Infoprodutos: o que são e porque são importantes?

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tipos de infoprodutos

A forte digitalização que ocorreu após a pandemia da Covid-19 levou à massificação dos infoprodutos, isto é, de produtos digitais que transmitem algum tipo de conhecimento. Esta nova visão levou vários empreendedores a perceberem que podiam criar o seu próprio negócio nesta área e começar a vender online. Saiba mais sobre o que são infoprodutos, quais as suas vantagens e como pode criar e vender infoprodutos com sucesso.

O que são infoprodutos?

Um infoproduto é um produto digital que tem como finalidade ensinar alguém a fazer algo, entreter ou apoiar na resolução de alguma questão ou problema específico. Ou seja, os infoprodutos são concebidos para serem utilizados exclusivamente online, podendo ser pagos ou gratuitos.

A crescente digitalização potenciou este novo mundo de oportunidades digitais de negócio. Só em 2022, as vendas online totalizaram 5,7 biliões de dólares em todo o mundo, sendo a UE o terceiro maior mercado, atrás da Ásia e da América. Entre os segmentos de infoprodutos mais procurados online, algumas categorias saltam à vista, como o dinheiro e finanças, a saúde e os planos de emagrecimento, ou até as relações amorosas.

Quais os benefícios de investir em infoprodutos?

Existem grandes vantagens para os empreendedores em lançar infoprodutos, nomeadamente:

  • Está a transformar o seu conhecimento num serviço e numa fonte de receita de forma simples e ágil, sem terem de sair de casa. Por exemplo, se é professor de inglês pode criar aulas online para ensinar este idioma a um público amplificado;
  • Pode chegar a mais pessoas em qualquer parte do mundo, ampliando as possibilidades de negócio quando comparando com um negócio tradicional;
  • As despesas são reduzidas, uma vez que não precisa de alugar um espaço para ter o seu escritório nem fazer stock de produtos. Além disso, os custos de produção e divulgação também são mais baixos;
  • Pode vender a qualquer hora para qualquer lugar e replicar e escalar o seu infoproduto.

Que tipos de infoprodutos existem?

Os infoprodutos podem ter diferentes formatos.

Conteúdos áudio

Pode criar infoprodutos áudio, tais como podcasts, ou audiolivros para ensinar conteúdos mais complexos. Muitas pessoas preferem ouvir a ler e podem, desta forma, aprender de forma mais eficiente.

Conteúdos vídeo

Nos conteúdos em vídeo, pode criar tutoriais, organizar webinares, masterclasses, ou palestras online. Este tipo de conteúdos tem uma elevada procura: o vídeo continua a ser o formato online mais envolvente e uma das tendências de marketing para captar mais clientes.

Conteúdos de texto

Pode, ainda, criar conteúdos escritos, como ebooks, whitepapers, artigos para blogues, ou revistas digitais, entre outros.

Mentoria e cursos online

Com recurso a todas as ferramentas anteriores surgem então produtos mais completos, como programas de mentoria online, em que um especialista num determinado assunto se reúne com mentorados para a partilha de experiências e para os orientar. Podem também ser criados cursos online, transmitindo aulas em direto ou disponibilizando os materiais necessários à audiência.

Como criar e vender infoprodutos de forma prática?

Para criar e vender infoprodutos com sucesso há alguns passos que deve seguir.

1. Escolha o seu nicho de atuação

A primeira coisa que deve fazer é escolher um tema para o seu produto. Foque-se num nicho, pois se quiser falar sobre vários temas poderá dispersar e perder a sua audiência.

Aqui, deve fazer-se duas perguntas essenciais: que assuntos interessam ao seu público e, desses, em qual é que tem um conhecimento mais especializado? Responda a estas questões para ajudar a determinar a sua escolha.

2. Defina o produto que vai desenvolver

Agora, está na hora que definir o produto que vai apresentar ao seu público. Para isso é necessário perceber quem será o seu público-alvo e definir a persona (ou cliente-tipo) do seu produto.

Desta forma, poderá decidir com maior conhecimento de causa sobre a adequação do tipo de produto que vai apresentar, seja um podcast, tutoriais em vídeo, ou um ebook.

3. Veja o que já está a ser feito

É importante saber que outras ofertas há disponíveis sobre o infoproduto que escolheu desenvolver. Faça uma pesquisa exaustiva sobre tudo o que já foi feito e tente perceber o que teve sucesso e o que não foi tão bem conseguido. Assim, conseguirá aprimorar o seu produto e reduzir o risco de insucesso.

4. Desenvolva conteúdo único e cativante

Esta é uma das partes mais importantes. O conteúdo que criar deve ser único, interessante e atrativo o suficiente para captar a audiência. Para criar bom conteúdo, faça uma investigação exaustiva e utilize boas fontes de informação. Não se esqueça de utilizar uma linguagem clara e direta para ser mais facilmente percecionado pelo seu público. Faça uma boa revisão e aposte na qualidade da apresentação, com um design impactante.

5. Integre o conteúdo numa plataforma online

Já pensou como vai distribuir o seu conteúdo? O melhor é escolher uma plataforma de alojamento online que permita automatizar o processo de entrega e gestão dos seus infoprodutos.

6. Crie uma página de divulgação

Chegou a hora de divulgar o seu infoproduto. Para isso, deve criar uma página web atrativa que explique clara e diretamente:

  • O que é o infoproduto?
  • Quais as vantagens para quem adquirir o seu infoproduto?
  • O que deve ser feito para aceder ao infoproduto?

Esta página será a “casa mãe” para onde vai querer direcionar todos os seus potenciais clientes.

7. Defina a estratégia de comunicação

Agora que já criou a sua página, defina uma estratégia para a divulgar. Aposte no poder das redes sociais e invista em anúncios para potenciais interessados, não só nas redes sociais, mas também em motores de pesquisa. Crie uma estratégia de email marketing e divulgue o seu novo produto no seu website ou blogue para amplificar a mensagem.

8. Utilize programas de afiliados

Os programas de afiliados permitem que certas pessoas ou plataformas divulguem os seus produtos em troca de comissões de vendas. Esta ação ajudará a alargar o seu espectro de atuação e a chegar a mais pessoas.

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