Já definiu os objetivos estratégicos para 2021?

Home » Já definiu os objetivos estratégicos para 2021?
Homem a planear objetivos estratégicos de empresa

O final do ano aproxima-se a grande e velocidade e, com tudo o que tem acontecido, pode ser difícil pensar em qualquer outra coisa que não seja a sobrevivência imediata do seu negócio. Com tudo o que se está a passar à nossa volta, é fácil concluir que não vale a pena planear. Muito pelo contrário, há excelentes razões para reservar algum tempo seu e da sua equipa para, em conjunto, planearem os objetivos estratégicos para 2021:

  • A única certeza para 2021 é a incerteza: Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer no próximo ano. Qual a gravidade e duração da crise económica subsequente do coronavírus? Quão rápida será a recuperação? Quando chegará a vacina e para quem? Lidar com circunstâncias de incerteza exige dos gestores maior clareza de propósito: ter claro aquilo em que pode ceder e o que é o imprescindível para a empresa. 
  • A alocação de recursos será essencial: As empresas que queiram crescer em 2021 não têm tempo a perder. O uso a dar a recursos como o tempo da sua equipa e à capacidade de investimento, qualquer que ela seja, vai ditar o desempenho da sua empresa. As solicitações vão ser muitas, as decisões importantes a tomar também. O sucesso da sua empresa em 2021 pode depender da capacidade de decidir de forma estratégica, em prol de um objetivo claro. 
  • Objetivos claros mantém a equipa motivada: Parte da importância de estabelecer (e comunicar) metas claras numa organização é que isso ajuda a manter todos motivados, mesmo nos momentos difíceis. Para enfrentar de forma confiante um ano como 2021 é importante que todos na sua empresa saibam porque acordam para trabalhar todos os dias. 
  • Pensar no futuro é a base da sobrevivência: É fácil olhar para um clima de imprevisibilidade e concluir que não vale a pena planear. Definir objetivos estratégicos, tanto para os processos chave como para os resultados finais, ajuda a trazer otimismo e resiliência para a sua organização num momento em que é extremamente necessário.
  • A definição de objetivos estratégicos não precisa de ser complexa: Pelo contrário, para garantir que todos compreendem o que se pretende atingir, tente limitar a sua definição de objetivos a uma página. No limite, em organizações maiores, cada unidade ou departamento deve tentar fazer o seu resumo num espaço equivalente. No que toca à definição de objetivos estratégicos, procure focar os seus esforços em não mais do que 3 grandes iniciativas.

5 áreas em que definir objetivos estratégicos será especialmente importante em 2021

1# E-commerce

Objetivo estratégico: Trazer para o digital 50% das novas vendas, até junho 2021

Em 2021, a migração dos processos comerciais para o digital vai continuar. Mesmo as vendas B2B, tradicionalmente mais demoradas e presenciais, estão a passar a ser realizadas totalmente online.

Se ainda não o fez, 2021 será o ano para otimizar a sua presença digital: seja por adicionar ao site a capacidade de fazer encomendas, suporte por chat, ou facilitar o processo de marcar reuniões online. Inclua na sua lista de objetivos estratégicos uma aposta clara em criar uma experiência mais conveniente e eficiente para a sua equipa e clientes.

Uma das formas mais fáceis de entrar no mundo das vendas online é através do OLX, o maior shopping online português com mais de 80.000 visitantes mensais.

Preste atenção especial às necessidades dos seus colaboradores e clientes. Por exemplo, se está a digitalizar o seu negócio, mas o seu público-alvo tem mais de 50 anos, pode ser necessário fornecer suporte extra para que possam continuar a ter uma experiência de cliente perfeita. Os colaboradores precisarão de formação adicional para se adaptarem aos novos sistemas.

2# Trabalho remoto

Objetivo estratégico: Ter toda a equipa comercial em trabalho remoto total até fevereiro

Para muitas empresas, o próximo ano será marcado por decisões relativamente ao trabalho remoto. Será para tornar definitivo? A tempo parcial ou total? É para todos ou para quem cumpre alguns critérios? Quais as ferramentas necessárias? Avalie a experiência da sua equipa este ano e prepare-se para tomar uma decisão.

Trabalho remoto: 8 ferramentas úteis para o seu negócio

3# Recursos Humanos

Objetivo estratégico: Recrutar de forma totalmente digital, desde a seleção até ao onboarding, até junho de 2021

Foram várias as organizações que limitaram o recrutamento em 2020. Mas com a chegada de 2021, os processos de recrutamento, onboarding e formação estão a ser retomados, de forma digital. Procure adaptar a sua empresa a esta realidade: está preparado para recrutar digitalmente? E para dar formação em tarefas essenciais à distância?

Recrutamento online: como encontrar os melhores profissionais

4# Cadeias de abastecimento

Objetivo estratégico: Recorrer a 60% de fornecedores locais, até outubro 2021

Muitas empresas que tinham cadeias de abastecimento complexas ou frágeis foram especialmente afetadas. Em 2021, explore as oportunidades que simplificam a sua cadeia de abastecimentos ao trabalhar com novos fornecedores para que o seu negócio seja mais resiliente. Isso pode significar novas parcerias, produtos ou serviços.

5# Serviço ao cliente

Objetivo estratégico: “Aumentar a percentagem de vendas de clientes recorrentes para 80% até agosto de 2021”

A comunicação com o cliente é um reflexo direto do seu negócio. Garantir que forneceu um ótimo atendimento ao cliente é fundamental para manter relacionamentos de longo prazo.

Uma boa comunicação pode resultar em avaliações positivas ou referências dos seus clientes, e isso permitirá que a empresa cresça. Se os clientes não voltam, reserve algum tempo para refletir sobre o ano e considere as áreas de melhoria que devem estar prontas para o próximo ano. Além disso, fale com esses clientes e perceba o seu feedback.

Como é tratada a comunicação na sua empresa? Existe um tempo reservado para contactar clientes ou responder a e-mails diariamente? Existem pontos de contacto definidos? Identificou o método de comunicação preferido dos clientes? Já ouviu ativamente as suas preocupações ou problemas? É essencial, ao planear 2021, que reforce esses processos com a sua equipa. Numa altura em que muitas marcas estão a reforçar a sua presença digital, os processos de apoio ao cliente serão um fator diferenciador.

O próximo ano será de grande incerteza. Definir objetivos estratégicos atempadamente é parte do segredo para fazer o seu negócio crescer num ambiente de complexidade. 

Definir (e comunicar) objetivos estratégicos mantém as equipas unidas e motivadas, mesmo nos momentos difíceis. Para 2021, em particular, há 5 áreas a ter em conta na sua definição de objetivos: e-commerce, trabalho remoto, recursos humanos, cadeias de abastecimento e serviço ao cliente.

No OLX encontra uma equipa de gestores dedicada ao seu negócio. Conte connosco para o ajudar a responder a todas as questões importantes para a sua empresa. Comece a vender online hoje, com apenas alguns cliques e sem necessitar de conhecimentos de programação.