O Whatsapp Business pode ser transferido gratuitamente e foi criado a pensar nas pequenas empresas.
A aplicação simplifica a interação com os consumidores, põe em destaque os seus produtos e serviços, e também permite que esclareça as dúvidas dos clientes enquanto realizam compras.
As 5 diferenças entre o Whatsapp Business e o Whatsapp Messenger
De uma forma geral, o Whatsapp Business tem as mesmas funcionalidades que o Whatsapp Messenger (a versão generalista) a que talvez já esteja habituado.
No entanto, existem algumas funcionalidades específicas para negócios que vale a pena explorar:
- Criar um perfil empresarial – Crie um perfil de empresa para ajudar os seus clientes a saber mais acerca da sua organização, incluindo a descrição, o e-mail e o site.
- Criar modelos de resposta – Os modelos de resposta permitem guardar e reutilizar mensagens enviadas frequentemente para poder responder mais depressa às perguntas frequentes dos seus clientes.
- Mensagens automáticas – Defina uma mensagem de ausência para responder instantaneamente aos seus clientes fora do horário de expediente. Também pode definir uma mensagem de saudação para apresentar a sua empresa a novos clientes.
- Criar Etiquetas – Com o Whatsapp Business é possível usar etiquetas para organizar e encontrar facilmente as conversas com os seus clientes.
- Análise estatística – Para visualizar quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
Vantagens do Whatsapp Business para o seu negócio
No mundo omnicanal de hoje, em que a penetração do smartphone é cada vez maior e com emails, chats e posts, os consumidores procuram interagir com as empresas da mesma forma que falam com sua família e amigos. Segundo um estudo recente, a forma favorita de comunicar com empresas para 9 em cada 10 consumidores é através de mensagens.
O canal de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, detém a liderança com utilizadores mais de 60 mil milhões de mensagens enviadas todos os dias. É a app de mensagens mais utilizada em 104 países por todo o mundo com 1.5 mil milhões de utilizadores registados, o que a torna uma das ferramentas de comunicação mais universais à disposição das marcas.
É por isso que muitas empresas em todo o mundo estão a adotar o WhatsApp Business. Com o WhatsApp, as empresas podem enviar:
- Lembretes de compromissos;
- Alertas de envio;
- Notificações de pedidos;
- Vídeos de demonstração de produtos;
- Códigos de verificação;
- Mensagens de suporte;
- Processar pagamentos;
- Obter reviews.
É imediato, mais pessoal e de alcance internacional. E é protegido e encriptado. Se utilizado corretamente, as mensagens do WhatsApp Business podem levar as comunicações da sua empresa a um novo nível de envolvimento: conversas privadas, em tempo real, na app de mensagens mais utilizada em Portugal e no mundo.
Se está a pensar adotar o Whatsapp Business, considere também criar um perfil no shopping online com mais utilizadores de Portugal, o OLX. Com 80.000 consumidores diários e milhões de visitantes todos os meses, é fácil criar um perfil de empresa e começar a vender online.
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Como começar a utilizar o Whatsapp Business
1. Criar um perfil de empresa
O WhatsApp Business proporciona às empresas um ambiente no qual podem comunicar individualmente com os clientes. O primeiro passo é criar um “Perfil de Empresa”, uma identidade de marca completa. Para isso, precisa de acrescentar:
- E-mail e contatos telefónicos;
- Links de social media;
- Moradas;
- URLs de sites;
- Detalhes comerciais ou outras ofertas promocionais.
O perfil do WhatsApp Business dá-lhe a oportunidade de injetar a personalidade da sua marca em cada interação com o cliente. E como o WhatsApp verifica todas as contas comerciais, os clientes têm mais garantias e sentem-se mais confiantes ao falar consigo.
2. Comece a partilhar
Com o perfil criado, cada vez que alguém falar com a sua marca através do Whastapp Business, vai contactar com a imagem que criou nesta app.
Está pronto para começar a partilhar fotos, documentos, vídeos, slideshares e muito mais – use a criatividade para ir além do texto ou e-mail.
3. Crie diálogos
Uma das principais vantagens do Whatsapp Business é permitir conversas em tempo real entre marcas e clientes. Tire proveito dessa oportunidade para criar conversas reais e humanas com os seus clientes.
Vá além das notificações, lembretes e respostas automáticas e aproveite para ficar a conhecer os seus clientes – o que os preocupa e o que gostam na sua marca.
4. Venda através do Whatsapp
O chamado “comércio conversacional” é a possibilidade de concluir uma venda durante a conversa com o cliente, ou seja, conseguir comprar através do whastapp.
O que pode acontecer, por exemplo, depois de respondidas algumas questões dos clientes, partilhados exemplos através do whastapp e enviados os links para finalizar a compra. Neste contexto, o consumidor pode falar com um humano, um assistente virtual ou ambos.
O Whastapp Business é uma forma intuitiva e universal de comunicar com os seus clientes. Num mundo em que o mobile não para de crescer, a possibilidade de falar em tempo real, via app, com os clientes simplifica a experiência de compra e aumenta a probabilidade de conversão de vendas online.
Se procura uma forma de crescer a sua presença online esta é uma opção a ter em conta. Complemente esta estratégia com um perfil OLX Business, para começar a vender online hoje, com opções de pagamento que transmitem confiança aos seus clientes. Desta forma, chega a milhares de pessoas todos os dias, e não necessita de conhecimentos de programação.