Youtube Ads: como criar um excelente anúncio

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Youtube Ads: como criar um excelente anúncio

Os números impressionam: em 2021, as receitas globais de anúncios do Youtube ascenderam a $ 28 mil milhões um aumento de 46% em relação a 2020. É o segundo site mais visitado do mundo, e recebe cerca de 14 mil milhões de visitas todos os meses. Por isso, o Youtube tem chamado cada vez mais a atenção de marcas que querem promover-se e tirar partido do vasto alcance desta plataforma. Descubra as vantagens e desvantagens de investir em Youtube Ads e conheça algumas dicas para criar um excelente anúncio.

O que é YouTube Ads?

O YouTube Ads é a plataforma de anúncios do Youtube, onde é possível fazer divulgação paga de criativos promocionais, exibidos antes ou durante os vídeos a que os utilizadores assistem, ou quando pesquisam um determinado produto ou marca.

Por exemplo, as empresas podem criar anúncios para fazer branding, divulgar produtos e serviços, envolver os consumidores com a marca, publicitar vídeos institucionais, incentivar a inscrição numa mailing list ou promover a instalação de aplicações.

Em resumo, é um poderoso canal de comunicação digital. Quando integrado na estratégia de marketing digital das empresas, permite alcançar mais pessoas com potencial de se tornarem clientes.

Que tipo de Youtube Ads existem?

Os anúncios no Youtube podem ter diferentes formatos e locais de publicação, que é importante conhecer para adequar ao objetivo da campanha.

1. Youtube Ads in-stream ignoráveis

  • Local de apresentação: páginas de visualização do Youtube e em sites/apps parceiros.
  • Objetivos de campanha: vendas, potenciais clientes, tráfego do website, alcance e notoriedade da marca, ponderação do produto e da marca.

O formato Youtube Ads in-stream ignoráveis consiste na reprodução de um vídeo antes, durante ou depois de outros vídeos. Após 5 segundos, o visitante tem a opção de ignorar o anúncio, clicando em “skip ad”.

Uma vez que estes anúncios são ignoráveis, é importante dar especial atenção ao início do vídeo e fornecer um motivo suficientemente forte para o utilizador continuar a ver após 5 segundos. No pouco tempo disponível, aposte num áudio impactante e num tom inspirador para captar e reter o utilizador. Porém, mesmo que o anúncio seja ignorado, os utilizadores têm maior probabilidade de visitar o canal da marca do que aqueles que nunca foram expostos ao anúncio.

2. Youtube Ads in-stream não ignoráveis

  • Local de apresentação: páginas de visualização do Youtube e em sites/apps parceiros.
  • Objetivos de campanha: alcance e notoriedade da marca.

O formato Youtube Ads in-stream não ignoráveis é semelhante ao formato anterior, com a diferença de, neste caso, o utilizador ser obrigado a ver o anúncio até ao fim para poder retomar o vídeo que estava a visualizar.

Este formato de anúncios tem uma duração igual ou inferior a 15 segundos e, uma vez que não pode ser ignorado, deve conter uma mensagem concisa e apelar à ação para que mesmo quem não estiver interessado no anúncio possa, ainda assim, dar-lhe atenção. Um bom exemplo é mostrar, de forma muito direta, o valor do seu produto ou serviço.

3. Youtube Ads breves (bumpers)

  • Local de apresentação: vídeos do YouTube e em sites/apps parceiros.
  • Objetivos de campanha: alcance e notoriedade da marca

O formato Youtube Ads breves consiste na reprodução de um vídeo, com a duração mínima de 6 segundos, antes, durante ou depois de outro vídeo, sem opção de ignorar o anúncio. O facto de terem uma duração reduzida torna-os mais bem aceites pelos utilizadores.

Contudo, também representam alguns desafios para as marcas, porque limitam a quantidade de conteúdo a apresentar. Por isso, é boa prática usar este formato como um complemento para um vídeo de campanha maior, como um teaser, ou para o lançamento de um novo produto ou evento.

4. Youtube Ads de vídeo in‑feed

  • Local de apresentação: resultados da pesquisa do YouTube, junto a vídeos do YouTube relacionados e, em dispositivos móveis, na página inicial do YouTube.
  • Objetivos de campanha: ponderação do produto e da marca.

O formato Youtube Ads de vídeo in‑feed consiste numa imagem em miniatura do seu vídeo com algum texto, com o objetivo de levar os utilizadores a clicar para visualizarem o vídeo na íntegra. Não há limite de duração, porque o anúncio apenas contém um link que direciona a audiência para um outro local (página de visualização ou canal do anunciante).

Mesmo que os utilizadores não cliquem no anúncio, a notoriedade não deixa de ser estimulada, uma vez que o público é exposto à imagem em miniatura e ao título. Por outro lado, quem clica demonstra real interesse no conteúdo, uma vez que toma a ação, por iniciativa própria, para ver mais.

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Vantagens e desvantagens de anunciar no Youtube Ads

Antes de investir em Youtube Ads, é importante conhecer todas as vantagens e desvantagens associadas, para saber se vale a pena gastar parte do seu orçamento nesta rede social.

Vantagens em anunciar no Youtube Ads

Em primeiro lugar, e conforme já referido, todos os públicos estão no YouTube – não apenas os que fazem uso massivo da internet, mas também os utilizadores mais casuais. Os visitantes passam, em média, 19 minutos por dia no Youtube, o que permite às empresas aproveitar algum desse tempo para o seu próprio conteúdo.

Além disso, existem canais sobre praticamente todos os temas, o que permite impactar facilmente o seu público-alvo e chegar a quem terá maior probabilidade de converter. Mais: só paga se o utilizador interagir com o anúncio. Assim, esta plataforma não só protege o tempo do espetador como o orçamento do anunciante.

Desvantagens em anunciar no Youtube Ads

Nem tudo são rosas na hora de anunciar no Youtube Ads. O facto de esta ser uma plataforma muito popular também significa que há mais concorrência, o que faz aumentar os custos para que o seu conteúdo seja visto.

Por outro lado, o sucesso dos anúncios depende da produção de vídeos impactantes – o que, muitas vezes, representa um custo elevado – e isto significa uma força de produção maior do que em outras plataformas. Assim, o Youtube Ads é uma boa forma de divulgação para marcas com capacidade e recursos de produção.

Por outro lado, ainda que o anunciante possa só pagar por interação, tal não significa que o utilizador se torne cliente. O utilizador pode clicar no anúncio por, efetivamente, ter chamado a atenção, mas não concluir a ação de compra desejada.

Além disso, a plataforma está em permanente evolução, o que torna a gestão dos anúncios um desafio algo complexo. Aliás, anunciar no Youtube Ads implica um acompanhamento e otimização constantes, envolvendo tempo e competências especializadas.

Anunciar no Youtube Ads, passo-a-passo

Anunciar no Youtube Ads pode ser um processo complexo. No entanto, há alguns passos simples que pode dar para criar as primeiras campanhas e evoluir a partir daí. O pré-requisito é ter um canal da empresa no Youtube, devidamente configurado e otimizado com todas as informações relevantes, imagem de perfil e banner.

1. Crie uma conta no Google Ads

O YouTube Ads é parte integrante da Google, pelo que a criação de anúncios do Youtube é feita no Google Ads. Assim, crie e configure uma conta do Google Ads, seguindo todas as instruções que serão apresentadas. Deverá completar os campos para informações institucionais e configurar o seu método de pagamento.

2. Impressione em 5 segundos

É verdade que nem todos os tipos de anúncios têm uma limitação de tempo, mas esta é sempre uma boa regra a seguir. Se não conseguir alguém a ver mais ou a clicar nos primeiros 5 segundos, é porque provavelmente o vídeo não será eficaz. Independentemente do formato escolhido, é importante que os vídeos chamem a atenção do público, com conteúdo que se destaque e de fácil leitura.

3. Defina o orçamento

Depois de criada a conta, é preciso definir o orçamento, ou seja, quanto o YouTube Ads deverá gastar com a campanha. Se está a começar, é aconselhável que comece com valores baixos e, à medida que for acompanhado o desempenho, poderá aumentar o investimento.

Nesta etapa, terá que escolher a forma como o orçamento será usado: se através do CPC (custo por clique) ou CPV (custo por visualização). No primeiro caso, a plataforma apenas cobra se o utilizador efetuar uma ação sobre o anúncio e, no segundo, será cobrado quando o anúncio for visualizado durante mais de 30 segundos.

4. Configure os anúncios

De seguida, poderá definir o perfil dos utilizadores a quem o anúncio é apresentado. A plataforma permite segmentar a audiência por várias opções, como a idade, género, região, interesses. Assim, é mais fácil expor o seu anúncio às pessoas certas, trabalhar o seu nicho de forma mais intensiva e evitar gastos com pessoas que não fazem parte do seu público-alvo.

Este passo é importante para conseguir resultados mais expressivos e mais rápidos, pelo que deve ser previamente planeado, dentro de uma estratégia de marketing digital mais ampla.

5. Acompanhe as métricas no Youtube Ads

Depois de os anúncios estarem ativos, é importante estar atento às métricas que melhor sinalizem o sucesso das suas campanhas. Estas são algumas das mais comuns:

  • Impressões: número de vezes em que um anúncio foi exibido.
  • Visualizações: número de vezes que o anúncio foi visualizado durante, pelo menos, 30 segundos.
  • Interações: refere-se à principal ação associada ao formato do anúncio.
  • Custo por visualização (CPV): indica o valor que é pago por cada visualização de um anúncio durante, pelo menos, 30 segundos ou o tempo total de duração, caso seja menor.

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