Cartões de visita: será que ainda valem a pena?

Home » Cartões de visita: será que ainda valem a pena?
os cartões de visita ainda valem a pena

Os cartões de visita continuam a ser uma excelente forma de se apresentar no mundo dos negócios e de causar uma boa primeira impressão. Mas, afinal, que informações devem conter, o que os torna memoráveis e quais as suas vantagens? Qual a diferença de um cartão tradicional para um digital e como pode criar um que tenha impacto?

O que são cartões de visita e quais as vantagens?

Um cartão de visita identifica uma pessoa e um negócio e deve refletir a identidade visual e a imagem corporativa de uma empresa. Um cartão de visita deve conter informação objetiva e relevante sobre a pessoa em questão, como o nome, contactos e cargo, e sobre a empresa, como o logo e a morada.

Esta é a primeira impressão que vai deixar, portanto, apresentar um cartão de visita cuidado é essencial para passar uma boa imagem. Aliás, em algumas culturas, como no Japão, o momento de troca de cartões de visita é visto como muito importante para mostrar o respeito pela outra pessoa.

Os cartões de visita promovem não só o seu trabalho, como o da empresa. Estas são as principais vantagens:

  • Servem como veículo promocional de quem se apresenta e da empresa para a qual trabalha;
  • Personalizam o relacionamento profissional;
  • São fáceis de partilhar;
  • Criam uma boa primeira impressão e podem ficar na memória;
  • Promovem a credibilidade do profissional.

Que informação deve conter o cartão de visita?

Um cartão de visita deve ser claro e conciso na informação que apresenta. Estes são os dados que não podem faltar:

  • Nome de quem se apresenta;
  • Profissão ou cargo;
  • Nome da empresa;
  • Logótipo e slogan, caso exista e se adeque.
  • Morada, caso exista;
  • Telefone e/ou telemóvel profissional;
  • Email;
  • Redes sociais e website;

É importante manter estes dados sempre atualizados. Caso haja alterações deve atualizar os cartões. Entregar um cartão desatualizado (ou pior, rasurado) pode transmitir uma imagem de falta de profissionalismo e ter o efeito oposto ao pretendido.

Em que situações são importantes os cartões de visita?

Os cartões de visita devem ser partilhados em eventos em que esteja em representação da sua empresa. Por exemplo, numa reunião com clientes, numa apresentação ou numa palestra. Este gesto ajudará a marcar posição e a ficar na memória das pessoas com quem se cruzar. Também é uma mais-valia apresentar um cartão de visita num evento de networking, onde poderá trocar contactos com diferentes profissionais. Assim será mais fácil lembrarem-se de si.

O que é um cartão de visita digital?

Um cartão de visita digital nada mais é do que uma adaptação aos tempos que vivemos, permitindo ter toda a sua informação de contactos, portefólio e links para site e redes sociais disponíveis online. As duas grandes vantagens dos cartões digitais são a interatividade e a possibilidade de partilhar as suas informações com qualquer pessoa e a qualquer hora, sem terem de estar no mesmo espaço físico.

Esta também é uma ótima forma de demonstrar que a sua empresa está perfeitamente alinhada com a era digital. Além disso, os cartões digitais são mais baratos – não precisa de gastar dinheiro para os imprimir – e pode atualizá-los a qualquer momento. Algumas das desvantagens associadas ao cartão digital são a falta de contacto pessoal e a probabilidade de nem toda a gente conseguir aceder a esta versão.

Como criar bom cartão de visita memorável?

Criar um cartão de visita é fácil, mas há algumas dicas que pode seguir para que a mensagem a transmitir seja memorável. Aqui ficam 6 boas práticas.

1. Opte por um visual ‘clean’

Tendo sempre em mente a identidade visual da sua empresa, opte por um visual limpo e com pouca imagem no seu cartão de visita. Jogue também com as cores da sua marca e lembre-se que as cores têm um impacto significativo na forma como as pessoas percecionam os negócios: o azul remete para a credibilidade, o verde para a tranquilidade, enquanto o amarelo é uma cor mais energética.

2. Simplifique a informação

Demasiada informação irá ‘encher’ o cartão de visita e torná-lo enfadonho e confuso. Limite-se ao essencial, coloque apenas os contactos e os dados necessários para que possa ser facilmente contactado.

3. Tenha a informação sempre atualizada

Ter contactos telefónicos, moradas, redes sociais, ou sites antigos no cartão de visita pode deixar a sensação de que há falta de cuidado na sua apresentação. Sempre que ocorrerem mudanças, não se esqueça de atualizar e imprimir cartões novos.

4. Deixe a sua marca

Adequar o cartão de visita à norma visual e valores da sua empresa não quer dizer que este tenha de ser aborrecido. Seja criativo, utilize um formato diferenciador e brinque com as texturas. As possibilidades são muitas e marcar a diferença vai fazer com que seja mais facilmente recordado.

5. Inclua um código QR

O facto de ter um cartão de visita impresso não quer dizer que este não possa ter elementos digitais. Inclua um código QR para que mais facilmente as pessoas possam aceder ao seu site. Esta ideia irá transmitir modernidade e tornar o seu cartão ainda mais útil.

6. Use a frente e o verso do cartão

Não coloque toda a informação apenas de um lado do cartão. Utilize um dos lados para apresentar a sua marca e o outro para as informações mais relevantes. Assim, conseguirá apresentar um cartão de visita mais equilibrado.

Veredito: os cartões de visita ainda valem a pena?

Respondendo agora à pergunta: os cartões de visita ainda valem a pena? Claro que sim! Seja para causar uma boa primeira impressão, ou para dar informação adicional, ter um cartão de visita é sinal de profissionalismo e de que se importa com a imagem que está a transmitir.

No OLX Business fazemos com que o seu negócio chegue mais longe. Para além de vender no maior marketplace do país, também pode encontrar designers especializados para impulsionar a imagem do seu negócio.