Transportes urgentes: como escolher um fornecedor

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Como escolher a melhor solução de transportes urgentes

Os transportes urgentes são cada vez mais importantes em ecommerce. Os clientes querem receber as encomendas o mais rapidamente possível e são já vários os comerciantes a oferecer opções de envio rápido. Mas a escolha do melhor fornecedor pode ser um desafio, até para os gestores mais experientes. Saiba o que deve ter em conta ao escolher o melhor serviço de transportes urgentes para a sua empresa.

O que são transportes urgentes?

Os transportes urgentes implicam um grau superior de organização, planeamento e recursos para garantir a entrega final num curto prazo. Envolvem encargos mais elevado, mas são cada vez mais valorizados pelos clientes e necessários para conquistar a fidelização do público, sendo inclusivamente uma mais-valia de diferenciação em relação à concorrência.

Os clientes apreciam receber encomendas rapidamente, e constitui um fator de fidelização. Em segundo lugar, alguns produtos, sobretudo os que são perecíveis, precisam de ser transportados com urgência para preservar a sua integridade. É o caso de produtos alimentares, cargas vivas, valiosas ou restritas.

Contudo, os transportes urgentes não são apenas necessários; também apresentam algumas vantagens adicionais. Por exemplo, uma rápida expedição possibilita manter quantidades mínimas de stock, dado que o ciclo de armazenamento é mais curto e, por outro lado, diminui a probabilidade de perdas, já que os produtos são entregues antes do término do seu prazo de validade. Feitas as contas, o custo adicional em transportes urgentes deve ser contabilizado com as poupanças que gera.

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Como escolher a melhor solução de transportes urgentes?

A escolha de uma solução de transportes urgentes é um passo importante para uma empresa, sobretudo em lojas online, na medida em que é a transportadora que transforma uma experiência virtual numa ocorrência real. Dito doutro modo, pode ser o único ponto de contacto físico entre a marca e o cliente, pelo que é essencial considerar alguns fatores para escolher o parceiro ideal.

1. Confirme o preço por quilo e volume

Na pesquisa comparativa entre transportes de urgência, um dos primeiros aspetos a considerar é o preço por quilo e volume. É importante que o preço a pagar seja adequado à carga a transportar. Peça vários orçamentos (pelo menos 3) e calcule qual o valor que pode alocar ao transporte sem prejudicar demasiado a margem.

Contudo, não comprometa a qualidade pelo preço. Se uma proposta mais tentadora deixar a desejar quanto aos níveis de serviço de entrega ou segurança, considere uma outra, mesmo que o preço seja mais caro. Caso contrário, os contratempos podem reverter-se em encargos significativos para a empresa, a médio e longo prazo. Ainda assim, tente sempre renegociar valores para reduzir os preços.

2. Confirme os tempos de resposta e níveis de serviço

É importante perceber se o serviço de transportes urgentes é, efetivamente, mais rápido. Assim, certifique-se de que a transportadora consegue disponibilizar a rapidez de envio que necessita. E não basta chegar depressa – é necessário um compromisso quanto aos SLA (Service Level Agreement) que descreva o nível de serviço esperado do fornecedor. Por norma, os SLA são medidos em percentagem do número de entregas realizados dentro do prazo definido, mas alguns contratos especificam também taxas e penalizações para desvios, entregas erradas, ou em quantidades inferiores ao previsto.

Por exemplo, um SLA de 98% significa que o fornecedor se compromete a entregar 98 em cada 100 envios dentro do prazo de estabelecido de, por exemplo, 4 horas. O mesmo fornecedor pode praticar um preço diferente para um SLA de 99%, ou até SLAs diferentes para 4, 8 e 24 horas.

Verifique se este acordo se estende também a períodos de muita procura, como o Natal ou Black Friday, e com que antecedência devem ser colocados os pedidos. Os fornecedores trabalham com períodos de cut-off. Por exemplo, as encomendas confirmadas até às “x” horas do dia de hoje serão entregues até amanhã. Mas se o pedido for registado às “x” horas e 1 minuto, só será entregue no dia a seguir. É essencial confirmar se estas regras são compatíveis com o processo logístico da empresa.

Este fator é uma das principais prioridades, porque tem impacto direto no negócio. Se a encomenda não chegar ao cliente dentro do prazo expectável, irá proporcionar uma experiência de compra desagradável e desencorajará próximas compras. Por isso, mesmo que o seu orçamento seja limitado, não descure este critério.

3. Disponibilidade de tracking

Acompanhar as entregas é um ponto muito importante na logística de qualquer loja online. Quando um cliente efetua uma compra, só saberá se fez a escolha certa quando receber o produto e, até lá, terá de lidar com sentimentos de incerteza e de dúvida. Ao conseguir informar os clientes sobre o estado da encomenda em tempo real, prevenindo possíveis atrasos ou outros imprevistos, estará a tranquilizar o cliente e a aumentar a credibilidade do seu negócio.

O tracking é importante em todos os envios, mas é especialmente importante em transportes urgentes. Além disso, contar com tracking de encomendas facilita as trocas, devoluções e substituições, para além de evitar reclamações. Este critério pode ser o suficiente para que o cliente repita a compra.

4. Cobertura do seguro

Avarias, desvios, furtos e roubos de mercadoria podem ocorrer ao longo da expedição. Por isso, contar com um transporte urgente que fornece seguro neste tipo de imprevistos é fundamental. Desta forma, evitará prejuízo financeiro e perda de clientes.

Assim, verifique se a transportadora disponibiliza alguma forma de cobertura para todas as suas mercadorias e quais os encargos associados. Mesmo que isso represente um custo adicional, pode compensar na medida em que poupa em desperdícios – e muitas preocupações.

5. Analise a reputação

Para a tomada de decisão final, pesquise na internet as opiniões, comentários e críticas realizados pelos clientes das várias transportadoras. Uma transportadora pode parecer a mais vantajosa em termos de preços, condições e imagem, mas só conseguirá saber se realmente cumpre o que promete conhecendo as opiniões neutras e autênticas de quem já utilizou os seus serviços.

Assim, reserve um tempo para ler as avaliações de clientes. Verifique se existem muitas reclamações e observe como a transportador as resolve. Terá aí uma previsão do que aconteceria se a situação descrita ocorresse com a sua empresa.

6. Faça a experiência

Uma das melhores formas de ter a certeza sobre a qualidade do fornecedor é fazer a experiência com uma compra online em que a entrega fique a cargo da transportadora em questão.

Se já está a negociar com um dado fornecedor, pergunte com que lojas trabalham. Depois, coloque uma encomenda urgente, como qualquer outro utilizador – uma espécie de cliente mistério. E seguida, avalie toda a experiência, desde os emails de confirmação recebidos, o acesso aos códigos de tracking, a simpatia da entrega e eventuais atrasos. Se possível, veja como reagem a alterações de data de entrega ou de morada – situações que podem ocorrer a qualquer cliente da sua loja online.

O serviço de transportes urgentes é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Com estas dicas, poderá fazer uma escolha mais consciente e informada para garantir o parceiro ideal que responda às necessidades da sua empresa.

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