Inteligência Artificial é uma das buzzwords mais quentes da atualidade, e com razão. A ficção científica rapidamente se transformou em realidade, incorporando tecnologia nos mais variados setores de uma forma que não se julgava possível – desde os processos mais básicos, como filtrar automaticamente emails de spam, aos mais complexos, como aprender os pensamentos e emoções humanas. Como resultado, muitas empresas, mesmo as de pequena e média dimensão, estão a investir em Inteligência Artificial. Descubra 10 formas de transformar o seu negócio com esta tecnologia.
O que é a Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é um ramo da ciência e da engenharia que, em conjunto, procuram construir máquinas capazes de executar tarefas que exigem inteligência humana. Dito doutro modo, a Inteligência Artificial visa programar máquinas para pensar como os humanos e realizar as suas ações.
Tarefas como a aprendizagem, raciocínio e perceção podem ser definidas recorrendo a algoritmos, e há a expectativa de, num futuro não muito distante, ultrapassar a capacidade humana. Em todos os setores e indústrias, a Inteligência Artificial está a criar uma mudança de paradigma irreversível que é importante conhecer e acompanhar.
Porque é que a Inteligência Artificial é importante para todos os negócios?
A Inteligência Artificial é capaz de fornecer às empresas informações importantes até então inacessíveis, e executar funções com maior eficácia e velocidade do que os humanos – especialmente no que diz respeito a tarefas repetitivas e minuciosas. Por exemplo, analisar um grande número de documentos para garantir que todos os campos estão preenchidos é uma tarefa que pode ser executada via Inteligência Artificial, rapidamente e com menor probabilidade de erros.
Além de automatizar processos de aprendizagem, a Inteligência Artificial ajuda a identificar padrões e comportamentos em grandes volumes de dados, o que, de outra forma, seria difícil ou até mesmo impossível. A eficiência e a visão assim obtidas possibilitam a redução de custos e prazos, e podem apoiar e fundamentar assertivamente tomadas de decisão. Mas vejamos mais de perto alguns casos concretos onde a Inteligência Artificial pode ser aplicada.
10 formas práticas de aplicar Inteligência Artificial no seu negócio
A Inteligência Artificial está a causar um impacto real nas empresas, e veio não só para ficar, mas para continuar a evoluir. Esta tecnologia já se faz sentir das seguintes formas:
1. Atendimento ao cliente mais rápido, personalizado e automático
O atendimento ao cliente sofreu uma grande evolução nos últimos anos através da criação de chatbots cada vez mais precisos e eficazes. Permitem atender clientes em qualquer dia e hora, sendo assim possível esclarecer dúvidas ou efetuar compras em alturas fora do horário de expediente, libertando também recursos humanos para outras tarefas de maior valor.
Contudo, os chatbots vão mais além. Além do atendimento permanente, reúnem dados importantes de clientes que servem de base para implementar melhorias no processo de vendas ou no apoio ao cliente.
2. Vendas
A Inteligência Artificial também permite criar mecanismos de recomendação automática de produtos. Como? Utilizando dados de comportamento de consumo, os algoritmos podem sugerir a compra de produtos semelhantes (upselling) ou produtos complementares (cross-selling).
Com base nas preferências e interesses analisados em ações anteriores, como histórico de compras, comportamentos de pesquisa, cliques, entre outras, a Inteligência Artificial consegue automatizar estas recomendações. Estas dicas traduzem-se num aumento de vendas durante o processo de checkout de uma loja online.
3. Personalização
A publicidade é tanto mais eficaz quanto relevante, segmentada e personalizada. O público é cada vez mais informado, exigente e resistente à publicidade em massa, pelo que é necessário implementar estratégias para proporcionar experiências altamente personalizadas.
A Inteligência Artificial permite automatizar insights valiosos, analisar e prever comportamentos para conhecer as necessidades específicas de um potencial cliente, para que a forma como um negócio se apresenta possa ser compatível com o público-alvo.
4. Reconhecimento de voz
A Inteligência Artificial é também aplicada em alguns softwares de reconhecimento de voz, que permitem a conversão automática de um discurso em texto, e interpretá-lo. Muitos dispositivos móveis incorporam esta tecnologia nos seus sistemas para realizar, por exemplo, pesquisas de voz, como é o caso da Siri. Assim, é possível executar comandos de voz, como enviar uma mensagem de texto, criar um lembrete, analisar o conteúdo de uma conversa, ou mesmo saber o estado do trânsito e do tempo quando se deslocar à próxima reunião – tudo isto sem precisar de usar o telemóvel.
5. Automação
A automação proporcionada pela Inteligência Artificial está a aumentar a produtividade de empresas de vários setores. Por exemplo, os robots industriais que eram programados para executar tarefas repetitivas e separadas dos colaboradores funcionam cada vez mais como cobots.
Este novo conceito designa o trabalho de máquinas que, mais do que executar, colaboram com os humanos, e são suficientemente seguros para funcionar em proximidade com eles. Assim, complementam a produção, independentemente do tipo de indústria, dimensão da empresa ou natureza do produto, e assumem mais responsabilidades.
6. Gestão de stock
A Inteligência Artificial ajuda a fazer uma gestão de stock mais eficiente. Esta tecnologia pode avaliar os registos de vendas, efetuar uma previsão comercial para os próximos meses e iniciar processos de compra e reposição, de uma forma que não poderia ser facilmente realizada por uma pessoa. Acabam assim as ruturas de stock e os colaboradores são libertados desta preocupação.
7. Contabilidade assistida
O controlo e registo dos fluxos financeiros e bancários é vital para qualquer negócio, mas pode consumir muito tempo e recursos. A Inteligência Artificial pode encarregar-se da documentação e das devidas diligências, reduzindo os custos de mão de obra e os tempos de espera do cliente.
Tarefas como conciliação automática de documentos, previsões financeiras inteligentes, ou deteção de anomalias podem ser facilmente efetuadas. Desta forma, a Inteligência Artificial vem agilizar processos e reduzir a probabilidade de erro.
8. Entregas e logística
A Inteligência Artificial proporciona maior agilidade e eficácia nos serviços de entrega aos clientes. Pode definir rotas otimizadas, coordenar entregas simultâneas, adaptar em tempo real o percurso considerando os tempos e custos das entregas, priorizar conforme a perecibilidade do produto, trânsito, condições meteorológicas, acidentes na estrada, entre vários outros detalhes.
Desta forma, a Inteligência Artificial permite reduzir a distância percorrida, otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, e aumentar a satisfação dos clientes.
9. Deteção de fraudes
Imagine que, devido a um erro interno, um produto caro é colocado à venda na sua loja online a 1 euro. Entre centenas ou milhares de produtos, pode passar facilmente despercebido a um gestor de ecommerce humano. Mas a Inteligência Artificial consegue detetar e sinalizar um pico anormal de vendas neste produto e chamar a atenção da sua equipa. O mesmo, por exemplo, em caso de fraudes com meios de pagamento. Estes algoritmos analisam continuamente transações fraudulentas, com o objetivo de extrair padrões, permanentemente atualizados, para sinalizar movimentos financeiros atípicos.
10. Segurança
A Inteligência Artificial permite detetar e evitar ameaças ainda antes que ocorram. Analisando dados e usando a lógica, a tecnologia consegue identificar semelhanças com códigos maliciosos conhecidos, emitindo alertas para ataques novos e emergentes, mais rapidamente do que qualquer humano – o que é essencial para combater ataques cibernéticos, cada vez mais sofisticados e difíceis de travar. Trata-se, assim, de uma forma de garantir a longevidade dos negócios e a confiança do cliente.
A Inteligência Artificial é mais do que uma tendência: é um imperativo estratégico para qualquer negócio que queira ser mais competitivo. Realizar mais em menos tempo, personalizar e prever são alguns dos grandes pilares do lucro de uma empresa.
É também a pensar na segurança e no crescimento sustentável dos negócios que o OLX Business coloca à sua disposição a maior comunidade de classificados em Portugal, onde poderá expor e comercializar os seus produtos e serviços a mais de 700.000 oportunidades de vendas todos os meses. Torne-se um utilizador Business e comece já hoje a impulsionar as suas vendas.