Numa altura em que todos os gastos são críticos para as empresas, é importante saber quanto custa cada colaborador. Feitas as contas, os trabalhadores representam uma das maiores parcelas na lista de custos fixos, mas a remuneração é apenas uma parte desse valor.
Para calcular o custo mensal de um trabalhador para a sua empresa, siga este guia:
1# Calcular o salário base, a 14 meses
Imagine que o salário bruto (ou ilíquido) de um colaborador é de 1.000€. Qual é o salário base mensal?
Não é de 1.000€, são 1.167 €. É necessário considerar 14 meses nas contas, os 12 meses do ano mais 1 mês de férias de verão e 1 mês de natal. Estes dois meses são os chamados subsídios.
Este salário base é uma métrica importante, porque todos os cálculos seguintes assentam neste número, e não no salário bruto acordado com o colaborador
- Como calcular o salário base: Salário bruto x 14 / 12
- Neste exemplo: 1.000€ x 14 meses / 12 = 1.167€
2# Some as contribuições para a segurança social (TSU)
A Taxa Social Única (TSU) é a contribuição paga mensalmente à Segurança Social. No total, a TSU corresponde a 34,75% do salário bruto, sendo que cabe às empresas pagar uma taxa de 23,75% e aos funcionários os restantes 11%.
As contas para apurar as contribuições para a segurança social para a empresa:
- Calcular a TSU mensal para a empresa: Salário base x 23.75 %
- Neste exemplo: 1.167€ x 23.75% = 277 €
- Somado ao salário base, o custo mensal do colaborador já soma 1.167 € + 277€, ou seja 1.444 €
3# Acrescente o seguro de acidentes de trabalho
Obrigatório para todas as empresas sem exceção, independentemente da dimensão e número de trabalhadores, o seguro de acidentes de trabalho é mais um custo a contabilizar com os colaboradores. O valor pode variar em função da apólice contratada, do risco inerente à profissão exercida, entre muitos outros fatores, mas em média é de 1% do salário base.
Como calcular o seguro de acidentes de trabalho:
- Valor mensal do seguro de acidentes de trabalho: 1% x salário base
- Neste exemplo: 1% x 1.167€ = 11,67€
- Custo mensal para a empresa: 1.455€
4# Não se esqueça dos subsídios de alimentação
Os subsídios de alimentação até 4,27 euros por dia estão isentos de IRS e TSU. Se forem pagos em cartão pré-pago, esse limite sobe para 6.83€. Para calcular o valor mensal, basta multiplicar uma média de 21 dias de subsídio de alimentação por mês, por 11 meses (não se contabiliza o mês de férias) e dividir pelos 12 meses do ano.
Aqui ficam as contas:
- Fórmula: subsídio de alimentação € x 21 dias x 11 meses /12
- Valor mensal do subsídio de alimentação: 6.83 € x 21 dias x 11 meses /12 = 131 €
- Custo mensal para a empresa: somado ao valor anterior 1.455€ + 131 € = 1.587 €
5# Some o fundo de compensação
O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) é um fundo gerido pela Segurança Social. Acresce mais 1% ao salário base
- Custo para empresa: Salário base x 1%
- Neste exemplo: 1% x 1.167€ = 11,7 €
- Custo mensal para a empresa: 1.587 + 11,7 € = 1.599€
O custo por ano para a empresa é este montante multiplicado por 12 meses, 19 186€.
6# O custo total de um trabalhador para a empresa
Resumindo, se acordou com o colaborador um salário bruto de 1.000€ por mês, o custo mensal do trabalhador para a empresa é de 1.599 €, ou seja, cerca 60% superior.
Considerando que este colaborador é solteiro e não tem filhos, o valor líquido (descontado de IRS e Segurança Social) que o funcionário vai receber é de 899,31€ ou, considerando que recebe 14 meses, de 1.047€.
Por isso, ao contratar:
- Tenha em conta que o custo para a empresa é, em média, cerca de 60% ao salário bruto definido com o trabalhador;
- E cerca de 78% superior ao valor líquido que o funcionário vai receber.
Aqui fica um resumo simples para diferentes cenários de salário bruto:
Salário bruto | 800 € | 1 000 € | 1 200 € | 1 500 € | 2 000 € |
Salário base (14 meses) | 933 € | 1 167 € | 1 400 € | 1 750 € | 2 333 € |
TSU (23.75%) | 222 € | 277 € | 333 € | 416 € | 554 € |
Seguro de acidentes (1%) | 9 € | 12 € | 14 € | 18 € | 23 € |
Fundo de Compensação (1%) | 9 € | 12 € | 14 € | 18 € | 23 € |
Subsídio de alimentação (6.83€/dia, 21 dias) | 131 € | 131 € | 131 € | 131 € | 131 € |
Custo para a empresa, por mês | 1 305 € | 1 599 € | 1 892 € | 2 332 € | 3 066 € |
Custo para a empresa, por ano | 1 317 € | 1 611 € | 1 904 € | 2 344 € | 3 078 € |
Salário líquido (solteiro, sem filhos, no Continente) | 866 € | 1 046 € | 1 227 € | 1 498 € | 1 949 € |
Salário líquido por ano | 10 390 € | 12 557 € | 14 724 € | 17 975 € | 23 393 € |
Está a pensar contratar? Estes são os tipos de contrato de trabalho que existem
Mesmo para uma empresa pequena com poucos colaboradores, o custo fixo relacionado com a equipa pode tornar-se significativo.
Imagine que tem 5 colaboradores (a contar consigo), a receber 800 €, 1.000 €, 1.200 €, 1.500 € e 2.000 € brutos. O custo total para a empresa é 10.193 € por mês, ou 122k € por ano.
Mesmo que a empresa não tenha quaisquer outras despesas e pratique margens de 20%, tem de conseguir assegurar receitas mensais de, pelo menos, 12.700 €.
Se esta mesma empresa tiver despesas adicionais, com fornecedores, software, contabilista, matéria prima, site, renda de escritório, comissões (por exemplo), no valor de 2.000 € por mês e mantiver a margem, as receitas mensais devem ser superiores a 15.000 €.
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