Google my business: coloque o seu negócio no mapa

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Smartphone com Google My Business

Segundo a Google, 99,9% das empresas portuguesas são de pequena ou média dimensão. E milhares destas empresas não existem na internet. Numa era onde as páginas amarelas são o passado, não ter uma presença online é estar a perder um leque alargado de potenciais clientes. Se a grande barreira de muitas destas pequenas empresas são os custos e a complexidade para entrar no mundo online, com o Google My Business é possível fazê-lo de forma mais intuitiva.

Em 4 pontos explicamos-lhe tudo sobre o Google My Business. Pronto para colocar o seu negócio no mapa?

1. O que é o Google My Business?

O Google My Business é uma ferramenta gratuita que permite listar o seu negócio no motor de pesquisa da google e no google maps. E esta é apenas uma das coisas que pode fazer.

É particularmente importante para pequenos negócios locais. Imagine que é um cliente e está numa nova cidade à procura de um restaurante. 

Como cliente, irá utilizar o motor de pesquisa da Google para encontrar o serviço que procura. No caso do restaurante, poderá procurar o menu, o horário de funcionamento, as fotografias dos pratos principais e até ver a classificação por estrelas dada por outros clientes. Se lhe agradar, através do número disponibilizado, liga para reservar mesa ou clica na morada e direciona o seu GPS para o restaurante. Mas e se esse restaurante não estivesse presente no Google? Perderia uma fonte de novos clientes. O mesmo acontece para outros tipos de negócios – quando não está listado no Google My Business está a perder uma nova fonte de clientes.

Sabia que cerca de 90% dos consumidores europeus que visitam um estabelecimento pesquisam no motor de busca ou no mapa na semana anterior. E em Portugal, especificamente, 98% dos adultos recorrem ao motor de busca? Se hoje o consumidor pesquisa antes de comprar, a presença da sua empresa no Google My Business é essencial. Uma vez listada a sua empresa, está a ajudar potenciais clientes a descobrir os produtos e serviços que lhes oferece, enquanto lhe expõe todas as formas de contacto possíveis.

2. Quais as principais funcionalidades do Google My Business?

Como referido acima, o Google My Business permite listar informações essenciais da sua empresa, tornando-a assim mais fácil de encontrar. Mas agora, vamos ao detalhe das funcionalidades que pode e deve explorar para obter melhores resultados. 

Adicione todos os dados de contacto

Esta é a sua primeira etapa. Ao criar o seu perfil deverá inserir: 

  • Nome da empresa;
  • Morada da empresa;
  • Números de contacto;
  • Endereço de email;
  • Horários de funcionamento;
  • Formas de pagamento disponíveis;
  • Outras informações relevantes sobre o negócio.

Adicione fotos que ilustrem o seu negócio

Esta ferramenta da Google permite-lhe adicionar fotos sobre a sua empresa, produtos, serviços e colaboradores. 

Voltando ao exemplo do restaurante, se a especialidade é comida portuguesa, fotos de um bacalhau com broa ou de um cozido à portuguesa vão fazer salivar os clientes que procuram um restaurante no google. Colocar fotos da fachada da empresa também ajudam o cliente a encontrar mais facilmente o seu edifício na rua.

Através da app do Google My Business pode, inclusive, editar fotos. 

O Google My Business verifica a “realidade” do seu negócio

Se é um ávido utilizador do Instagram ou Facebook, já deverá ter reparado que personalidades e grandes instituições tem um marco azul logo a seguir ao seu nome. Isto quer dizer que as suas contas estão verificadas e que se tratam realmente dessas pessoas e instituições. Com o Google My Business pode fazer o mesmo com o seu negócio. Atestar a realidade do seu negócio é uma forma de passar mais confiança aos seus clientes.

A ferramenta de verificação do Google My Business funciona através de duas etapas. Primeiro, é-lhe enviada uma sms para o número que registou de forma a atestar a sua veracidade. Segundo, é-lhe enviada uma carta para a morada registada, onde estão indicados passos adicionais para completar a verificação do seu negócio. 

A partir do momento em que esta verificação esteja completa, a sua empresa aparecerá no Google com a menção “verified” ou “verificado”.

Responda às questões, reviews e mensagens dos seus clientes

A interação com os clientes é um dos trunfos na manga do Google My Business, semelhante ao que é possível fazer em redes sociais.

Através desta ferramenta da Google e, já com a sua conta verificada, pode responder diretamente aos seus clientes, quer eles tenham uma dúvida, quer tenham feito uma review. E, mesmo que essa review tenha sido má, a Google aconselha na mesma a responder de forma cordial.

Receba notificações em tempo real sobre o seu negócio

Quanto mais rápido responder às questões de potenciais clientes, mais rápido consegue convertê-los em clientes finais. Através da app do Google My Business, cada vez que um potencial cliente interage com o seu negócio, receberá uma notificação.

A app do Google My Business está disponível para Android e iOS

Crie um call-to-action

O Google My Business permite-lhe adicionar um botão para que o cliente possa tomar ação.

Por exemplo, no caso do restaurante, pode adicionar o botão para “Fazer Reserva”. Se tiver uma loja, pode direcionar os seus potenciais clientes para o seu site ou loja online. 

Publique novidades e eventos

Relembra-se da funcionalidade do Facebook para criar eventos ou da simplicidade de fazer um post com o menú do dia? 

Com o Google My Business pode fazer exatamente o mesmo. A grande vantagem? Assim que alguém pesquisa pelo seu negócio ou a área do seu negócio, os eventos ou produtos que quer destacar surgem logo à primeira vista.

Tenha em atenção que estes “posts” do Google My Business ficam online apenas durante uma semana.

Criar um website gratuito para a sua empresa

Uma das funcionalidades recentes do Google My Business é a possibilidade de criar um website para o seu negócio sem quaisquer custos e de forma fácil. 

A plataforma reúne todas as informações que já disponibilizou e, através dos templates de site que tem disponíveis, cria um website para a sua empresa. Apesar de ser um site simples é uma forma de começar a ter uma presença digital.

Se equaciona criar uma loja online, pode em alternativa usufruir das soluções que o OLX Pro tem para si. Através desta plataforma pode criar uma loja online personalizada para a sua empresa num marketplace com mais de 80.000 compradores diários. 

Receba relatórios sobre a performance do seu negócio online

Como não poderia faltar numa ferramenta digital, o Google My Business envia-lhe relatórios com dados interessantes sobre o seu negócio online. Nestes relatórios poderá verificar informações tais como:

  • Número de pessoas que viram o seu negócio na Google;
  • Número de pessoas que viram o seu negócio no Google Maps;
  • Número de pessoas que encontram o seu negócio no Google e que ligaram através do contacto disponível;
  • Número de pessoas que pediram informações sobre como chegar ao seu negócio;
  • Cliques para o site através do Google My Business;
  • Número de reservas feitas através das suas informações no Google My Business.

3. As vantagens do Google My Business em resumo

  • É grátis, user friendly e fácil de registar a sua empresa;
  • Responde à necessidade de digitalização dos pequenos negócios;
  • Coloca no mapa o seu negócio, com todos os dados de contacto necessários para que angarie novos clientes;
  • Ajuda a transmitir confiança a possíveis clientes;
  • Permite colocar fotos, novidades e eventos sobre o seu negócio
  • As reviews dos clientes ajudam a aumentar a autoridade da sua empresa e o interesse de outros clientes;
  • É um canal direto para falar com os seus clientes;
  • Permite que as pessoas tomem de imediato uma ação de compra, como reservar uma mesa ou então que sejam direcionadas para a sua loja online;
  • Pode criar um website gratuito que funciona bem em todas as plataformas, do computador ao smartphone (design responsive);
  • É uma porta de entrada para o marketing digital e para explorar outras ferramentas importantes da Google, como o Google Analytics ou o Google Ads.

4. As melhores práticas ao utilizar o Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta fácil de utilizar. Mas para que obtenha os melhores resultados, é preciso também seguir algumas boas práticas:

1. Mantenha as suas informações atualizadas

Horários, moradas, contactos: cada vez que haja alterações, atualize o seu perfil de Google My Business. Nenhum cliente gosta de ser surpreendido por um estabelecimento encerrado quando pensava que estaria aberto.

2. Responda sempre a todos os clientes

Ou pelo menos quase sempre. Dê prioridade às mensagens que recebe, pois podem conter dúvidas ou outras questões que, uma vez esclarecidas, ajudam a levar o cliente até si. 

Agradeça as boas reviews e seja cordial quando recebe uma má crítica. 

3. Utilize um call-to-action

Se a plataforma tem esta funcionalidade, seria um desperdício não a utilizar. Redirecione este botão para a atividade que está mais de acordo com os seus objetivos atuais (reservas, eventos, site).

4. Publique novidades

Mais uma vez, não se esqueça de outra funcionalidade do Google My Business. Se gere um restaurante, publicar todos os dias o menu do dia é informar o cliente sobre aquilo que ele pode esperar. Se tem algum evento agendado, publique-o também. E lembre-se, as publicações do Google My Business têm de ser atualizadas, pelo menos, de semana a semana.

5. Desenvolva algumas noções de SEO

De forma simples, o SEO é uma técnica de escrita de conteúdos otimizados para a web. Isto quer dizer que todas as informações que escreve, devem ter em consideração palavras-chave que os seus potenciais clientes pesquisam no Google. 

Quanto melhor for a relação entre estas palavras-chave e o seu negócio, mais em destaque surgirá nas pesquisas da Google.  

Poderá experimentar o curso de marketing digital da Google. Este é um curso gratuito e que o guia através das principais noções desta matéria, incluindo o SEO.

Pode aceder ao Google My Business em português aqui.

E já sabe, se procura uma plataforma para chegar a milhares de pessoas todos os dias crie hoje o seu perfil OLX Pro.