Spam: é este o destino dos seus emails?

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É uma situação frustrante e comum: desperdiçar tempo e recursos a elaborar uma campanha de email marketing que não chega a ser vista, por ter ido para spam. Os algoritmos estão mais rigorosos do que nunca, o que significa que cada vez mais emails nunca chegam às caixas de entrada. Contudo, existem estratégias e boas práticas que deve implementar para evitar que os seus emails tenham este destino. Descubra 10 formas simples e práticas de o fazer.

O que é o spam?

Spam é a sigla, em inglês, para Sending and Posting Advertisement in Mass, e refere-se a mensagens que não foram solicitadas pelo destinatário, geralmente enviadas em massa, de forma indiscriminada. Normalmente, o spam é utilizado para fins comerciais, divulgando produtos e serviços de uma empresa sem o consentimento prévio de quem o recebe, e pode também envolver práticas maliciosas de phishing, usadas por cibercriminosos.

O canal de comunicação mais usado para a prática de spam é o email, mas também pode ser enviado por SMS, ou disseminado por telefonemas ou redes sociais. Os utilizadores consideram o spam incomodativo e irritante, dado que, na maior parte das vezes, não têm interesse no conteúdo que recebem – e mesmo quando têm, pode tornar-se invasivo se a frequência de envio for excessiva. Mas existem mais motivos para as empresas evitarem que os seus emails caiam no spam.

4 razões pelas quais nunca deve fazer spam

O spam tem várias consequências negativas para qualquer tipo de negócio. Passamos a descrever as principais.

1. Irritação do destinatário

As pessoas não querem perder tempo com informações inúteis. Ter a caixa de emails invadida por mensagens que não subscreveu e que não têm interesse pode ser incomodativo. Este é o tipo de emoções que nenhuma empresa quer despertar nos seus clientes ou potenciais clientes, sob pena de os afastar e prejudicar a sua reputação no mercado.

2. Perda de dinheiro e de tempo

Todos os emails que caem em spam representam uma perda de tempo e dinheiro da empresa. Os recursos humanos e financeiros envolvidos na criação do email, da conceção ao design, nos textos e em toda a sua configuração, são desperdiçados. Além disso, qualquer conversão potencial que o email poderia ter gerado não atinge o seu fim.

3. O spam é ilegal

A prática de spam é ilegal, sendo inclusivamente penalizada por Lei. A privacidade é um direito cada vez mais valorizado e protegido em todo o mundo, e o spam é considerado como uma violação da mesma. É ilícito o envio de mensagens de marketing direto às pessoas que não tenham dado consentimento prévio expresso ou às empresas que tenham expressado não dar o seu consentimento. Esta ação é punível com uma contraordenação sancionável com coima de €1.500 a €25.000, quando praticado por particulares, ou coima de €5.000 a €5.000.000, quando praticado por empresas.

4. Desativação dos serviços de email

Os fornecedores de serviços de Internet seguem códigos de conduta em linha com a Lei, prevendo mecanismos que evitam a prática de spam. Por isso, nos casos em que o spam é reiteradamente executado, as empresas podem ser penalizadas e até mesmo perder o acesso às suas contas de email.

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10 formas de evitar que o seu email caia no spam

Existem algumas estratégias práticas que ajudam a garantir que os seus emails não acabem na pasta de spam.

1. Obtenha consentimento explícito

Este é o primeiro passo para garantir que os seus emails não caiam na pasta de spam. Mesmo que o email passe pelos filtros de spam e chegue à caixa de entrada, o utilizador tenderá a marcá-lo como spam, sem o abrir. Assim, ao invés de usar uma lista de e-mail comprada ou reunir indiscriminadamente endereços de email que vai encontrando, obtenha consentimento explícito dos utilizadores, e coloque à disposição das pessoas meios para subscreverem as suas comunicações. Não só é uma forma evitar de evitar o spam, como também é um requisito ético e legal.

2. Peça aos subscritores para marcarem o seu email como seguro

Os programas de email implementam esforços de melhoria contínua para que os seus filtros antisspam sejam cada vez mais eficazes. Dito doutro modo, assumem que, se um email pertencer à lista de contactos, ou se já tiver ocorrido uma interação entre as partes, não é spam. Por isso, ao enviar emails de boas-vindas, peça aos subscritores para adicionar o email de remetente à lista de contactos e marcar como seguro. Inclua instruções claras, acompanhadas por printscreens, que mostrem como o fazer. Assim, os destinatários estarão a informar os programas de email que o seu contacto não é spam, e continuarão a receber, na caixa de entrada, os emails que subscreveram.

3. Use o sistema “double opt in” desde o início

Ao contrário de um sistema de “single opt-in”, no qual os subscritores apenas colocam o seu email num formulário de inscrição e são imediatamente adicionados à base de dados, o sistema “double opt in” acrescenta uma segunda camada de proteção para garantir que os contactos estão realmente interessados. Neste caso, os utilizadores recebem um email a pedir a confirmação da subscrição, o que traz também a vantagem de gerar uma interação do destinatário (neste caso, o clique para confirmar), o que é interpretado pelo programa de email como não spam.

4. Crie a sua própria lista de e-mail

É importante que a sua lista de emails contenha contactos qualificados, ou seja, verdadeiramente interessados no seu conteúdo. De pouco serve ter uma base de dados com 1 milhão de contactos se apenas 300 interagem com as suas comunicações; aliás, é até contraproducente, na medida em que consome recursos desnecessários, afeta as taxas de aberturas e aumenta a probabilidade de spam. Assim, nunca alugue ou compre listas de emails. Construa, de forma orgânica e natural, a sua própria lista. Pode não ser a forma mais rápida de aumentar a sua base de dados, mas é a mais eficaz. Lembre-se que, neste caso, menos é mais.

5. Use um programa de e-mail marketing

Não utilize o seu próprio programa de email para enviar mensagens de forma massiva. Use um programa de email marketing com boa reputação no mercado, para beneficiar das suas boas práticas e recursos recomendados na entrega de emails. Além disso, poderá autenticar o seu domínio e endereço de e-mail, que é uma forma de se afirmar como um remetente legítimo e de se distinguir de emails maliciosos de spam e phishing. Assim, garante uma entrega mais eficaz e evita o direcionamento para spam.

6. Tenha cuidado com o assunto do email

Existem algumas palavras que acionam os filtros de spam e que, por isso, devem ser evitadas, sobretudo no assunto do email. Por exemplo, não é recomendado fazer referência a dinheiro, descontos, grátis ou vendas. Além disso, é também de evitar letras maiúsculas em toda a frase ou pontos de exclamação excessivos. Contudo, os algoritmos analisam não apenas as palavras específicas, mas o contexto geral. Por isso, pense também de uma forma mais abrangente e evite frases que pareçam spam, mesmo que não contenham as palavras referidas.

7. Mantenha a proporção correta entre texto e imagens

O email nunca deve ser inteiramente colocado numa imagem única; caso contrário, aumenta a probabilidade de ir para spam. Além disso, um email com muitas imagens pode ser automaticamente bloqueado. Em regra, deve ser respeitada a proporção aproximada de 40% de imagem e 60% de texto. Certifique-se também de que as imagens não são muito pesadas, para não aumentarem o tempo de carregamento do email. Existem algumas plataformas que reduzem o peso das imagens mantendo a qualidade das mesmas, e que poderá encontrar com uma rápida pesquisa na internet.

8. Reveja os seus emails

Os filtros de spam também sinalizam emails com erros ou significados ambíguos, no sentido de proteger os utilizadores de emails maliciosos que são automaticamente traduzidos. Por isso, faça uma revisão gramatical e semântica do texto do email para garantir que não há erros ou frases pouco claras. Pode recorrer a plataformas online que detetam erros gramaticais e até pedir a alguém que leia os textos, para mais facilmente encontrar lapsos que passaram despercebidos.

9. Faça a manutenção da lista de emails

Fique atento aos contactos que não abrem os seus emails há muito tempo. Provavelmente estarão inativos ou, mesmo que não estejam, revelam falta de interesse na sua empresa. Por isso, é boa ideia removê-los para não baixar a taxa de entrega e para garantir que a sua lista se mantém qualificada. Lembre-se de que a qualidade da base de dados é mais importante e valiosa do que a sua dimensão.

10. Facilite a remoção da subscrição

Às vezes, poderá existir a tentação de ocultar ou tornar menos visível o link de remoção da subscrição, para não perder o contacto. Contudo, o subscritor deve ter uma forma facilitada, rápida e eficaz para remover a subscrição, caso assim o deseje. Quando isso não acontece, a única forma que os utilizadores têm à sua disposição para deixar de receber os seus emails é marcá-los como spam. Assim, dê liberdade de escolha, facilite a saída de quem não tem interesse na sua empresa e mantenha a qualidade da sua lista de contactos.

Com esta informação, poderá começar a implementar boas práticas na gestão da sua base de contactos, e evitar que as suas campanhas de email acabem no spam. Para além do email marketing, existem outras formas de chegar a milhares de pessoas todos os dias de forma simples.

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