Sendinblue vs Mailchimp: qual o melhor para o seu negócio?

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Sendinblue vs Mailchimp: qual o melhor para o seu negócio?

O email marketing é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio. Para tirar o máximo partido da sua base de contactos, é importante conhecer as plataformas que podem ajudar. O Sendinblue e o Mailchimp são duas das mais conhecidas e completas, o que faz com que a escolha seja um desafio até para os gestores de marketing mais preparados. Conheça as principais características e saiba qual é a melhor para o seu negócio nesta comparação Sendinblue vs Mailchimp.

Sendinblue: o que é, funcionalidades, vantagens, limitações, preços

A Sendinblue é uma plataforma de email marketing indicada para PME e pequenos negócios. A principal vantagem é que as empresas só pagam pelos serviços que efetivamente precisam, sendo que a versão gratuita apresenta já serviços muito completos, como o facto de poder adicionar contactos ilimitados.

Funcionalidades da Sendinblue

Entre as principais funcionalidades da Sendinblue, destacam-se os seguintes:

  • Plataforma de envio de email marketing, na qual só paga pelo número de envios realizados;
  • Possibilidade de realizar campanhas via SMS;
  • Campanhas via WhatsApp, incorporadas diretamente no WhatsApp Business;
  • Possibilidade de criar landing pages a partir de templates pré-definidos e personalizáveis;
  • Criação de mensagens de automação para clientes;
  • Integração com os anúncios do Facebook;
  • Criação de formulários para integração em websites e noutras plataformas;
  • Possibilidade de integração de chabot no website, ou de chat ao vivo;
  • Personalização do seu CRM de vendas;
  • Envio de emails transacionais (como os de confirmação de vendas).

Vantagens da Sendinblue

Como se pode ver pela lista de funcionalidades, a Sendinblue é uma plataforma muito completa, com várias integrações e canais incluídos. Para além disso, a interface da Sendinblue é de fácil navegação e pode ser utilizada por qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência com este tipo de ferramentas. Mais: vai muito além das típicas newsletters de marketing, podendo ser utilizada para criar outros formatos, como landing pages ou chatbots.

Limitações da Sendinblue

Apesar de todas as vantagens, a Sendinblue apresenta algumas limitações que vale a pena conhecer. A plataforma não dispõe de uma app para a gestão de campanhas fora do desktop, o que pode ser visto como uma desvantagem. Já no que toca ao apoio ao cliente, a Sendinblue disponibiliza apoio via email ou por telefone – este último nos dias úteis e apenas para utilizadores dos serviços Business ou Enterprise.

Preços da Sendinblue

O plano gratuito permite contatos ilimitados, envios de até 300 e-mails / dia e chat até um usuário. A partir daí, o plano Lite custa 19€/mês e tem todas as funcionalidades do plano gratuito, mas sem quota diária de envio, com assistência por e-mail, e opção White-label, ou seja, sem o logo Sendinblue. Dá ainda acesso a relatórios avançados e testes A/B. A partir daí, o plano Premium, por 49€/mês, e acrescenta funções de automação de marketing, anúncios do Facebook e Landing pages.

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Mailchimp: o que é, funcionalidades, vantagens, limitações, preços

Por seu turno, o Mailchimp aparece como uma das mais antigas e das mais populares plataformas online de email marketing. De uso fácil, tem algumas limitações na versão gratuita, permitindo apenas a inclusão de 500 contactos e o envio de até 2500 emails por mês.

Funcionalidades do Mailchimp

O Mailchimp foca-se principalmente em ajudar empresas a ganhar novos clientes. As suas principais características são:

  • Envio de emails com recurso a um vasto número de templates;
  • A criação de websites e lojas virtuais, com recurso a domínio próprio;
  • Integração do CRM de vendas;
  • Criação de formulários de inscrição;
  • Possibilidade de criar anúncios para Google, Facebook e Instagram;
  • Gestão de publicações nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter;
  • Integração com as lojas online do cliente;

Além da plataforma online, o Mailchimp conta, ainda, com apps para Android e iOS, melhorando a experiência em mobilidade. Quanto ao suporte ao cliente, disponibiliza apoio via chat, email ou telefone, sendo que este último só está disponível para os utilizadores do plano Premium, em inglês.

Vantagens do Mailchimp

Simples, prático e provavelmente já familiar para quem alguma vez tentou criar uma newsletter. O Mailchimp é uma das mais estabelecidas plataformas e, com o tempo, desenvolveu soluções eficazes para quase todas as necessidades dos marketeers. Na maioria dos casos, o processo de criação, teste e envio faz-se com recurso a alguns cliques e drag-and-drop. E não para de evoluir. Uma escolha segura para a estratégia de email marketing.

Limitações do Mailchimp

A primeira, claro, é o preço. Apesar de ter vários planos disponíveis, de mensalidades a pagamentos por contactos ou até por créditos, esta é uma das mais dispendiosas plataformas do mercado. Para além disso, o plano gratuito é limitado a apenas 500 contactos, o que significa que quase todas as empresas vão necessitar do upgrade. Para além disso, o enorme potencial e funcionalidades da plataforma podem criar algumas barreiras para utilizadores menos preparados.

Preços do Mailchimp

Para além do plano gratuito, o Mailchimp disponibiliza mais 3 versões pagas para lojas online. A mais barata, a Essentials, permite até 5.000 envios por mês para até 500 contactos. Oferece até 3 licenças de utilizadores e suporte via chat e email em inglês. Se a base de contactos for um pouco superior, de 1.500 contactos, o preço dispara para 25€ por mês. A versão Standard é um pouco mais completa e permite até 30.000 envios e 5 licenças de utilizadores. Para os mesmos 1.500 contactos, o preço mensal é de 57€.

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Sendinblue vs Mailchimp: qual devo escolher?

A escolha entre Sendinblue e Mailchimp vai sempre depender de alguns fatores importantes, como o tamanho da sua organização e aquilo que quer realmente fazer com a plataforma. Por exemplo, se quiser apostar em campanhas por SMS e Whatsapp a Sendinblue será a melhor opção, caso queira optar por campanhas de emails e pela criação de websites e lojas online talvez o Mailchimp seja o melhor para si.

No que toca a custos, a opção pelo Mailchimp sairá sempre mais cara do que a Sendinblue, pelo que poderá ter de decidir com base no seu orçamento e nas ações que quer efetivamente realizar. Tendo como base a versão gratuita, aqui fica uma comparação Sendinblue vs Mailchimp para uma análise mais direta:

Características do plano gratuitoSendinblueMailchimp
ContactosIlimitados500
Limites de envio de e-mail9000/mês (300/dia)2500/mês (500/dia)
Segmentação avançadaSimPlano Premium
Fluxos de trabalho de automação marketingAté 2000 contactosAutomações básicas de 1 etapa
E-mails transacionaisSimNão
Templates de e-mail + 70+ 100
Editor de HTML para templates feitos à medidaSimNão
CRMContactos ilimitados500 contactos
Serviço chat ao vivo/chatbotSimNão
Formulários de inscrição personalizáveisSimNão

Escolher a melhor plataforma de email marketing para o seu negócio é um passo importante, mas não é a única opção que deve ter em conta. Estar no marketplace mais adequado para os seus produtos também deve ser uma prioridade.

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