Sabe quanto é que tem de gastar para ganhar um cliente? É para isso que serve o custo por aquisição de cliente. Este KPI de marketing vai ajudar a perceber se o valor que investe para crescer no mercado está, efetivamente, a trazer retorno.
Calcular este custo irá contribuir para tomar melhores decisões e, em última análise, para melhorar as contas da sua empresa. Saiba mais sobre o custo por aquisição de cliente, como calcular e o que pode fazer para o reduzir.
O que é o Custo por Aquisição de Cliente?
Custo por aquisição de clientes (CAC) é o custo que uma empresa paga para adquirir um novo cliente. Assim, o CAC ajudará a perceber se o investimento feito está a ser bem-sucedido ou não.
Entres os custos considerados para o CAC destacam-se:
- Custos de publicidade;
- Produção de materiais impressos;
- Salários;
- Comissões de venda;
- Formação de colaboradores;
- Aquisição de ferramentas ou softwares de trabalho;
- Participação em eventos;
- Gastos com assessoria de imprensa;
- Gastos com viagens;
- Contactos telefónicos.
Já os clientes que devem ser considerados no cálculo são os que forem adquiridos diretamente através de investimentos do marketing e das vendas, durante o período em análise.
Como é calculado o Custo por Aquisição de Cliente?
Calcular o custo por aquisição de clientes é simples. Basta somar os custos associados à conversão e dividi-los pelo número de clientes adquiridos, num dado período temporal.
Por exemplo, se uma empresa gasta 1000 euros por ano em campanhas de marketing e com isso consegue angariar 1000 novos clientes, o custo por aquisição será de 1 euro por cada novo cliente angariado. O CAC deve ser considerado num período específico. Pode ser mensal, bimensal, trimestral, semestral, anual, ou na periodicidade que for mais adequada para o seu negócio.
O CAC pode ser aferido tendo em conta não o número de clientes obtidos, mas o seu valor para a empresa. Para isso, é importante calcular o Life-time Value (LTV), que indica o valor médio que cada cliente compra ao longo do tempo que permanece como cliente. Para obter este dado, deve multiplicar o ticket médio (o valor médio de cada venda), pelo número de compras estimadas de um cliente.
Por exemplo, se tiver uma sapataria online, um cliente poderá comprar apenas uma vez. Nestes casos, deve considerar o ticket médio e o CAC deverá ser inferior ao valor médio que o cliente gastou na compra. Por outro lado, se a sua empresa vende um software cuja utilização é paga todos os meses, o life time value do cliente pode estender-se ao longo de vários meses ou anos. Desta forma, para descobrir se o CAC está de “boa saúde” veja quanto é que o cliente está a gastar com o seu negócio. Se o CAC for inferior ao LTV ou ao ticket médio o seu negócio está no bom caminho.
Quais as vantagens de medir o Custo por Aquisição de Cliente?
Calcular o custo por aquisição de cliente ajudará os gestores a fazer melhores projeções financeiras sobre o negócio e, desta forma, a tomar melhores decisões estratégicas.
Além disso, calculando o CAC poderá perceber se este custo é satisfatório ou se precisa de ser melhorado e, desta forma, perceber em que áreas poderá tentar reduzir custos não essenciais. Desta forma, conseguirá fazer melhores investimentos em campanhas de comunicação e melhorar também a estratégia de aquisição de clientes.
Como reduzir o Custo por Aquisição de Cliente de forma prática?
Se o custo por aquisição de cliente da sua empresa está muito elevado há algumas estratégias que pode adotar para reduzir e otimizá-lo.
Adicione valor à sua oferta
De forma a reduzir o CAC, é fundamental agregar valor aos seus clientes com alguns benefícios que podem fazer toda a diferença. Entregas gratuitas, envios mais rápidos, promoções exclusivas ou políticas de devolução facilitadas são ofertas que vão ajudar o seu cliente a voltar e a comprar mais.
Otimize o seu website
Outra forma de melhorar o custo por aquisição de cliente é gerando mais tráfego para o seu website. Como fazê-lo de forma gratuita? Otimizando-o para que seja mais facilmente encontrado pelos motores de pesquisa. Além disso, analise o comportamento dos visitantes. Por exemplo, se a taxa de carrinho abandonado for alta pode ser sinal de que precisa de melhorar a navegabilidade da sua loja online.
Invista numa plataforma de automação
Uma plataforma de automação é importante para que possa criar e desenvolver estratégias de email marketing eficazes. Estas plataformas permitem não só agilizar processos para o envio de emails aos seus clientes, como também fornecem uma série de insights que podem servir de apoio à tomada de decisões estratégicas.
Adote uma estratégia de conteúdo
Uma estratégia de criação de conteúdo irá contribuir para aumentar as visitas à sua loja online. Crie um blogue e desenvolva conteúdos que ajudem a resolver problemas concretos dos seus clientes. Desta forma, conseguirá atrair potenciais leads e começar a criar uma relação com eles.
Remarketing
Através de campanhas de remarketing conseguirá voltar a impactar pessoas que tenham passado pela sua loja online e que, por qualquer razão, não tenham concluído a compra. Monte campanhas a pensar nestes potenciais clientes em plataformas como o Google Ads ou o Facebook Ads.
Corte em gastos desnecessários
Outra forma de reduzir o custo de aquisição por cliente é olhar para todos os custos que tem e perceber onde pode cortar. Seja na produção de material, viagens de equipa, ou participação em eventos, há sempre margem para reduzir gastos. Pode inclusive medir o Custo por Aquisição de Cliente de cada campanha, para perceber quais são mais eficazes e deve manter, e quais deve reduzir ou eliminar.
No OLX Business encontra tudo o que precisa para otimizar o seu custo por aquisição de cliente e, ao mesmo tempo, fazer a sua empresa crescer online. Tudo isto com uma equipa de especialistas para o ajudar. Comece já a escalar o seu negócio.