”, terá acesso a várias opções de configuração. Pode decidir quais as definições a aplicar à campanha, como, por exemplo, a segmentação do público-alvo, ou deixar que seja o próprio algoritmo a aplicar automaticamente as configurações recomendadas.

Por último, escolha quais os produtos ou grupos de produtos que deverão ser exibidos na campanha. No final, o anúncio passará por um processo de revisão e estará pronto para ser apresentado nas pesquisas.

OLX Business, ao seu lado por uma maior visibilidade

Com esta informação, estará agora mais apto para avaliar se anunciar no Google Shopping poderá ser uma boa estratégia para divulgar os seus produtos. Mas apesar da sua importância, esta não é a única ferramenta que pode ajudar os empreendedores a crescer.

Há outras plataformas que podem ser aproveitadas para aumentar o alcance e a visibilidade dos seus produtos, como é o caso também dos marketplaces. Por exemplo, o OLX Business, a maior comunidade de classificados de Portugal, facilita mais de 700.000 oportunidades de vendas todos os meses, expondo produtos a mais de 7 milhões de utilizadores mensais. Esta visibilidade tem feito a diferença no crescimento de milhares de empresas e empreendedores.

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