O home staging é uma técnica de marketing utilizada para acelerar os negócios imobiliários e aumentar o valor das ofertas.
Em Portugal, o período de venda de casas ronda, atualmente, os cinco meses, tendo aumentado face a 2019 – quando se vivia em crescimento económico e sem o novo coronavírus. Este período pode ser reduzido através de home staging. Descubra em que consiste e porque pode ser importante para a sua próxima venda.
O que é o home staging?
Home staging pode ser traduzido literalmente para “encenação da casa”. É o nome dado à preparação de uma residência privada para venda com o objetivo de tornar a casa atraente para o maior número possível de potenciais compradores, vendendo assim o imóvel com maior rapidez e por mais dinheiro.
O home staging tem um objetivo muito definido – vender. Vender uma ideia de estilo de vida, de conforto, de paz, acolhimento e bem-estar. O home staging cria emoções, sensações e experiências memoráveis que levam possíveis compradores ou inquilinos a pensar “eu vivia aqui”.
Vantagens do home staging
O home staging ajuda a destacar a casa
Muitos compradores começam as pesquisas online, o que significa que a primeira impressão que obtêm da casa são as fotos. Uma imagem pode fazer toda a diferença e levar as pessoas a apaixonarem-se pela casa. Se os clientes não gostam do que veem online, o processo de compra termina aqui.
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O home staging rentabiliza o espaço disponível
Com o home staging, tira o máximo partido de cada divisão. Se a casa for pequena, o home staging pode ajudar os compradores a ver o potencial, em vez de se concentrarem apenas nos metros quadrados. Quando os compradores conseguem ver como o espaço é usado, é mais provável que consigam ultrapassar um layout estranho ou um pé-direito reduzido, o que aumenta as probabilidades de compra.
O home staging acelera o processo de venda e valoriza o imóvel
Uma casa com home staging acelera o processo de venda e valoriza o imóvel porque permite que os compradores imaginem melhor o espaço e também os torna mais propensos a ignorar pequenos problemas.
Existem evidências que justificam o home staging. Em média, para um investimento em home staging entre 1% e 3% do valor de venda do imóvel, obtém-se uma valorização entre 7% e 15%. Adicionalmente, um estudo descobriu que as casas que passam por este processo vendem até 79% mais rápido.
Dicas para implementar o home staging de forma profissional
Pode implementar o home staging por si ou com ajuda profissional. Para maximizar os resultados, siga estas dicas.
1# Torne a casa universal
Um dos principais objetivos do home staging é ajudar os compradores a sentir o espaço como se fosse seu. Para isso, a casa deve ter estilo e charme, mas deve ser desprovida de toques pessoais que sugerem que esta casa pertence ao vendedor, não ao comprador.
Aqui fica uma lista de itens que deve arrumar ou esconder:
- Fotos pessoais;
- Comida no frigorífico;
- Roupas;
- Artigos de higiene das casas de banho;
- Elementos religiosos.
Também a pintura da casa é relevante. As cores são uma forma de expressão da personalidade de cada um que podem não cair no goto de novos compradores. Evite ao máximo as cores fortes e opte por tons neutros, como o branco ou o cinzento, para agradar ao máximo possível de potenciais compradores.
2# Pense no comprador-alvo
Para que o home staging seja eficaz, deve ir além de descaracterizar a casa. Pelo contrário, deve utilizar o conhecimento que tem sobre potenciais compradores.
Se está a vender uma casa de gama alta, por exemplo, inclua elementos decorativos excecionais, como pinturas ou esculturas que irão apelar a esta clientela. Se o imóvel em questão é direcionado a famílias jovens, o home staging pode criar um quarto de brincar com brinquedos e espaço para diversão.
3# Comece pelas divisões mais importantes
Dirija o seu esforço e a maior parte do seu orçamento para as divisões que têm maior probabilidade de influenciar a decisão do cliente, como a sala de estar, o quarto principal e a cozinha.
4# Limpe em profundidade
Uma casa limpa sugere aos compradores que os donos atuais cuidaram bem da propriedade, uma noção que se estende além das bancadas da cozinha para toda a casa. Se estas tarefas foram negligenciadas, como limpar o interior do frigorífico ou o pó das persianas regularmente, agora é a hora de as resolver.
5# Repense a iluminação
A iluminação é um fator determinante na decisão de compra. Uma casa bem iluminada dá uma sensação de boas-vindas e conforto que faz a diferença.
De preferência, marque as visitas para dias de sol e nas horas em que a luz natural é mais benéfica para a propriedade. Pode parecer difícil conciliar agendas desta forma, mas este é um fator cada vez mais valorizado por potenciais compradores.
Como anunciar a sua casa de férias
O home staging é uma parte importante da venda de uma casa e já faz parte do dia-a-dia de muitos agentes, consultores e profissionais imobiliários. Tem várias vantagens, das quais se destacam o encurtar do prazo de venda e valores de oferta mais elevados. Para o fazer, torne a casa universal, concentre-se nas divisões mais importantes, pense no comprador-alvo, limpe em profundidade e não se esqueça da iluminação.
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